Boletim Eletrônico - SEI em 28/07/2023

Timbre

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

  

Resolução CGD/FUNDACENTRO Nº 4, DE 30 DE junho DE 2023

  

   

 

O PRESIDENTE DO COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 12 do Estatuto aprovado pelo Decreto nº 10.096, de 6 de novembro de 2019, e pelo inciso III do Art. 2°, da Portaria n° 208 de 20 de julho de 2020, que institui o CGD e

 

CONSIDERANDO o Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020, que institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional;

CONSIDERANDO a Portaria SGD/ME nº 778, de 4 de abril de 2019, que dispõe sobre a implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação nos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal - SISP;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000850/2020-18;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000960/2019-46;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 47648.001384/2021-79;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 47648.002058/2022-60;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), com vigência para os anos de 2023 e 2024, previsto no Anexo I desta Resolução.

Art. 2º - O PDTIC será revisto anualmente. 

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Tourinho de Siqueira, Presidente, em 20/07/2023, às 16:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Norisvaldo Ferraz Junior, Coordenador(a), Substituto(a), em 26/07/2023, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Remígio Todeschini, Diretor(a) de Conhecimento e Tecnologia, em 27/07/2023, às 11:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Erika Alves dos Santos, Chefe de Serviço, em 27/07/2023, às 12:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rogério Bezerra da Silva, Diretor(a) de Pesquisa Aplicada, em 28/07/2023, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I À Resolução Nº 4, DE 30 DE JUNHO DE 2023

 

PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - PDTIC

2023/2024

 

 

 

 

Comissão de Elaboração do PDTIC 2023/2024

 

Nome

Unidade

Cargo

Diego Ricardi dos Anjos

CTIC

Coordenador de Tecnologia da Informação e Comununicação

Norisvaldo Ferraz Júnior

STIO

Chefe do Serviço de Tecnologia da Informação e Operações

Fernando Timoteo Fernandes

STDN

Chefe do Serviço de Tecnologia, Desenvolvimento e Negócios

 

 

 

 

 

Lista de Abreviaturas

 

CGD - Comitê de Governança Digital

CGTI - Comitê Gestor de Tecnologia da Informação

DCT – Diretoria de Conhecimento e Tecnologia

PDTIC – Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

SISP – Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação

CTIC – Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação

STDN – Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios

STIO – Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Operações

 

Introdução

A Fundacentro é membro do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), sendo este um sistema instituído com o objetivo de gerir os recursos de tecnologia da informação da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.

Um dos principais artefatos preconizados pelo SISP é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), ou seja, é um instrumento de Gestão da TIC que envolve diagnóstico, planejamento, habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de informações, infraestrutura e pessoal para atender às necessidades de informação com ações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à Instituição.

 

Metodologia Aplicada

Este PDTIC foi redigido pela Comissão de Elaboração do PDTI da FUNDACENTRO e aprovado pelo Comitê de Governança Digital (CGD) da FUNDACENTRO, instituído pela portaria interna n° 208, de 20 de julho de 2020 (0066796).

A estrutura do documento para o PDTIC 2023-2024 está de acordo com o Guia de Elaboração do PDTIC, disponibilizado pelo SISP.

 

Organização de TIC

Composição das áreas de TIC

As áreas que compõem e administram os recursos de TIC da FUNDACENTRO são o Serviço de Tecnologia -  Infraestrutura e Operações (STIO) e o Serviço de Tecnologia -  Desenvolvimento e Negócios (STDN), subordinados à Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) que por sua vez é vinculada à Diretoria de Conhecimento e Tecnologia (DCT).

 

 

Figura 1 - Organograma da administração de recursos de TIC

 

 

Atribuições das áreas de TIC

O artigo 24 do Regimento Interno da FUNDACENTRO, instituído pela PORTARIA FUNDACENTRO Nº 752, DE 17 DE JANEIRO DE 2022 (0139550) prevê as seguintes competências para a CTIC:

I - exercer as funções de órgão seccional do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), na análise e proposições de mecanismos, processos e atos normativos, em articulação com o órgão central,  inclusive quanto ao cumprimento das normas vigentes;

II - estabelecer e coordenar a execução da política de segurança de tecnologia da informação e comunicações (POSIC), no âmbito da Fundacentro;

III- estabelecer diretrizes, normas e padrões técnicos de implantação, utilização e modernização dos sistemas corporativos e da rede de dados;

IV - implementar as políticas, planos e programas de ação, traçados para o desenvolvimento de sistemas, assegurando o cumprimento dos objetivos estratégicos;

V - definir e coordenar as ações estratégicas em conjunto com as demais áreas, para alinhar as ações de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) com a missão institucional;

VI - fomentar, prover e integrar soluções de tecnologia para eficiência e segurança dos processos da Fundacentro;

VII - coordenar, acompanhar e participar da elaboração e execução das contratações de tecnologia da informação e comunicação e gerenciar a qualidade desses bens e/ou serviços;

VIII - instalar, configurar e manter atualizados os equipamentos de rede e segurança, sistemas operacionais e outros softwares básicos necessários ao funcionamento de serviços e soluções de TIC;

IX - realizar o planejamento e a gestão de capacidade dos elementos de infraestrutura necessários ao funcionamento dos serviços e soluções de TIC;

X - promover o aprimoramento e acompanhar os serviços públicos oferecidos pela instituição em seus canais eletrônicos, zelando pela melhor experiência do usuário; 

XI - manter os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), implementando estratégias para garantir a sua segurança, integridade, consistência e recuperabilidade, bem como sugerir rotinas de limpeza e otimização de bases de dados e a padronização da estrutura de dados;

XII - realizar o levantamento de requisitos de novos sistemas e manter os sistemas vigentes em pleno funcionamento por meio de manutenções evolutivas e corretivas;

XIII - analisar demandas advindas das áreas finalísticas e/ou administrativa e propor as soluções de TIC que melhor se adequem às necessidades apresentadas; e

XIV - executar outras ações relacionadas à tecnologia da informação e comunicações requeridas pelo Diretor de Conhecimento e Tecnologia.

 

No intuito de viabilizar a execução de todas competências da CTIC, as seguintes atividades foram distribuídas da seguinte maneira: 

 

Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Operações

 

Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios

 

Além das atividades descritas acima, os serviços STIO e STDN são responsáveis por receber as demandas de TIC, bem como participar de todas as fases do processo para a conclusão destas, como elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP) para identificar a melhor solução para cada demanda; elaboração do Termo de Referência de acordo com a solução definida no ETP; pesquisa de preços; homologação das propostas; conferência e aceite do bem ou serviço de acordo com as exigências definidas no Termo de Referência.

 

Muitas atividades atribuídas ao STIO e STDN são desempenhadas com suporte técnico oriundo de contratações de empresas especializadas em TIC. A responsabilidade pela fiscalização técnica da execução contratual é realizada pelo STIO e pelo STDN, sendo hoje um total de 12 (doze) contratos, o que demanda esforço técnico, operacional e administrativo, conforme:

Técnico: identificação e resolução de problemas; análise de demandas.

Operacional: acompanhamento da execução do objeto de cada respectivo contrato;

Administrativo: registro de ocorrências; conferência e envio de NFs/Faturas para pagamento; emissão de ofícios; comunicação com as empresas contratadas para resolução de problemas técnicos e administrativos.

 

Tabela 1 - Lista de Contratos de TIC

 

Processo SEI

Nº Contrato

Objeto

Data de Início

Data máxima de Execução

Fiscalização

47648.000688/2021-19

05/2021

Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referentes à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto

12/05/2021

11/05/2026

STIO

47648.000068/2021-80

03/2021

Link dedicado para as Unidades Descentralizadas

26/01/2021

25/01/2026

STIO

47648.001354/2021-62

16/2021

Outsourcing de impressão com fornecimento de suprimentos e peças de reposição

08/09/2021

07/09/2026

STIO

47648.001193/2022-98

24/2022

Manutenção preventiva e corretiva do NoBreak de TIC

20/09/2022

19/09/2027

STIO

47648.002010/2022-51

38/2022

Fornecimento de licenças e solução centralizada de gerenciamento para os Firewalls

30/12/2022

29/12/2026

STIO

47648.001635/2020-34

07/2020

Fornecimento de notebooks

08/10/2021

07/10/2026

STIO

47648.001756/2020-86

05/2020

Fornecimento de licenças Microsoft 365

21/12/2020

20/12/2024

STIO

47648.001360/2020-39

02/2020

Fornecimento de licenças de Antivirus

22/10/2020

21/10/2024

STIO

47648.001459/2019-05

01/2018

Link dedicado para a Sede/CTN

28/03/2019

27/03/2024

STIO

47648.001538/2019-16

02/2019

Manutenção e desenvolvimento de sistemas

03/06/2019

27/03/2024

STDN

47648.001416/2022-17

27/2022

Prestação de serviços de emissão de certificados digitais A3 (NeoID e Token)

04/10/2022

03/10/2027

STIO

47648.002025/2022-10

02/2023

Contratação de Licenças AutoCAD

02/06/2023

01/06/2033

SLO/STIO

 

 

 

 

Alinhamento com o planejamento estratégico 2020-2023 da fundacentro

O Planejamento Estratégico da Fundacentro, aprovado pela Portaria nº 490, de 16 de dezembro de 2019 (0040670), atualizado pela Resolução CGRC/FUNDACENTRO nº 9, de 16 de dezembro de 2021 (0136627), prevê uma série de objetivos estratégicos relacionados diretamente à TIC, conforme descrito na tabela 2 abaixo. Importante destacar que é através do alinhamento estratégico que os recursos de tecnologia da informação geram valor à FUNDACENTRO.

Tabela 2 – Objetivos Estratégicos 

 

ID

Objetivo Estratégico

E1

Ampliar a capacidade de acesso e processamento de dados em segurança e saúde no trabalho

E2

Desenvolver visão prospectiva para identificar áreas estratégicas de atuação

E3

Disseminar conhecimento utilizando novas tecnologias de informação e comunicação

E4

Otimizar recursos para aumento da produtividade e investimento na área finalística

E5

Promover pesquisas aplicadas em segurança e saúde com foco em prioridades estratégicas

 

Também foram consideradas a Resolução CGRC/Fundacentro nº 12, de 09 de dezembro de 2022 (0190042) apresenta os direcionadores estratégicos da instituição para o exercício de 2023 e a Portaria nº 1010, de 27 de dezembro de 2022 (0193723), que aprova projetos, atividades, cursos e eventos da FUNDACENTRO para 2023.

 

Nesse sentido, a tabela a seguir contempla o alinhamento das necessidades de tecnologia da informação e comunicação com o planejamento estratégico e o plano de ação da Fundacentro.

 

Tabela 3 Necessidades/alinhamento com os objetivos traçados no planejamento estratégico

 

ID

Necessidade

ID Planejamento 

Estratégico

ID Direcionador Estratégico

Solicitante

N1

Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC

E1

AE05

STIO

STDN

N2

Garantir a disponibilidade de serviços e conteúdo técnico por meio do Portal Institucional

E3

AE05

STDN

N3

Atualizar o SEI conforme última versão disponibilizada / implantação de novos módulos

E1

E2

AE07

AE08

DCT

PRES

N4

Renovar os contratos de serviços de TIC com vencimento em 2023-2024

E1

E4

AE05

STIO

STDN

N5

Desenvolver novos aplicativos móveis/atualizar sistemas e aplicativos existentes

E2 

E5

-

STDN

N6

Adquirir equipamento e software para análise de dados

E2

E5

-

Gabinete PRES

N7

Unificar canais de atendimento e padronizar acesso à informação

E3

-

DCT

N8

Aquisição ou assinatura de softwares especializados

E4

-

DAF

N9

Utilização de tecnologias para o teletrabalho

E1

E4

AE07

AE08

STIO

STDN

N10

Garantir a efetividade da prestação de serviços de TIC

E1

E3

AE05

AE08

CTIC

 

 

Plano de ações para 2023/2024

Esta seção tem como objetivo apresentar o acompanhamento das ações relevantes para o atendimento das necessidades previstas na Tabela 3. Portanto, é possível que uma necessidade esteja associada a diversas ações.

Com base nessa premissa, tendo em vista o atual quadro reduzido de servidores lotados nos STIO e STDN e possíveis restrições orçamentárias para os exercícios de 2023 e 2024, houve a necessidade do CGD deliberar sobre a ordem de priorização das ações a serem desenvolvidas pela FUNDACENTRO, no tocante aos serviços de TIC.

 

Priorização das ações

Com base na deliberação realizada na 9ª. reunião ordinária do CGD, foi definida a seguinte tabela de prioridades de ações de TIC.

A ordem das prioridades dentre as ações definidas pelo CGD,  ou outras ações relevantes surgidas durante o curso deste PDTIC, poderão ser modificadas ou incluídas, desde que justificadas e deliberado em reunião pelo CGD, sendo as alterações registradas em Ata de Reunião, devidamente assinada pelos membros participantes, e anexada no processo SEI 47648.000960/2019-46.

Excepcionalmente outras ações de TIC, que não estejam previstas neste PDTIC, poderão ser desenvolvidas pela FUNDACENTRO, para atendimento à legislação e/ou a órgão superior ou de controle externo.

 

Tabela 4Lista de Ações de TIC e Prioridades

 

ID

Ações

Necessidade Associada

Prazo/

Conclusão

Criticidade

Impacto

Prioridade

A2301

Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC

N1, N2, N9

Contínuo

Alta

Alto

Alta

A2302

Adquirir equipamentos de rede cabeada (switches) para substituição das unidades defasadas

N1

Mar/2023

Média

Alto

Média

A2303

Implantar processo de gestão de dados

N6, N8

Dezembro/2024

Baixo

Alta

Média

A2304

Licitar o contrato de desenvolvimento e manutenção de sistemas

N2, N4, N6

Junho/2023

Alta

Alta

Alta

A2305

Adquirir equipamentos de rede sem fio (WiFi) para substituir de solução obsoleta de rede sem fio na Sede/CTN e UD's

N1, N10

Dezembro/2023

Alta

Alto

Média

A2306

Implantar de solução de firewall na Sede/CTN e UD's

N1, N4, N10

Junho/2023

Alta

Alto

Alta

A2307

Adquirir estabilizadores de tensão para a Sede/CTN e UD's, para substituição de equipamentos defeituosos

N1, N10

Junho/2023

Alta

Médio

Alta

A2308

Adquirir software Autocad

N8

Junho/2023

Média

Médio

Alta

A2309

Manter no-break em operação com manutenções preventivas, corretivas e substituição de peças

N1, N4, N10

Contínuo

Alta

Alto

Alta

A2310

Manter em operação o link de Internet da Sede/CTN e das UD's

N1, N4, N10

Contínuo

Alta

Alto

Alta

A2311

Implantar o SUPER.BR para tramitação de processos (evolução do SEI)

N1, N3, N10

Dezembro/2023

Alta

Alto

Média

A2312

Otimizar arquitetura de TIC

N1, N4, N8, N9, N10

Dezembro/2023

Média

Alto

Média

A2313

Implementar ações que contribuem com o aprimoramento da governança e gestão de TIC

N1, N4, N9, N10

Dezembro/2023

Média

Médio

Média

A2314

Implementar os Eixos do Plano de Transformação Digital (Segurança da Informação)

N1, N2, N4, N10

Dezembro/2023

Alta

Médio

Média

A2315

Propor e elaborar regulamentações de TIC para atender aos normativos externos e internos

N1, N4, N7, N10

Dezembro/2023

Média

Alto

Média

A2316

Renovação software do StreamYard

N1, N4, N8

Maio/2023

Média

Média

Média

A2317

Implantar processamento e análise de dados estruturados e/ou não estruturados (qualitativos e/ou quantitativos)

N6, N8

Dezembro/2023

Alta

Alta

Alta

A2318

Aquisição de câmeras e microfones de mesa para videoconferência

N1, N9

Dezembro/2023

Alta

Alta

Alta

A2401

Iniciar a migração de serviços para a nuvem

N1, N2, N10

Junho/2024

Alta

Alto

Alta

A2402

Adquirir licenças de M365

N1, N4, N8, N9, N10

Dezembro/2024

Alta

Alto

Alta

A2403

Adquirir licenças antivírus

N1, N4, N8, N10

Outubro/2024

Alta

Alto

Alta

A2404

Renovação do software Adobe Creative Cloud

N1, N4, N8

Agosto/2024

Média

Média

Média

A2405

Renovação das licenças AutoCAD

N1, N4, N8

Junho/2024

Média

Média

Média

A2406

Fomentar a utilização de soluções baseadas em software livre

N1, N9

Dezembro/2024

Média

Média

Média

 

 

Detalhamento das ações

 

Ação A2301 – Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC

 

Ação 2302 - Adquirir equipamentos de rede cabeada (switches) para substituição das unidades defasadas

 

Ação 2303 - Implantar processo de gestão de dados

 

Ação 2304 - Renovar contrato de desenvolvimento e manutenção de sistemas

 

Ação 2305 - Adquirir equipamentos de rede sem fio (WiFi) para substituir de solução obsoleta de rede sem fio na Sede/CTN e UD's

 

Ação 2306 - Implantar de solução de firewall na Sede/CTN e UD's

 

Ação 2307 - Adquirir estabilizadores de tensão para a Sede/CTN e UD's, para substituição de equipamentos defeituosos

 

Ação 2308 - Adquirir software Autocad

 

Ação 2309 - Manter no-break em operação com manutenções preventivas, corretivas e substituição de peças

 

Ação 2310 - Manter em operação o link de Internet da Sede/CTN e das UD's

 

Ação 2311 - Implantar o SUPER.BR para tramitação de processos (evolução do SEI)

 

Ação 2312 - Otimizar arquitetura de TIC

 

Ação 2313 - Implementar ações que contribuem com o aprimoramento da governança e gestão de TIC

 

Ação 2314 - Implementar os Eixos do Plano de Transformação Digital (Segurança da Informação)

 

Ação 2315 - Propor e elaborar regulamentações de TIC para atender aos normativos externos e internos

 

Ação 2316 - Renovação do software StreamYard

 

Ação 2317 - Implantar processamento e análise de dados estruturados e/ou não estruturados (qualitativos e/ou quantitativos)

 

Ação 2318 - Aquisição de câmeras e microfones de mesa para videoconferência

 

Ação 2401 - Iniciar a migração de serviços para a nuvem

 

Ação 2402 - Adquirir licenças de M365

 

Ação 2403 - Adquirir licenças antivírus

 

Ação 2404 - Renovação do pacote Adobe Creative Cloud

 

Ação 2405 - Renovação das licenças AutoCAD

 

Ação 2406 - Fomentar a utilização de soluções baseadas em software livre

 

Plano Orçamentário

Para o cumprimento das necessidades estabelecidas na Tabela 3, é necessário garantir a reserva orçamentária para a aquisição de bens e contratação de serviços, com o objetivo de viabilizar as ações pretendidas.

Tabela 6 - Plano Orçamentário

 

 

ID

Descrição

ESTIMATIVA DE GASTOS (EM R$)

Ações Associadas

1° ano de vigência do PDTIC - 2023

2° ano de vigência do PDTIC - 2024

Investimento

Custeio

Investimento

Custeio

O01

Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referente à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto

-

1.275.860,88

-

1.450.000,00

A2301

A2313

A2315

A2401

O02

Desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação

500.000,00

-

600.000,00

-

A2303

A2304

A2314

O03

Link Internet Sede/CTN

-

285.000,00

 

313.500,00

A2301

O04

Link Internet UD's

-

78.000,00

-

85.000,00

A2301

O05

Outsourcing de impressão da Sede/CTN

-

23.000,00

-

25.500,00

A2301

O06

Implantação de solução de firewall para a Sede/CTN e UD's*

-

-

-

-

A2301

A2306

O07

Aquisição de estabilizadores para a Sede/CTN e UD's

55.000,00

-

-

 

A2307

O08

Aquisição de switches para a Sede/CTN

75.000,00

-

-

 

A2302

O09

Aquisição de roteadores WiFi para a Sede/CTN

85.000,00

-

-

-

A2305

O10

Renovação de licenças da plataforma M365

-

350.000,00

-

550.000,00

A2301

A2401

O11

Aquisição/assinatura de softwares especializados (Adobe Creative, Streamyard e AutoCAD)

-

70.000,00

-

9.199,00

A2308

A2403

A2405

O12

Renovação do contrato de certificados digitais

-

20.000,00

-

25.000,00

A2301

A2312

O13

Migração parcial de serviços para a nuvem

-

200.000,00

-

275.000,00

A2401

O14

Aquisição de câmeras e microfones de mesa

50.000,00

 

 

 

 

 

SUBTOTAL

765.000,00

2.301.860,88

600.000,00

2.733.199,00

 

TOTAL GERAL

R$ 6.400.059,88

*Valor empenhado em 2022
 

PLANO de Gestão de Riscos

Tabela 7 – Análise de Riscos

 

IDENTIFICAÇÃO

ANÁLISE

ID

Descrição do Risco

Necessidade/

Ação Associada

Probabilidade de Ocorrência

Impacto

Ação

Gatilho

Resposta ao Risco

Responsável

R1

Restrição Orçamentária que inviabilize a conclusão do Plano de Metas e Ações do PDTIC

N1

N2

N3

N4

N5

N6

N8

N9

Alta

Alto

Solicitar empenho para as ações prioritárias

Portaria ou aviso de restrição de orçamento

Priorizar serviços e sistemas essenciais

 

Utilizar recursos humanos do setor para garantia dos serviços essenciais

CTIC

STIO

STDN

R2

Demandas não planejadas e não citadas no PDTIC da Instituição

N1

N3

N4

N5

N6

N8

N10

 

Média

Médio

Submeter ao CGD

Novas demandas

Priorizar serviços e sistemas essenciais

 

Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável

CTIC

STIO

STDN

R3

Demandas não planejadas e que não constam no PAC

N1

N3

N4

N5

N6

N8

N10

Média

Médio

Submeter ao CGD

Novas demandas

Priorizar serviços e sistemas essenciais

 

Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável

CTIC

STIO

STDN

 

 

Capacitação de Pessoas

A capacitação dos servidores das áreas de tecnologia da informação, prevista para 2023:

 

Tabela 8 - Necessidades de Capacitação.

 

Nome do Servidor

Nome da ação de desenvolvimento

Objeto temático de acordo com a área de atuação

Necessidades

Diego Ricardi dos Anjos

 

  • Aquisições de TI - Da origem da demanda ao resultado (EV.G)

  • Nova Lei de Licitações e Contratos: aspectos gerais e pontos de atenção (EV.G)

Gestão e Fiscalização de Contratos de TIC

 

N4 e N10

 

 

Norisvaldo Ferraz Junior

 

  • Aquisições de TI - Da origem da demanda ao resultado (EV.G)

  • Nova Lei de Licitações e Contratos: aspectos gerais e pontos de atenção (EV.G)

 

Gestão e Fiscalização de Contratos de TIC

 

N4 e N10

 

 

Fernando Timoteo Fernandes

  • Capacitação em node.js

Entender como escrever uma aplicação conteinerizada para facilitar a migração para a nuvem

N1 e N10

 

 

Ambiente de TIC

 

Infraestrutura de TIC

O ambiente tecnológico e o parque de ativos de TIC compreende o número de usuários, os locais, equipamentos e softwares relativos à infraestrutura computacional envolvidos.

Tabela 9 – Infraestrutura de TIC.

 

ITEM

DEMAIS INFORMAÇÕES

Número de usuários

Local

Servidores/Comissionados

Estagiários

Terceirizados

Sede/CTN

110

7

18

EABA

10

0

0

EADF

2

0

0

EAES

5

0

0

EAMG

8

0

0

EAPA

3

0

0

EAPE

7

0

0

EAPR

3

0

0

EARJ

11

0

0

EARS

5

0

0

EASC

14

0

0

EABS

0

0

0

EACA

3

0

0

Parque tecnológico (Sede/CTN)

 

Categoria

Fabricante

Modelo/Versão

Quantidade

Servidores Físicos

HP

Proliant DL380 G7

10

HP

Proliant ML350 G9

10

Dell

PowerEdge R630

01

Desconhecido

Desconhecido

01

Servidores Virtuais

Microsoft HyperV

---

22

VMWare ESXi

---

13

Appliance de Segurança

Fortinet

Firewall Fortinet 400D

01

Sonicwall

Firewall NSA 3500

01

Sonicwall

Antispam ES3300

01

Roteador (gerência da operadora)

HP

MSR3012

01

Switches

HP

A5500-48G-PoE+ EI

10

3Com

SuperStack 4 Switch 5500-EI 52-Port

09

NAS

Synology

DS414

02

Impressoras (outsourcing)

Canon

-

06

HP

-

01

No-break

SMS

Sinus Triphases 40kVA com módulo de baterias acoplado

01

Parque tecnológico (Unidades Descentralizadas)

Categoria

Fabricante

Modelo/Versão

Quantidade

Roteador (gerência da operadora)

---

---

01 por localidade

Firewall

Fortinet

30D

01 por localidade

Switches

HP

A5500-48G-PoE+ EI

01 por localidade, exceto em UDBS e UDCA

Ambiente tecnológico e arquitetura dos ativos de TIC (Sede/CTN e UDs)

Categoria

Fabricante

Modelo/Versão

Quantidade

Sistema Operacional de Servidor

Microsoft

Server 2003

03

Microsoft

Server 2008 R2

09

Microsoft

Server 2012 R2

13

Linux

RedHat

01

Linux

Ubuntu

10

Linux

CentOS

15

Sistema Operacional de Estação de Trabalho

Microsoft

Windows 7

44

Microsoft

Windows 10

255

Plataformas de Virtualização

Microsoft

HyperV

04

VMWare

ESXi

04

Docker

17.03

06

Rancher

2

01

Gerenciador de Banco de Dados (SGDB)

Microsoft

SQL Server 2005

02

Microsoft

SQL Server 2016

03

Sistemas de Monitoramento

Zabbix

5

01

Grafana

4.2.0

01

ePO

5.9.1

01

Fortimanager

6.0.5 GA build 0346

01

Condições de operação dos ativos de TIC, incluindo sua vida útil e situação quanto à obsolescência

Todos os equipamentos mencionados estão operacionais, no entanto não há equipamentos cobertos por garantia.

Estrutura de comunicação, incluindo sua arquitetura e situação das redes

Links dedicados em cada uma das localidades, interligados entre si e à Sede/CTN por VPN.

Serviços contínuos e eventuais providos pela área de TIC

Suporte técnico ao usuário

Sustentação dos servidores de aplicação

Manutenção da Infraestrutura de TIC

Execução de backup diário/semanal/mensal em fitas LTO

Segurança da informação

Impressão e digitalização

Acesso à rede local e à Internet

Monitoramento dos ativos e recursos de TIC

Acesso à Intranet e sistemas locais

Manutenção de sistemas legados

Conhecimentos e competências do corpo funcional (usuários clientes) relativas à utilização dos ativos de TIC

Básico para utilização de: 

Windows e ferramentas de escritório (MS Word, MS Excel e MS PowerPoint)

Cliente de e-mail Exchange

Solução de videoconferência

Recursos de impressão e digitalização

Conhecimentos e competências dos servidores de TIC da instituição

03 servidores efetivos com formação superior em áreas de TIC

Estrutura organizacional e distribuição geográfica das unidades que compõem a instituição

Composta pela Sede/CTN localizada em São Paulo/Capital e 12 Unidades Descentralizadas distribuídas em SC, RS, PR, ES, RJ, MG, DF, BA, PE, PA, Campinas (SP) e Baixada Santista (SP).

 

Sistemas

A FUNDACENTRO conta com um parque de sistemas e recursos de TIC que prestam serviços para a sociedade. Todos os sistemas e recursos disponíveis na FUNDACENTRO são monitorados pelo STIC e pelo STDN.

Tabela 10 – Sistemas

 

Sistema

Descrição

SGBD

Tecnologia

Versão Tecnologia

Obsolescência

Urgência

Impacto

AcessoNovo

Controla o acesso a todos os sistemas da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Alto

Administração de Pessoal

Cadastro de Servidores e Terceiros

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Alta

Alto

Agenda de Salas

Sistema para agendamento das salas de reuniões da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Baixa

Aleph e Primo

Gestão de recursos da biblioteca da FUNDACENTRO

My SQL

Proprietária

1.0

-

Média

Médio

ARCA

Sistema de arquivos compartilhados por área

SQL Server 2016

dotNet

4.5

-

Média

Baixo

Compras

Licitações e compras em geral da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Substituído pelo SEI, apenas para consulta

Alta

Alta

Controle de Acesso

Controle de Acesso (legado)

SQL Server 2005

dotNet

2.0

Será inativado após descontinuidade dos sistemas de Patrimônio e de Protocolo

Baixa

Baixa

Controle de Estacionamento

Controle de Entrada e Saída de Veículos do CTN

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Baixa

Baixa

Curso

Gestão de cursos do CTN e UDs

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Alto

Estoque EAES

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixa

Estoque EAPR

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixa

Estoque EARS

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixa

Estoque EASC

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Sem utilização pela UD

Baixa

Baixa

Estoque EABA

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixa

Estoque EADF

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Baixa

Estoque EAMG

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Baixa

Estoque EAPE

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Baixa

Estoque e Requisição de Material

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Média

GEDI

Gestão de Documentação Interna - Ofícios, Portarias, etc.

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Descontinuado - ativo apenas para consulta

Baixa

Baixa

Gerador de Links

Gerar links para serem acessados em e-mails externos e no Portal da FUNDACENTRO.

NA

dotNet

2.0

-

Média

Média

Gerenciador de Evento

Gestão de eventos da FUNDACENTRO (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Alta

Alta

Gerenciador de Notícia

Gestão de notícias (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Média

Intranet

 

SQL Server 2016

dotNet

 

-

Média

Média

Laudo EPI

Gestão de laudos de ensaios de EPI

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Média

Mala Direta Novo

Envio de malas diretas (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Média

Patrimônio (Depreciação)

Depreciar valores de materiais a partir da data de aquisição

SQL Server 2005

dotNet

2.0

Em migração para o sistema SIADS

Média

Média

Podcast / Videocast

Podcasts e Videocasts (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Baixa

Portal - Acervo Digital

Gestão da área de acervo digital do Portal

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Média

Portal - Audiovisual

Gestão da área de multimídia do Portal

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Baixa

Baixa

Proteção de Máquinas - Banco de Fotos e Vídeos

Banco de fotos da área técnica

SQL Server 2005

Classic ASP/VB6

VB6

Servidor aposentado

Baixa

Baixa

Publicação

Gestão de publicações do Portal

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Pode ser substituído pelo SEI

Média

Média

RBSO

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional Mobile

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Apenas para inclusão de conteúdo

Baixa

Baixa

SAD - Avaliação de Desempenho

Sistema para Avaliação de Desempenho de Servidores

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Possibilidades de mudança para sistema do governo - SIGEPE

Alta

Alta

SGPA Novo

Gestão de Projetos e Atividades (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Média

Média

Sistema de Patrimônios

Controle de patrimônios da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

Classic ASP/VB6

VB6

Em migração para o sistema SIADS

Média

Baixa

Sistema de Protocolo

Gestão de protocolos da FUNDACENTRO

SQL Server 2005

Classic ASP/VB6

VB6

Descontinuado - ativo apenas para consulta

Baixa

Baixa

SEI - Sistema Eletrônico de Informações

(v3.1.3)

Sistema Eletrônico Nacional da FUNDACENTRO (Sistema Oficial do PEN – Processo Eletrônico Nacional) para atendimento ao DECRETO Nº 8.539, DE 8 DE OUTUBRO DE 2015

MySQL

PHP

3

-

Alta

Alta

Sobrecarga

Estimativas de Sobrecarga Térmica (IBUTG)

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Alta

Alta

Solicitação a CEd

Solicitação de Certificados de Cursos Antigos (1973 a 1986)

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Baixa

Baixa

Solicitação de Manutenção Predial

Solicitação de reparos do CTN

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Pode ser substituído por sistema da empresa contratada

Baixa

Baixa

SST Fácil

Gestão de conteúdo do app mobile SST Fácil

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Média

Moodle

Sistema de Educação à Distância

MySQL

PHP

5.3

-

Médio

Médio

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços. SISP: Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação. [Brasília, DF, 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/sisphttps://www.gov.br/governodigital/pt-br/sisp. Acesso em: 8 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Economia. Guia de PDTIC do SISP. Versão 2.1. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/sisp/guia-do-gestor/documentos/guia-de-pdtic-do-sisp-2-1/@@download/file/Guia%20de%20PDTIC%20do%20SISP%20v2.1.pdf. Acesso em: 8 fev. 2023.

 


Referência: Processo nº 47648.002058/2022-60 SEI nº 0224942