MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Resolução CGD/FUNDACENTRO Nº 13, DE 21 DE fevereiro DE 2025
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O PRESIDENTE DO COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 12 do Estatuto aprovado pelo Decreto nº 10.096, de 6 de novembro de 2019, e pelo inciso III do Art. 2°, da Portaria n° 208 de 20 de julho de 2020, que institui o CGD e
CONSIDERANDO o Decreto nº 12.069, de 21 de junho de 2024, que dispõe sobre a Estratégia Nacional de Governo Digital e a Rede Nacional de Governo Digital – Rede Gov.br e institui a Estratégia Nacional de Governo Digital para o período de 2024 a 2027;
CONSIDERANDO a Portaria SGD/ME nº 778, de 4 de abril de 2019, alterada pela Portaria n° 18.152, de 4 de agosto de 2020, que dispõe sobre a implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação nos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal - SISP;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000850/2020-18;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000960/2019-46;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 47648.001384/2021-79;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo n° 47648.001579/2023-81;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 47648.001023/2024-75;
RESOLVE:
Art. 1º - Aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), com vigência para os exercícios 2025 e 2026, previsto no Anexo I desta Resolução.
Art. 2º - O PDTIC será revisto anualmente.
Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
| Documento assinado eletronicamente por Pedro Tourinho de Siqueira, Presidente, em 24/02/2025, às 11:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Erika Alves dos Santos, Encarregado(a) de Dados Pessoais, em 28/02/2025, às 08:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Diego Ricardi dos Anjos, Coordenador, em 28/02/2025, às 08:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Remígio Todeschini, Diretor(a) de Conhecimento e Tecnologia, em 28/02/2025, às 09:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por José Cloves da Silva, Diretor(a) de Pesquisa Aplicada, em 10/03/2025, às 18:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.fundacentro.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0314488 e o código CRC DF147D8E. |
ANEXO I À RESOLUÇÃO Nº 13, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2025
PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - PDTIC
2025/2026
apresentação
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é um instrumento de planejamento estratégico que visa alinhar as iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) às diretrizes e objetivos institucionais. No âmbito da Fundacentro, o PDTIC tem como objetivo garantir a eficiente aplicação dos recursos de TIC, promovendo a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos. O PDTIC busca integrar as ações de TIC com as metas organizacionais, assegurando a governança e o uso racional dos recursos tecnológicos para suportar as políticas públicas e as atividades finalísticas.
Este PDTIC contém a metodologia, organização, objetivos estratégicos, metas e necessidades de TIC alinhadas ao planejamento estratégico institucional.
A abrangência do PDTIC é nacional, englobando a Sede/CTN e os Escritórios Avançados da Fundacentro.
Comissão de Elaboração do PDTIC 2025/2026
Nome |
Unidade |
Cargo |
Diego Ricardi dos Anjos |
CTIC |
Coordenador de Tecnologia da Informação e Comununicação |
Norisvaldo Ferraz Júnior |
STIO |
Chefe do Serviço de Tecnologia da Informação e Operações |
Fernando Timoteo Fernandes |
STDN |
Chefe do Serviço de Tecnologia, Desenvolvimento e Negócios |
INTRODUÇÃO
A Fundacentro é membro do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), sendo este um sistema instituído com o objetivo de gerir os recursos de tecnologia da informação da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.
Um dos principais artefatos preconizados pelo SISP é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), ou seja, é um instrumento de Gestão da TIC que envolve diagnóstico, planejamento, habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de informações, infraestrutura e pessoal para atender às necessidades de informação com ações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à Instituição.
TERMOS E ABREVIAÇÕES
CGD |
Comitê de Governança Digital |
CGTI |
Comitê Gestor de Tecnologia da Informação |
DCT |
Diretoria de Conhecimento e Tecnologia |
PDTIC |
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação |
SISP |
Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação |
CTIC |
Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação |
STIO |
Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Operações |
STDN |
Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios |
PCA |
Plano de Contratações Anual |
METODOLOGIA APLICADA
A elaboração do PDTIC segue uma metodologia baseada em boas práticas de governança e planejamento estratégico. O processo envolve a análise do ambiente interno e externo, a identificação de demandas de TIC, a definição de objetivos estratégicos e o planejamento das iniciativa de forma a alinhar as demandas de TIC à governança eficaz e o alinhamento com as metas institucionais, garantindo um plano coeso e voltado à excelência na gestão dos recursos de TIC.
Este PDTIC foi redigido pela Comissão de Elaboração do PDTI da FUNDACENTRO e aprovado pelo Comitê de Governança Digital (CGD) da FUNDACENTRO, instituído pela portaria interna n° 208, de 20 de julho de 2020 (0066796).
A estrutura do documento para o PDTIC 2025-2026 está de acordo com o Guia de Elaboração do PDTIC, disponibilizado pelo SISP.
DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
Decreto nº 12.069, de 21 de junho de 2024 (Estratégia de Governo Digital 2024 a 2027)
Portaria SGD/ME nº 778, de 4 de abril de 2019, alterada pela Portaria n° 18.152, de 4 de agosto de 2020 (Governança de TIC)
Portaria SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022 (Contratações de soluções de TIC)
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Fundacentro 2023-2024
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
Os princípios fundamentais deste PDTIC têm como ponto de partida o alinhamento ao planejamento estratégico, com foco na melhoria contínua e na inovação. As diretrizes norteadoras englobam a priorização de iniciativas que gerem valor público, a sustentabilidade dos investimentos, a segurança da informação, e a conformidade com as normas legais e regulamentares. A adoção de boas práticas de gestão é essencial para assegurar a governança e o sucesso das ações planejadas, garantindo a efetiva contribuição da TIC para os objetivos institucionais.
ORGANIZAÇÃO DA TIC
Composição das áreas de TIC
As áreas que compõem e administram os recursos de TIC da FUNDACENTRO são o Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Operações (STIO) e o Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios (STDN), subordinados à Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) que por sua vez é vinculada à Diretoria de Conhecimento e Tecnologia (DCT).
Figura 1 - Organograma da administração de recursos de TIC
Atribuições das áreas de TIC
O artigo 24 do Regimento Interno da FUNDACENTRO, instituído pela PORTARIA FUNDACENTRO Nº 752, DE 17 DE JANEIRO DE 2022 (0139550) prevê as seguintes competências para a CTIC:
I - exercer as funções de órgão seccional do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), na análise e proposições de mecanismos, processos e atos normativos, em articulação com o órgão central, inclusive quanto ao cumprimento das normas vigentes;
II - estabelecer e coordenar a execução da política de segurança de tecnologia da informação e comunicações (POSIC), no âmbito da Fundacentro;
III- estabelecer diretrizes, normas e padrões técnicos de implantação, utilização e modernização dos sistemas corporativos e da rede de dados;
III - implementar as políticas, planos e programas de ação, traçados para o desenvolvimento de sistemas, assegurando o cumprimento dos objetivos estratégicos;
IV - definir e coordenar as ações estratégicas em conjunto com as demais áreas, para alinhar as ações de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) com a missão institucional;
V - fomentar, prover e integrar soluções de tecnologia para eficiência e segurança dos processos da Fundacentro;
VI - coordenar, acompanhar e participar da elaboração e execução das contratações de tecnologia da informação e comunicação e gerenciar a qualidade desses bens e/ou serviços;
VII - instalar, configurar e manter atualizados os equipamentos de rede e segurança, sistemas operacionais e outros softwares básicos necessários ao funcionamento de serviços e soluções de TIC;
VIII - realizar o planejamento e a gestão de capacidade dos elementos de infraestrutura necessários ao funcionamento dos serviços e soluções de TIC;
IX - promover o aprimoramento e acompanhar os serviços públicos oferecidos pela instituição em seus canais eletrônicos, zelando pela melhor experiência do usuário;
X - manter os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), implementando estratégias para garantir a sua segurança, integridade, consistência e recuperabilidade, bem como sugerir rotinas de limpeza e otimização de bases de dados e a padronização da estrutura de dados;
XI - realizar o levantamento de requisitos de novos sistemas e manter os sistemas vigentes em pleno funcionamento por meio de manutenções evolutivas e corretivas;
XII - analisar demandas advindas das áreas finalísticas e/ou administrativa e propor as soluções de TIC que melhor se adequem às necessidades apresentadas; e
XIII - executar outras ações relacionadas à tecnologia da informação e comunicações requeridas pelo Diretor de Conhecimento e Tecnologia.
No intuito de viabilizar a execução de todas competências da CTIC, as seguintes atividades foram distribuídas da seguinte maneira:
Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Operações
Suporte Técnico: atendimento diário aos chamados técnicos solicitados pelos usuários dos serviços de TIC; instalação e configuração de sistema operacional em estações de trabalho; instalação e configuração de impressoras; configuração de contas de correio eletrônico; instalação de softwares;
Sustentação de Infraestrutura: atendimento e gestão de chamados técnicos de maior complexidade; instalação e configuração de sistemas operacionais em servidores de aplicação; verificação diária da saúde do ambiente computacional (forma proativa) e monitoramento do ambiente por ferramenta automatizada (forma reativa); aplicação de patches de correção e segurança nas estações de trabalho e servidores de aplicação; definição e acompanhamento das rotinas de backup; asseguramento da disponibilidade dos serviços de TIC para os usuários internos e externos; segurança da informação; controle de acesso a diretórios e recursos; aplicação de políticas de grupo; gerenciamento da base de usuários; gerenciamento de antivírus;
Rede e Comunicações: gestão de equipamentos de videoconferência; gestão de equipamentos de comunicação; gestão de caixas de correio eletrônico; segurança da informação; aplicação de regras de acesso à Internet; gestão de redes cabeadas e redes sem fio;
Gestão Tecnológica para Sustentação do SEI: atribuições Gestão SEI-TI e Gestão SEI-Operações conforme a Portaria 1013/2023 (0195933).
Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios
Bancos de Dados: manter os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD); implementar estratégias para garantir a segurança, integridade, consistência e recuperabilidade das bases de dados; sugerir rotinas de limpeza e otimização de bases de dados; padronizar a estrutura de dados.
Sistemas Internos: propor e acompanhar manutenções evolutivas e corretivas; homologar a entrega de sistemas de maneira que tenham qualidade adequada.
Aplicativos Móveis: auxiliar no levantamento de requisitos de novos sistemas; sugerir o desenvolvimento de novos aplicativos; manter os sistemas em pleno funcionamento por meio de manutenções evolutivas e corretivas.
Portal Institucional: garantir o funcionamento adequado e disponibilidade do conteúdo oferecido; viabilizar a integração de serviços com o governo digital e unificação de acesso do cidadão;
Controle de Acessos dos Sistemas: concessão/revogação de acessos aos sistemas internos da FUNDACENTRO;
Negócios: analisar as demandas das áreas finalísticas da FUNDACENTRO e propor soluções de TIC que melhor se adequem às suas necessidades; propor soluções inovadoras de TIC direcionadas à Segurança e Saúde no Trabalho;
Gestão Tecnológica para Desenvolvimento do SEI: atribuições Gestão SEI-Negócios conforme a Portaria 1013/2023 (0195933).
Além das atividades descritas acima, os serviços STIO e STDN são responsáveis por receber as demandas de TIC, bem como participar de todas as fases do processo para a conclusão destas, como elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP) para identificar a melhor solução para cada demanda; elaboração do Termo de Referência de acordo com a solução definida no ETP; pesquisa de preços; homologação das propostas; conferência e aceite do bem ou serviço de acordo com as exigências definidas no Termo de Referência.
Muitas atividades atribuídas ao STIO e STDN são desempenhadas com suporte técnico oriundo de contratações de empresas especializadas em TIC. A responsabilidade pela fiscalização técnica da execução contratual é atribuída ao STIO e ao STDN, abrangendo um importante número de contratos a seguir apresentados, o que requer um esforço técnico, operacional e administrativo considerável, conforme:
Técnico: identificação e resolução de problemas; análise de demandas.
Operacional: acompanhamento da execução do objeto de cada respectivo contrato;
Administrativo: registro de ocorrências; conferência e envio de NFs/Faturas para pagamento; emissão de ofícios; comunicação com as empresas contratadas para resolução de problemas técnicos e administrativos.
Tabela 1 - Lista de Contratos de TIC
Processo SEI |
Nº Contrato |
Objeto |
Data de Início |
Data máxima de Execução |
Fiscalização |
05/2021 |
Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referentes à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto |
12/05/2021 |
11/05/2026 |
STIO |
|
16/2021 |
Outsourcing de impressão com fornecimento de suprimentos e peças de reposição |
08/09/2021 |
07/09/2026 |
STIO |
|
24/2022 |
Manutenção preventiva e corretiva do NoBreak de TIC |
20/09/2022 |
19/09/2027 |
STIO |
|
38/2022 |
Fornecimento de licenças e solução centralizada de gerenciamento para os Firewalls |
30/12/2022 |
29/12/2026 |
STIO |
|
28/2024 |
Fornecimento de licenças Microsoft 365 |
19/12/2024 |
18/12/2034 |
STIO |
|
22/2024 |
Fornecimento de licenças de Antivirus |
22/10/2024 |
21/10/2034 |
STIO |
|
27/2022 |
Prestação de serviços de emissão de certificados digitais A3 (SerproID e Token) |
04/10/2022 |
03/10/2027 |
STIO |
|
17/2024 |
Prestação de serviços de emissão de certificado CNPJ |
03/09/2024 |
03/09/2034 |
STIO |
|
21/2023 |
Prestação de serviços de link de Internet dedicado para os Escritórios Avançados |
14/12/2023 |
13/12/2033 |
STIO |
|
22/2023 |
Prestação de serviços de link lan-to-lan para o CTN |
26/12/2023 |
25/12/2033 |
STIO |
|
23/2023 |
Contratação de Autonomous System Number (ASN) para a Fundacentro |
18/12/2023 |
17/12/2033 |
STIO |
|
26/2024 |
Prestação de serviços de link lan-to-lan para o CTN (Link Redundante) |
02/12/2024 |
01/12/2034 |
STIO |
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14/2021 |
Prestação de serviços de suporte e gerenciamento de Tecnologia da Informação em Bibliotecas |
10/08/2021 |
09/08/2026 |
SBD |
|
30/2024 |
Prestação de serviços de assinatura da Plataforma Alma para o Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) |
19/02/2024 |
18/02/2029 |
SBD |
RESULTADO DO PDTIC ANTERIOR
Tabela 4 – Lista de Ações de TIC e Prioridades
ID |
Ações |
Prazo/ Conclusão |
Resultado |
A2301 |
Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC |
Contínuo |
Realizado |
A2302 |
Adquirir equipamentos de rede cabeada (switches) para substituição das unidades defasadas |
Mar/2023 |
Realizado |
A2303 |
Implantar processo de gestão de dados |
Dezembro/2024 |
Não iniciado |
A2304 |
Licitar o contrato de desenvolvimento e manutenção de sistemas |
Junho/2023 |
Não concluido em 2024 |
A2305 |
Adquirir equipamentos de rede sem fio (WiFi) para substituir de solução obsoleta de rede sem fio na Sede/CTN e UD's |
Dezembro/2023 |
Realizado |
A2306 |
Implantar de solução de firewall na Sede/CTN e UD's |
Junho/2023 |
Realizado |
A2307 |
Adquirir estabilizadores de tensão para a Sede/CTN e UD's, para substituição de equipamentos defeituosos |
Junho/2023 |
Realizado |
A2308 |
Adquirir software Autocad |
Junho/2023 |
Realizado |
A2309 |
Manter no-break em operação com manutenções preventivas, corretivas e substituição de peças |
Contínuo |
Realizado |
A2310 |
Manter em operação o link de Internet da Sede/CTN e das UD's |
Contínuo |
Realizado |
A2311 |
Implantar o SUPER.BR para tramitação de processos (evolução do SEI) |
Dezembro/2023 |
Realizado |
A2312 |
Otimizar arquitetura de TIC |
Dezembro/2023 |
Realizado |
A2313 |
Implementar ações que contribuem com o aprimoramento da governança e gestão de TIC |
Dezembro/2023 |
Realizado |
A2314 |
Implementar os Eixos do Plano de Transformação Digital (Segurança da Informação) |
Dezembro/2023 |
Realizado |
A2315 |
Propor e elaborar regulamentações de TIC para atender aos normativos externos e internos |
Dezembro/2023 |
Realizado |
A2316 |
Renovação software do StreamYard |
Maio/2023 |
Realizado |
A2317 |
Implantar processamento e análise de dados estruturados e/ou não estruturados (qualitativos e/ou quantitativos) |
Dezembro/2023 |
Realizado |
A2318 |
Aquisição de câmeras e microfones de mesa para videoconferência |
Dezembro/2023 |
Realizado |
A2401 |
Iniciar a migração de serviços para a nuvem |
Junho/2024 |
Não concluido em 2024 |
A2402 |
Adquirir licenças de M365 |
Dezembro/2024 |
Realizado |
A2403 |
Adquirir licenças antivírus |
Outubro/2024 |
Realizado |
A2404 |
Renovação do software Adobe Creative Cloud |
Agosto/2024 |
Realizado |
A2405 |
Renovação das licenças AutoCAD |
Junho/2024 |
Realizado |
A2406 |
Fomentar a utilização de soluções baseadas em software livre |
Dezembro/2024 |
Realizado |
REFERENCIAL ESTRATÉGICO DE TIC
Missão:
Garantir a disponibilidade, a segurança e a inovação nos serviços de TIC, oferecendo soluções tecnológicas eficientes e de qualidade para suportar as atividades da Fundacentro. As áreas de tecnologia da Fundacentro existem para facilitar a execução das políticas públicas relativas à Fundacentro, atendendo às demandas dos servidores e cidadãos com excelência.
Visão:
Ser referência em governança de TIC pela sua capacidade de impulsionar a transformação digital da Fundacentro, com soluções tecnológicas que gerem valor público e assegurem a eficiência, a segurança e a transparência dos serviços prestados.
Valores
Compromisso com a ética, a transparência e a inovação; foco no atendimento às necessidades das áreas de negócio; responsabilidade com o uso eficiente dos recursos públicos; e respeito à privacidade e à segurança da informação, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo.
Objetivos Estratégicos
Alinhar as iniciativas de TIC às estratégias institucionais, promover a inovação contínua, garantir a segurança e a disponibilidade dos sistemas, e otimizar o uso dos recursos de TIC para melhorar a prestação de serviços e apoiar as políticas públicas das quais a Fundacentro é responsável.
ALINHAMENTO COM A ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO
O Planejamento Estratégico Institucional, aprovado pela Portaria nº 1516, de 09 de Janeiro de 2025 (0308237), prevê uma série de objetivos estratégicos relacionados diretamente à TIC, conforme descrito na tabela 2 abaixo. Importante destacar que é através do alinhamento estratégico que os recursos de tecnologia da informação geram valor à Fundacentro.
Tabela 2 – Objetivos Estratégicos
ID |
Objetivo Estratégico |
OE01 |
OBJETIVO 1 – PRODUZIR CONHECIMENTOS SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM CONSONÂNCIA COM AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS DO MUNDO DO TRABALHO |
OE03 |
OBJETIVO 3 - DIFUNDIR CONHECIMENTO EM SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS |
OE04 |
OBJETIVO 4 - AMPLIAR A FORMAÇÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS |
OE05 |
OBJETIVO 5 - APRIMORAR A GESTÃO DE CONTRATAÇÕES, SUSTENTABILIDADE E BENS PATRIMONIAIS |
OE09 |
OBJETIVO 9 - APRIMORAR A GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Também foram consideradas as portarias publicadas no processo 47648.001548/2024-19 que aprovam os Cursos e Eventos previstos para 2025 e as portarias publicadas no processo 47648.000179/2024-39 que aprovam as iniciativas/pesquisas previstos para 2025.
INVENTÁRIO DE NECESSIDADES
A tabela a seguir contempla o alinhamento das necessidades de tecnologia da informação e comunicação com o planejamento estratégico e o plano de ação da Fundacentro.
Tabela 3 – Necessidades/alinhamento com os objetivos traçados no planejamento estratégico
ID |
Necessidade |
ID Objetivo Estratégico |
Solicitante |
N1 |
Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC |
OE09 |
CTIC |
N2 |
Garantir a disponibilidade de serviços e conteúdo técnico por meio do Portal Institucional |
OE01, OE03 |
STDN |
N3 |
Manter os sistemas e aplicativos móveis e sistemas de back-end atualizados |
OE03, OE04 |
STDN |
N4 |
Renovar os contratos de serviços de TIC com vencimento em 2025-2026 |
OE01, OE09, OE03, OE04 |
STIO STDN SCE SLO |
N5 |
Desenvolver novos aplicativos móveis |
OE03, OE04 |
STDN |
N6 |
Aquisição ou assinatura de softwares especializados |
OE01, OE03, OE04 |
SCE |
N7 |
Aquisição de equipamentos e periféricos |
OE01, OE02 |
DCT |
CAPACIDADE ESTIMADA DE EXECUÇÃO DA TIC
Considerando que as áreas de TIC da Fundacentro contém três servidores de carreira, a gestão de TIC está centralizada nesses servidores. Tanto o STIO quando o STDN contam com empresas especializadas na prestação de serviços tecnológicos, tanto para a sustentação de infraestrutura e suporte técnico aos usuários finais, quando para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação.
PLANO DE METAS E AÇÕES
Esta seção tem como objetivo apresentar o acompanhamento das ações relevantes para o atendimento das necessidades previstas na Tabela 3. Portanto, é possível que uma necessidade esteja associada a diversas ações.
Com base nessa premissa, tendo em vista o atual quadro reduzido de servidores lotados nos STIO e STDN e possíveis restrições orçamentárias para os exercícios de 2025 e 2026, houve a necessidade do CGD deliberar sobre a ordem de priorização das ações a serem desenvolvidas pela FUNDACENTRO, no tocante aos serviços de TIC.
Com base na deliberação realizada na 12ª. reunião ordinária do CGD, foi definida a seguinte tabela de prioridades de ações de TIC.
A ordem das prioridades dentre as ações definidas pelo CGD, ou outras ações relevantes surgidas durante o curso deste PDTIC, poderão ser modificadas ou incluídas, desde que justificadas e deliberado em reunião pelo CGD, sendo as alterações registradas em Ata de Reunião, devidamente assinada pelos membros participantes, e anexada no processo SEI 47648.000960/2019-46.
Excepcionalmente, outras ações de TIC que não estejam previstas neste PDTIC, poderão ser desenvolvidas pela FUNDACENTRO, para atendimento à legislação e/ou a órgão superior ou de controle externo.
Tabela 4 – Lista de Ações de TIC e Prioridades
ID |
Ação |
Detalhamento da Ação |
Necessidade Associada |
Prazo/Conclusão |
Criticidade |
Impacto |
Prioridade |
A2501 |
Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC |
Monitorar, proativamente os recursos de TIC, para garantir que estejam disponíveis aos servidores, colaboradores e cidadãos. O sistema de monitoramento é parte integrante dos serviços de infraestrutura, sustentação e operação de rede. A utilização de sistema de monitoramento é imprescindível para análise da disponibilidade de serviços, dimensionamento de recursos, evitar ou diminuir o impacto de problemas e também para auxiliar na fiscalização de contratos. |
N1, N2 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
A2502 |
Garantir a disponibilidade e sustentação dos sistemas fornecidos aos cidadãos |
Garantir que os aplicativos móveis e sistemas estejam funcionando adequadamente com monitoramento proativo periódico e atualizações de acordo com novas versões de sistemas operacionais, e sistemas de back-end para alimentação dos aplicativos. |
N1, N2 |
Contínuo |
Média |
Média |
Média |
A2503 |
Desenvolver novos aplicativos e sistemas demandados pela alta gestão ou adequações solicitadas pelos órgãos superiores |
Apoiar o desenvolvimento de novos aplicativos solicitados pelas áreas técnicas como a DPA e a DCT. |
N5 |
Contínuo |
Média |
Média |
Média |
A2504 |
Manter em operação o link de Internet da Sede/CTN e das UD's |
Acompanhar a operação dos links de Internet da Sede/CTN e UD's diariamente para garantir que os serviços de TIC estejam disponíveis para os servidores, colaboradores e cidadãos |
N1, N2 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
A2505 |
Manter no-break em operação com manutenções preventivas, corretivas e substituição de peças |
Acompanhar a operação do no-break existente na CTIC, pois sustenta todos os equipamentos que sustentam os principais serviços de TIC da Fundacentro |
N1, N2 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
A2506 |
Implementar ações que contribuam com o aprimoramento da governança e gestão de TIC |
Avaliação do cenário atual de TIC e melhorias relacionadas à gerência de mudança e ações de governança de TIC para melhorar os indicadores de serviços de TIC prestados aos servidores e colaboradores |
N1, N2 |
Contínuo |
Média |
Média |
Média |
A2507 |
Propor e elaborar regulamentações de TIC para atender aos normativos externos e internos |
Identificar os atos normativos do Governo Federal (como Instruções Normativas, por exemplo) e identificar os normativos internos para que a Fundacentro esteja tecnologicamente alinhada com as necessidades do Governo Federal e com as necessidades da área finalística e da área meio da Instituição |
N1 |
Contínuo |
Média |
Média |
Média |
A2508 |
Implementar os Eixos do Plano de Transformação Digital (Segurança da Informação) |
Executar as ações para cumprimento dos Eixos propostos pela SGD (Secretaria de Governo Digital) e SEME (Secretaria de Modernização do Estado) da Presidência da República |
N1, N2 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
A2509 |
Atender o Plano de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) |
Com o avanço do Governo Digital Brasileiro, urge que controles e medidas de privacidade e segurança da informação sejam aprimorados. A privacidade e a segurança da informação são temas relevantes que devem ser tratados como tópicos relacionados aos riscos estratégicos das organizações integrantes do SISP. |
N1, N2 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
A2510 |
Otimizar arquitetura de TIC |
Avaliação da arquitetura de TIC existente na Fundacentro para identificar pontos de melhoria para melhorar os serviços de TIC prestados aos servidores e colaboradores |
N1, N2 |
Contínuo |
Média |
Média |
Média |
A2511 |
Implantar extração de dados do SEI |
Desenvolver solução para extração de dados do SEI para análises gerenciais e para comprovação de produtividade dos agentes públicos |
N1 |
dez/25 |
Baixo |
Baixo |
Baixo |
A2512 |
Manter o SEI atualizado conforme última versão estável disponibilizada |
Garantir que as funcionalidades mais recentes do SEI estejam disponíveis para os usuários da Fundacentro |
N1 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
A2513 |
Manter o Moodle atualizado conforme última versão estável disponibilizada |
Garantir que as funcionalidades mais recentes do Moodle estejam disponíveis para o SCE e usuários externos da Fundacentro |
N1 |
Contínuo |
Médio |
Médio |
Médio |
A2514 |
Realizar estudos técnicos para avaliação de migração de serviços para a nuvem (DFD 46/2024) |
Estudos de viabilidade para migração de alguns serviços hospedados internamente para serem hospedados em nuvem |
N1, N4 |
dez/25 |
Baixo |
Baixo |
Baixo |
A2515 |
Adquirir câmeras e microfones de mesa para videoconferência |
Adquirir microfones de mesa e câmeras com maior ângulo de visão para reuniões e cursos por videoconferência. Considerar o levantamento feito pelo formulário |
N7 |
dez/25 |
Baixo |
Baixo |
Baixo |
A2516 |
Realizar estudos técnicos para aquisição de computadores e/ou notebooks |
Adquirir computadores para os postos de trabalho presenciais e notebooks (para salas de curso/reunião e alta administração) conforme levantamento efetuado pela DCT. |
N1, N7 |
dez/25 |
Alta |
Alta |
Alta |
A2517 |
Realizar estudos técnicos para aquisição servidores de aplicação (DFD 47/2024) |
Adquirir servidores de aplicação para substituição dos equipamentos atuais, defasados e sem garantia e para melhoria dos serviços prestados internamente e aos cidadãos (publicação dos aplicativos móveis) |
N1, N7 |
dez/25 |
Alta |
Alta |
Alta |
A2518 |
Realizar estudos técnicos para atualização tecnológica da solução de proteção de rede |
Adquirir solução tecnológica de segurança de perímetro de rede |
N1, N7 |
dez/26 |
Alta |
Alta |
Alta |
A2519 |
Adquirir MacBook e softwares para edição de vídeo e transmissão dos Cursos e Eventos pelo Audiovisual (DFD 61/2024) |
Adquirir computadores com especificações adequadas e softwares específicos para edição de videos e outros materiais audiovisuais |
N2, N7 |
dez/25 |
Média |
Média |
Média |
A2520 |
Renovar licenças do software AutoCAD |
Licenças para apoio do Serviço de Logística |
N1 |
out/25 |
Média |
Média |
Média |
A2521 |
Renovar licenças do software Adobe Creative Cloud (DFD 48/2024) |
Prorrogar por mais 12 meses a contratação de serviço de subscrição de licenças do pacote Adobe Creative Cloud, respeitando o limite de 48 meses |
N1, N2, N4 |
dez/25 |
Média |
Média |
Média |
A2522 |
Renovar licenças do software StreamYard |
Prorrogar por mais 12 meses a contratação de serviços referentes à aquisição de direito de uso de licença de software Streamyard, versão professional, para uso em nuvem, respeitando o limite de 60 meses. |
N2, N7 |
dez/25 |
Média |
Média |
Média |
A2523 |
Contratação de serviços de desenvolvimento e manutenção de software para a Sede/CTN e UD's (DFD 03/2025) |
Finalizar o processo de contratação devido a revogação do pregão ao término do ano de 2024 |
N1, N2, N5 |
dez/25 |
Alta |
Alta |
Alta |
A2524 |
Renovação dos serviços para fornecimento de certificados digitais A3 para pessoas físicas (CPF) e A1 para CNPJ |
Renovação dos Contratos 27/2022 e 17/2024 |
N1, N3, N4 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
A2525 |
Atualizar o SGPA tecnologicamente |
A atual versão do SGPA foi desenvolvida em 2014 e recebeu diversas atualizações ao longo do tempo. Há a necessidade de efetuar uma avaliação quanto ao framework utilizado garantindo a compatibilidade com os navegadores atuais. |
N1, N2, N3 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
A2526 |
Manter o Petrvs atualizado conforme última versão estável disponibilizada |
Garantir que as funcionalidades mais recentes do Petrvs estejam disponíveis para os usuários da Fundacentro |
N1 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
A2601 |
Renovar licenças do software Microsoft 365 |
Renovar o direito de uso das licenças de M365 que viabilizam o Plano de Gestão e a elaboração de documentos pelos servidores e colaboradores da Fundacentro |
N1, N2 |
dez/26 |
Alta |
Alta |
Alta |
A2602 |
Manter em atividade a segurança de endpoint corporativa (antivírus) |
Manter em operação e atualizada a segurança dos endpoints (desktops, notebooks, servidores), para manter um nível mínimo de segurança nos equipamentos e do ambiente computacional |
N1, N2, N4 |
dez/26 |
Alta |
Alta |
Alta |
A2603 |
Realizar Estudos Técnicos para contratação de serviços de suporte técnico e sustentação de Infraestrutura de TIC |
O contrato 05/2021 atingirá o prazo máximo de execução em Maio/2026 |
N1, N2, N4 |
dez/25 |
Alta |
Alta |
Alta |
A2604 |
Realizar Estudos Técnicos para contratação de serviços de outsourcing de impressão |
O contrato 16/2021 atingirá o prazo máximo de execução em Setembro/2026 |
N4 |
mar/26 |
Média |
Média |
Média |
A2605 |
Fomentar a utilização de soluções baseadas em software livre |
Adotar a utilização de ferramentas baseadas em software livre para as diferentes atividades da Instituição (áreas meio e fim) |
N1 |
Contínuo |
Média |
Média |
Média |
A2606 |
Manter o Petrvs atualizado conforme última versão estável disponibilizada |
Garantir que as funcionalidades mais recentes do Petrvs estejam disponíveis para os usuários da Fundacentro |
N1 |
Contínuo |
Alta |
Alta |
Alta |
PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS
A capacitação dos servidores das áreas de tecnologia da informação prevista para 2025-2026:
Tabela 8 - Necessidades de Capacitação.
Nome do Servidor |
Nome da ação de desenvolvimento |
Objeto temático de acordo com a área de atuação |
Necessidades |
Diego Ricardi dos Anjos |
|
Aprimorar a capacidade de Gestão e conhecimentos técnicos que possam ser aplicados na elaboração de produtos finalísticos. |
N1, N3 |
Norisvaldo Ferraz Junior
|
|
Aprimorar técnicas de segurança cibernética (on-premise em em nuvem) e modelos de aprendizagem de máquina
|
N1, N3 |
Fernando Timoteo Fernandes |
|
Desenvolvimento de Software |
N3, N5 |
Para a execução das atividades de TIC é fundamental a manutenção dos contratos de prestação de serviços especializados, como a sustentação de infraestrutura de rede, suporte técnico de TIC aos usuários finais, desenvolvimento e manutenção de sistemas, bem como os demais serviços essenciais, como os serviços de link de acesso à Internet e licenciamento de softwares.
PLANO ORÇAMENTÁRIO
Para o cumprimento das necessidades estabelecidas na Tabela 3 (Necessidades/alinhamento com os objetivos traçados no planejamento estratégico) é necessário garantir a reserva orçamentária para a aquisição de bens e contratação de serviços, com o objetivo de viabilizar as ações pretendidas.
Tabela 6 - Plano Orçamentário
ID | Descrição | Estimativa Orçamentária (R$) | Ações Associadas | |||
1º ano de vigência do PDTIC (2025) | 2º ano de vigência do PDTIC (2026) | |||||
Investimento | Custeio | Investimento | Custeio | |||
O001 | Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referente à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto |
- |
1.430.000,00 |
- |
1.850.000,00 |
A2501 A2502 A2504 A2506 A2510 A2512 A2513 A2514 A2603 |
O002 | Desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação |
- |
500.000,00 |
- |
750.000,00 |
A2502 A2503 A2523 A2525 |
O003 | Link de Internet Sede/CTN |
- |
83.200,00 |
- |
102.912,00 |
A2504 |
O004 | Link de Internet redundante Sede/CTN |
- |
25.480,00 |
- |
31.516,80 |
A2504 |
O005 | Link de Internet para os Escritórios Avançados |
- |
110.500,00 |
- |
136.680,00 |
A2505 |
O006 | Outsourcing de impressão da Sede/CTN |
- |
26.000,00 |
- |
32.160,00 |
A2604 |
O007 | Licenças plataforma M365 |
- |
188.831,64 |
- |
944.158,20 |
A2601 |
O008 | Renovação certificado digital A3 CPF (pessoas físicas) |
- |
4.250,50 |
- |
5.100,60 |
A2524 |
O009 | Renovação certificado digital A1 CNPJ |
- |
1.000,00 |
- |
1.000,00 |
A2524 |
O010 | Manter solução endpoint security (antivírus) |
- |
- |
- |
10.000,00 |
A2602 |
O011 | Renovação manutenção no-break Sede/CTN |
- |
38.841,92 |
- |
21.287,30 |
A2505 |
O012 | Renovação softwares especializados |
- |
100.000,00 |
- |
50.000,00 |
A2502 A2510 A2520 A2521 A2522 |
O013 | Contratação de novos softwares especializados |
- |
188.327,60 |
- |
- |
A2510 A2519 |
O014 | Contratação de servidores de dados e aplicação |
700.000,00 |
100.000,00 |
- |
50.000,00 |
A2501 A2502 A2506 A2507 A2508 A2509 A2510 A2511 A2512 A2513 A2514 A2517 A2605 |
O015 | Aquisição de câmeras e microfones |
- |
40.000,00 |
- |
20.000,00 |
A2501 A2502 A2506 A2507 A2509 A2510 |
O016 | Aquisição de computadores e notebooks para Sede/CTN e EAs |
1.300.000,00 |
- |
- |
- |
A2501 A2507 A2508 A2509 A2510 A2516 |
O017 | Adquirir MacBook e softwares para edição de vídeo e transmissão dos Cursos e Eventos pelo Audiovisual |
172.600,00 |
- |
- |
- |
A2519 |
Subtotal (por rubrica e exercício) |
2.172.600,00 |
2.836.431,66 |
- |
4.004.814,90 |
||
Total Geral | 9.013.846,56 |
PLANO DE GESTÃO DE RISCOS
Tabela 7 – Análise de Riscos
IDENTIFICAÇÃO |
ANÁLISE |
|||||||
ID |
Descrição do Risco |
Necessidade/ Ação Associada |
Probabilidade de Ocorrência |
Impacto |
Ação |
Gatilho |
Resposta ao Risco |
Responsável |
R1 |
Restrição Orçamentária que inviabilize a conclusão do Plano de Metas e Ações do PDTIC |
Todas (de N1 a N7) |
Alta |
Alto |
Solicitar empenho para as ações prioritárias |
Portaria ou aviso de restrição de orçamento |
Priorizar serviços e sistemas essenciais
Utilizar recursos humanos do setor para garantia dos serviços essenciais |
CTIC STIO STDN |
R2 |
Demandas não planejadas e não citadas no PDTIC da Instituição |
N4, N6 e N7
|
Média |
Médio |
Submeter ao CGD |
Novas demandas |
Priorizar serviços e sistemas essenciais
Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável |
CTIC STIO STDN |
R3 |
Demandas não planejadas e que não constam no PAC |
|
Média |
Médio |
Submeter ao CGD |
Novas demandas |
Priorizar serviços e sistemas essenciais
Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável |
CTIC STIO STDN |
PROCESSO DE REVISÃO DO PDTIC
O PDTIC poderá ser revisto durante a sua validade, mediante prévia convocação do CGD da Fundacentro.
Os responsáveis pela revisão são os servidores que compõem o CGD da Fundacentro, sendo previamente definido que as convocações podem ser motivadas por necessidades tecnológicas apresentadas pela CTIC ou demandas extraordinárias apresentadas pela Presidência e Diretorias.
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Os fatores críticos de sucesso para a execução do PDTIC incluem o comprometimento da alta gestão, que é essencial para assegurar o apoio institucional e a alocação de recursos necessários. A integração e a colaboração entre as áreas de negócio e a TIC são igualmente fundamentais, garantindo que as iniciativas tecnológicas estejam alinhadas às reais necessidades da organização.
Outro fator crucial é a capacitação contínua das equipes de TIC, visando ao desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais que permitam a execução eficiente do plano. Além disso, o monitoramento e a avaliação constante do progresso das ações, acompanhados de uma comunicação transparente e eficaz, são essenciais para ajustar o curso quando necessário e assegurar que os objetivos estratégicos sejam atingidos.
A ausência ou fragilidade em qualquer um desses fatores pode comprometer o sucesso do PDTIC, impactando diretamente os resultados esperados.
Infraestrutura de TIC
O ambiente tecnológico e o parque de ativos de TIC compreende o número de usuários, os locais, equipamentos e softwares relativos à infraestrutura computacional envolvidos.
Tabela 9 – Infraestrutura de TIC.
ITEM |
DEMAIS INFORMAÇÕES |
|||||
Número de usuários |
Local |
Servidores/Comissionados |
Estagiários |
Terceirizados |
||
Sede/CTN |
110 |
7 |
18 |
|||
EABA |
10 |
0 |
0 |
|||
EADF |
2 |
0 |
0 |
|||
EAES |
5 |
0 |
0 |
|||
EAMG |
8 |
0 |
0 |
|||
EAPA |
3 |
0 |
0 |
|||
EAPE |
7 |
0 |
0 |
|||
EAPR |
3 |
0 |
0 |
|||
EARJ |
11 |
0 |
0 |
|||
EARS |
5 |
0 |
0 |
|||
EASC |
14 |
0 |
0 |
|||
EABS |
0 |
0 |
0 |
|||
EACA |
3 |
0 |
0 |
|||
Parque tecnológico (Sede/CTN)
|
Categoria |
Fabricante |
Modelo/Versão |
Quantidade |
||
Servidores Físicos |
HP |
Proliant DL380 G7 |
10 |
|||
HP |
Proliant ML350 G9 |
13 |
||||
Dell |
PowerEdge R630 |
01 |
||||
Servidores Virtuais |
VMWare ESXi |
6.0 / 7.0 |
41 |
|||
Appliance de Segurança |
Fortinet |
Firewall Fortinet 400D |
01 |
|||
Sonicwall |
Firewall NSA 3500 |
01 |
||||
Sonicwall |
Antispam ES3300 |
01 |
||||
Switches |
HP |
A5500-48G-PoE+ EI |
11 |
|||
TP-Link |
TL-SG3452 |
09 |
||||
NAS |
Synology |
DS414 |
02 |
|||
Impressoras (outsourcing) |
Canon |
- |
06 |
|||
HP |
- |
01 |
||||
No-break |
SMS |
Sinus Triphases 40kVA com módulo de baterias acoplado |
01 |
|||
Parque tecnológico (Unidades Descentralizadas) |
Categoria |
Fabricante |
Modelo/Versão |
Quantidade |
||
Roteador (gerência da operadora) |
--- |
--- |
08 (01 por localidade) |
|||
Firewall |
Fortinet |
30D |
08 (01 por localidade) |
|||
Switches |
HP |
A5500-48G-PoE+ EI |
06 (01 por localidade, exceto em UDBS e UDCA) |
|||
Ambiente tecnológico e arquitetura dos ativos de TIC (Sede/CTN e UDs) |
Categoria |
Fabricante |
Modelo/Versão |
Quantidade |
||
Sistema Operacional de Servidor |
Microsoft |
Server 2003 |
0 |
|||
Microsoft |
Server 2008 R2 |
07 |
||||
Microsoft |
Server 2012 R2 |
16 |
||||
Linux |
Oracle |
33 |
||||
Linux |
Ubuntu |
10 |
||||
Linux |
CentOS |
05 |
||||
Sistema Operacional de Estação de Trabalho |
Microsoft |
Windows 7 |
03 |
|||
Microsoft |
Windows 10 |
135 |
||||
Microsoft |
Windows 11 |
02 |
||||
Plataformas de Virtualização |
Microsoft |
HyperV |
0 |
|||
VMWare |
ESXi |
07 |
||||
Docker Composer |
--- |
02 |
||||
Gerenciador de Banco de Dados (SGDB) |
Microsoft |
SQL Server 2005 |
02 |
|||
Microsoft |
SQL Server 2016 |
03 |
||||
Sistemas de Monitoramento |
Zabbix |
6.0.27 |
01 |
|||
Grafana |
4.2.0 |
01 |
||||
ePO |
5.9.1 |
01 |
||||
Fortimanager |
6.0.5 GA build 0346 |
01 |
||||
Condições de operação dos ativos de TIC, incluindo sua vida útil e situação quanto à obsolescência |
Todos os equipamentos mencionados estão operacionais, no entanto não há equipamentos cobertos por garantia. |
|||||
Estrutura de comunicação, incluindo sua arquitetura e situação das redes |
Links dedicados em cada uma das localidades, interligados entre si e à Sede/CTN por VPN. |
|||||
Serviços contínuos e eventuais providos pela área de TIC |
Suporte técnico ao usuário |
|||||
Sustentação dos servidores de aplicação |
||||||
Manutenção da Infraestrutura de TIC |
||||||
Execução de backup diário/semanal/mensal em fitas LTO |
||||||
Segurança da informação |
||||||
Impressão e digitalização |
||||||
Acesso à rede local e à Internet |
||||||
Monitoramento dos ativos e recursos de TIC |
||||||
Acesso à Intranet e sistemas locais |
||||||
Manutenção de sistemas legados |
||||||
Conhecimentos e competências do corpo funcional (usuários clientes) relativas à utilização dos ativos de TIC |
Básico para utilização de: Windows e ferramentas de escritório (MS Word, MS Excel e MS PowerPoint) Cliente de e-mail Exchange Solução de videoconferência Recursos de impressão e digitalização |
|||||
Conhecimentos e competências dos servidores de TIC da instituição |
03 servidores efetivos com formação superior em áreas de TIC |
|||||
Estrutura organizacional e distribuição geográfica das unidades que compõem a instituição |
Composta pela Sede/CTN localizada em São Paulo/Capital e 12 Unidades Descentralizadas distribuídas em SC, RS, PR, ES, RJ, MG, DF, BA, PE, PA, Campinas (SP) e Baixada Santista (SP). |
A Fundacentro conta com um parque de sistemas e recursos de TIC que prestam serviços para a sociedade, sendo monitorados pelo STIO e STDN.
Tabela 10 – Sistemas
Sistema |
Descrição |
SGBD |
Tecnologia |
Versão Tecnologia |
Obsolescência |
Urgência |
Impacto |
AcessoNovo |
Controla o acesso a todos os sistemas da FUNDACENTRO |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Alta |
Alto |
Administração de Pessoal |
Cadastro de Servidores e Terceiros |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Alta |
Alto |
Agenda de Salas |
Sistema para agendamento das salas de reuniões da FUNDACENTRO |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Baixa |
Baixo |
Aleph e Primo |
Gestão de recursos da biblioteca da FUNDACENTRO |
My SQL |
Proprietária |
1.0 |
Atualização prevista para o sistema Alma |
Média |
Médio |
ARCA |
Sistema de arquivos compartilhados por área |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.5 |
- |
Média |
Baixo |
Compras |
Licitações e compras em geral da FUNDACENTRO |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
Descontinuado e disponível apenas para consulta |
Alta |
Alto |
Controle de Acesso |
Controle de Acesso (legado) |
SQL Server 2005 |
dotNet |
2.0 |
Será inativado após descontinuidade dos sistemas de Patrimônio e de Protocolo |
Baixa |
Baixo |
Controle de Estacionamento |
Controle de Entrada e Saída de Veículos do CTN |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Baixa |
Baixo |
Curso |
Gestão de cursos do CTN e UDs |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.6 |
- |
Alta |
Alto |
Estoque EAES |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
UD em extinção |
Média |
Baixo |
Estoque EAPR |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
UD em extinção |
Média |
Baixo |
Estoque EARS |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
UD em extinção |
Média |
Baixo |
Estoque EASC |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
Sem utilização pela UD |
Baixa |
Baixo |
Estoque EABA |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
UD em extinção |
Média |
Baixo |
Estoque EADF |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Baixo |
Estoque EAMG |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Baixo |
Estoque EAPE |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Baixo |
Estoque e Requisição de Material |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Médio |
GEDI |
Gestão de Documentação Interna - Ofícios, Portarias, etc. |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
Descontinuado e disponível apenas para consulta |
Baixa |
Baixo |
Gerador de Links |
Gerar links para serem acessados em e-mails externos e no Portal da FUNDACENTRO. |
NA |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Médio |
Gerenciador de Evento |
Gestão de eventos da FUNDACENTRO (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Alta |
Alto |
Gerenciador de Notícia |
Gestão de notícias (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Alta |
Médio |
Gestionnaire Libre de Parc Informatique (GLPI) |
Software de ITSM (Gestão de Serviços de TI) |
MySQL |
PHP |
10.0.10 |
- |
Alta |
Médio |
Zabbix |
Software de monitoramento de ativos e recursos de TIC |
MySQL |
PHP |
6.0.27 |
|
Alta |
Alta |
Intranet |
|
SQL Server 2016 |
dotNet |
|
- |
Média |
Médio |
Laudo EPI |
Gestão de laudos de ensaios de EPI |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Médio |
Mala Direta Novo |
Envio de malas diretas (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Alta |
Médio |
Patrimônio (Depreciação) |
Depreciar valores de materiais a partir da data de aquisição |
SQL Server 2005 |
dotNet |
2.0 |
Em migração para o sistema SIADS |
Média |
Médio |
Podcast / Videocast |
Podcasts e Videocasts (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Baixa |
Baixo |
Portal - Acervo Digital |
Gestão da área de acervo digital do Portal |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Médio |
Portal - Audiovisual |
Gestão da área de multimídia do Portal |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Baixa |
Baixo |
Proteção de Máquinas - Banco de Fotos e Vídeos |
Banco de fotos da área técnica |
SQL Server 2005 |
Classic ASP/VB6 |
VB6 |
Descontinuado devido a aposentadoria do servidor responsável |
Baixa |
Baixo |
Publicação |
Gestão de publicações do Portal |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
Pode ser substituído pelo SEI |
Média |
Médio |
RBSO |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional Mobile |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
Apenas para inclusão de conteúdo |
Baixa |
Baixo |
SAD - Avaliação de Desempenho |
Sistema para Avaliação de Desempenho de Servidores |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
Probabilidade de migração para sistema do Governo Federal (SIGEPE) |
Alta |
Alto |
SGPA Novo |
Gestão de Projetos e Atividades (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Média |
Médio |
Sistema de Patrimônios |
Controle de patrimônios da FUNDACENTRO |
SQL Server 2016 |
Classic ASP/VB6 |
VB6 |
Em migração para o sistema SIADS |
Média |
Baixo |
Sistema de Protocolo |
Gestão de protocolos da FUNDACENTRO |
SQL Server 2005 |
Classic ASP/VB6 |
VB6 |
Descontinuado e disponível apenas para consulta |
Baixa |
Baixo |
SEI - Sistema Eletrônico de Informações |
Sistema Eletrônico Nacional da FUNDACENTRO (Sistema Oficial do PEN – Processo Eletrônico Nacional) para atendimento ao DECRETO Nº 8.539, DE 8 DE OUTUBRO DE 2015 |
MySQL |
PHP |
4.0.12 |
- |
Alta |
Alto |
SISGP |
Sistema para gerenciamento de Programas de Gestão de Demandas criado pela Superintendência de Seguros Privados/Ministério da Fazenda |
SQL Server 2016 |
dotNet |
1.0.7 |
- |
Alta |
Alto |
Sobrecarga |
Estimativas de Sobrecarga Térmica (IBUTG) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Alta |
Alto |
Solicitação a CEd |
Solicitação de Certificados de Cursos Antigos (1973 a 1986) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Baixa |
Baixo |
Solicitação de Manutenção Predial |
Solicitação de reparos do CTN |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
Pode ser substituído por sistema da empresa contratada |
Baixa |
Baixo |
SST Fácil |
Gestão de conteúdo do app mobile SST Fácil |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Baixa |
Médio |
Moodle |
Sistema de Educação à Distância |
MySQL |
PHP |
5.3 |
- |
Médio |
Médio |
Petrvs |
Sistema do Programa de Gestão e Desempenho |
PHP |
MySQL |
2.3.8 |
- |
Alta |
Alta |
CONCLUSÃO
A Tecnologia da Informação e Comunicação é essencial para a operação e o desenvolvimento das atividades do órgão, atuando como uma facilitadora estratégica para o cumprimento de sua missão institucional. A TIC possibilita a automação de processos, a otimização de recursos, e a melhoria da comunicação interna e externa, resultando em maior eficiência e qualidade nos serviços prestados. Além disso, a TIC é crucial para a inovação, permitindo a implementação de novas soluções que atendam às demandas do cidadão e promovam a transformação digital institucional. Ao fornecer suporte tecnológico adequado, a TIC não apenas sustenta, mas potencializa a capacidade da organização em atingir seus objetivos e melhorar continuamente seus serviços.
A execução do PDTIC é vital para garantir que as iniciativas de TIC estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da organização e possam contribuir de maneira efetiva para os resultados institucionais. Para que o plano seja bem-sucedido é necessário o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas, com uma visão clara das metas e do papel que a TIC desempenha no negócio. Além disso, o acompanhamento contínuo do PDTIC é essencial para monitorar o progresso das ações, avaliar a eficácia das iniciativas e fazer os ajustes necessários ao longo do tempo. Sensibilizar os gestores e as equipes para a importância deste acompanhamento é fundamental, pois o sucesso do PDTIC depende de uma execução dinâmica e responsiva, capaz de se adaptar às mudanças e garantir que as metas estabelecidas sejam efetivamente alcançadas.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços. SISP: Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação. [Brasília, DF, 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategias-e-governanca-digital/sisp. Acesso em: 12 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Economia. Guia de PDTIC do SISP. Versão 2.1. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/sisp/guia-do-gestor/documentos/guia-de-pdtic-do-sisp-2-1/@@download/file/Guia%20de%20PDTIC%20do%20SISP%20v2.1.pdf. Acesso em: 12 out. 2024.
Referência: Processo nº 47648.001023/2024-75 | SEI nº 0314488 |