Boletim Eletrônico - SEI em 11/03/2025

Timbre

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

  

Resolução CGD/FUNDACENTRO Nº 13, DE 21 DE fevereiro DE 2025

  

   

 

O PRESIDENTE DO COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 12 do Estatuto aprovado pelo Decreto nº 10.096, de 6 de novembro de 2019, e pelo inciso III do Art. 2°, da Portaria n° 208 de 20 de julho de 2020, que institui o CGD e

 

CONSIDERANDO o Decreto nº 12.069, de 21 de junho de 2024, que dispõe sobre a Estratégia Nacional de Governo Digital e a Rede Nacional de Governo Digital – Rede Gov.br e institui a Estratégia Nacional de Governo Digital para o período de 2024 a 2027;

CONSIDERANDO a Portaria SGD/ME nº 778, de 4 de abril de 2019, alterada pela Portaria n° 18.152, de 4 de agosto de 2020, que dispõe sobre a implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação nos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal - SISP;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000850/2020-18;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000960/2019-46;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 47648.001384/2021-79;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo n° 47648.001579/2023-81;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 47648.001023/2024-75;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), com vigência para os exercícios 2025 e 2026, previsto no Anexo I desta Resolução.

Art. 2º - O PDTIC será revisto anualmente.

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Tourinho de Siqueira, Presidente, em 24/02/2025, às 11:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Erika Alves dos Santos, Encarregado(a) de Dados Pessoais, em 28/02/2025, às 08:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Diego Ricardi dos Anjos, Coordenador, em 28/02/2025, às 08:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Remígio Todeschini, Diretor(a) de Conhecimento e Tecnologia, em 28/02/2025, às 09:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Cloves da Silva, Diretor(a) de Pesquisa Aplicada, em 10/03/2025, às 18:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I À RESOLUÇÃO Nº 13, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2025

 

PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - PDTIC

2025/2026

 

apresentação

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é um instrumento de planejamento estratégico que visa alinhar as iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) às diretrizes e objetivos institucionais. No âmbito da Fundacentro, o PDTIC tem como objetivo garantir a eficiente aplicação dos recursos de TIC, promovendo a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos. O PDTIC busca integrar as ações de TIC com as metas organizacionais, assegurando a governança e o uso racional dos recursos tecnológicos para suportar as políticas públicas e as atividades finalísticas.

Este PDTIC contém a metodologia, organização, objetivos estratégicos, metas e necessidades de TIC alinhadas ao planejamento estratégico institucional.

A abrangência do PDTIC é nacional, englobando a Sede/CTN e os Escritórios Avançados da Fundacentro.

 

Comissão de Elaboração do PDTIC 2025/2026

 

Nome

Unidade

Cargo

Diego Ricardi dos Anjos

CTIC

Coordenador de Tecnologia da Informação e Comununicação

Norisvaldo Ferraz Júnior

STIO

Chefe do Serviço de Tecnologia da Informação e Operações

Fernando Timoteo Fernandes

STDN

Chefe do Serviço de Tecnologia, Desenvolvimento e Negócios

 

 

 

INTRODUÇÃO

A Fundacentro é membro do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), sendo este um sistema instituído com o objetivo de gerir os recursos de tecnologia da informação da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.

Um dos principais artefatos preconizados pelo SISP é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), ou seja, é um instrumento de Gestão da TIC que envolve diagnóstico, planejamento, habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de informações, infraestrutura e pessoal para atender às necessidades de informação com ações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à Instituição.

 

 

TERMOS E ABREVIAÇÕES

CGD

Comitê de Governança Digital

CGTI

Comitê Gestor de Tecnologia da Informação

DCT

Diretoria de Conhecimento e Tecnologia

PDTIC

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

SISP

Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação

CTIC

Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação

STIO

Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Operações

STDN

Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios

PCA

Plano de Contratações Anual

 

 

METODOLOGIA APLICADA

A elaboração do PDTIC segue uma metodologia baseada em boas práticas de governança e planejamento estratégico. O processo envolve a análise do ambiente interno e externo, a identificação de demandas de TIC, a definição de objetivos estratégicos e o planejamento das iniciativa de forma a alinhar as demandas de TIC à governança eficaz e o alinhamento com as metas institucionais, garantindo um plano coeso e voltado à excelência na gestão dos recursos de TIC.

Este PDTIC foi redigido pela Comissão de Elaboração do PDTI da FUNDACENTRO e aprovado pelo Comitê de Governança Digital (CGD) da FUNDACENTRO, instituído pela portaria interna n° 208, de 20 de julho de 2020 (0066796).

A estrutura do documento para o PDTIC 2025-2026 está de acordo com o Guia de Elaboração do PDTIC, disponibilizado pelo SISP.

 

 

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Decreto nº 12.069, de 21 de junho de 2024 (Estratégia de Governo Digital 2024 a 2027)

Portaria SGD/ME nº 778, de 4 de abril de 2019, alterada pela Portaria n° 18.152, de 4 de agosto de 2020 (Governança de TIC)

Portaria SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022 (Contratações de soluções de TIC)

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Fundacentro 2023-2024

 

 

PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

Os princípios fundamentais deste PDTIC têm como ponto de partida o alinhamento ao planejamento estratégico, com foco na melhoria contínua e na inovação. As diretrizes norteadoras englobam a priorização de iniciativas que gerem valor público, a sustentabilidade dos investimentos, a segurança da informação, e a conformidade com as normas legais e regulamentares. A adoção de boas práticas de gestão é essencial para assegurar a governança e o sucesso das ações planejadas, garantindo a efetiva contribuição da TIC para os objetivos institucionais.

 

 

ORGANIZAÇÃO DA TIC

Composição das áreas de TIC

As áreas que compõem e administram os recursos de TIC da FUNDACENTRO são o Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Operações (STIO) e o Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios (STDN), subordinados à Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) que por sua vez é vinculada à Diretoria de Conhecimento e Tecnologia (DCT).

 

 

Figura 1 - Organograma da administração de recursos de TIC

 

 

Atribuições das áreas de TIC

O artigo 24 do Regimento Interno da FUNDACENTRO, instituído pela PORTARIA FUNDACENTRO Nº 752, DE 17 DE JANEIRO DE 2022 (0139550) prevê as seguintes competências para a CTIC:

I - exercer as funções de órgão seccional do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), na análise e proposições de mecanismos, processos e atos normativos, em articulação com o órgão central, inclusive quanto ao cumprimento das normas vigentes;

II - estabelecer e coordenar a execução da política de segurança de tecnologia da informação e comunicações (POSIC), no âmbito da Fundacentro;

III- estabelecer diretrizes, normas e padrões técnicos de implantação, utilização e modernização dos sistemas corporativos e da rede de dados;

III - implementar as políticas, planos e programas de ação, traçados para o desenvolvimento de sistemas, assegurando o cumprimento dos objetivos estratégicos;

IV - definir e coordenar as ações estratégicas em conjunto com as demais áreas, para alinhar as ações de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) com a missão institucional;

V - fomentar, prover e integrar soluções de tecnologia para eficiência e segurança dos processos da Fundacentro;

VI - coordenar, acompanhar e participar da elaboração e execução das contratações de tecnologia da informação e comunicação e gerenciar a qualidade desses bens e/ou serviços;

VII - instalar, configurar e manter atualizados os equipamentos de rede e segurança, sistemas operacionais e outros softwares básicos necessários ao funcionamento de serviços e soluções de TIC;

VIII - realizar o planejamento e a gestão de capacidade dos elementos de infraestrutura necessários ao funcionamento dos serviços e soluções de TIC;

IX - promover o aprimoramento e acompanhar os serviços públicos oferecidos pela instituição em seus canais eletrônicos, zelando pela melhor experiência do usuário;

X - manter os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), implementando estratégias para garantir a sua segurança, integridade, consistência e recuperabilidade, bem como sugerir rotinas de limpeza e otimização de bases de dados e a padronização da estrutura de dados;

XI - realizar o levantamento de requisitos de novos sistemas e manter os sistemas vigentes em pleno funcionamento por meio de manutenções evolutivas e corretivas;

XII - analisar demandas advindas das áreas finalísticas e/ou administrativa e propor as soluções de TIC que melhor se adequem às necessidades apresentadas; e

XIII - executar outras ações relacionadas à tecnologia da informação e comunicações requeridas pelo Diretor de Conhecimento e Tecnologia.

 

No intuito de viabilizar a execução de todas competências da CTIC, as seguintes atividades foram distribuídas da seguinte maneira:

 

Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Operações

 

Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios

 

Além das atividades descritas acima, os serviços STIO e STDN são responsáveis por receber as demandas de TIC, bem como participar de todas as fases do processo para a conclusão destas, como elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP) para identificar a melhor solução para cada demanda; elaboração do Termo de Referência de acordo com a solução definida no ETP; pesquisa de preços; homologação das propostas; conferência e aceite do bem ou serviço de acordo com as exigências definidas no Termo de Referência.

 

Muitas atividades atribuídas ao STIO e STDN são desempenhadas com suporte técnico oriundo de contratações de empresas especializadas em TIC. A responsabilidade pela fiscalização técnica da execução contratual é atribuída ao STIO e ao STDN, abrangendo um importante número de contratos a seguir apresentados, o que requer um esforço técnico, operacional e administrativo considerável, conforme:

Técnico: identificação e resolução de problemas; análise de demandas.

Operacional: acompanhamento da execução do objeto de cada respectivo contrato;

Administrativo: registro de ocorrências; conferência e envio de NFs/Faturas para pagamento; emissão de ofícios; comunicação com as empresas contratadas para resolução de problemas técnicos e administrativos.

 

Tabela 1 - Lista de Contratos de TIC

 

Processo SEI

Nº Contrato

Objeto

Data de Início

Data máxima de Execução

Fiscalização

47648.000687/2021-74

05/2021

Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referentes à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto

12/05/2021

11/05/2026

STIO

47648.001354/2021-62

16/2021

Outsourcing de impressão com fornecimento de suprimentos e peças de reposição

08/09/2021

07/09/2026

STIO

47648.001193/2022-98

24/2022

Manutenção preventiva e corretiva do NoBreak de TIC

20/09/2022

19/09/2027

STIO

47648.002010/2022-51

38/2022

Fornecimento de licenças e solução centralizada de gerenciamento para os Firewalls

30/12/2022

29/12/2026

STIO

47648.001495/2024-28

28/2024

Fornecimento de licenças Microsoft 365

19/12/2024

18/12/2034

STIO

47648.001322/2024-18

22/2024

Fornecimento de licenças de Antivirus

22/10/2024

21/10/2034

STIO

47648.001416/2022-17

27/2022

Prestação de serviços de emissão de certificados digitais A3 (SerproID e Token)

04/10/2022

03/10/2027

STIO

47648.001047/2024-24

17/2024

Prestação de serviços de emissão de certificado CNPJ

03/09/2024

03/09/2034

STIO

47648.001902/2023-16

21/2023

Prestação de serviços de link de Internet dedicado para os Escritórios Avançados

14/12/2023

13/12/2033

STIO

47648.001936/2023-19

22/2023

Prestação de serviços de link lan-to-lan para o CTN

26/12/2023

25/12/2033

STIO

47648.001868/2023-80

23/2023

Contratação de Autonomous System Number (ASN) para a Fundacentro

18/12/2023

17/12/2033

STIO

47648.001177/2024-67

26/2024

Prestação de serviços de link lan-to-lan para o CTN (Link Redundante)

02/12/2024

01/12/2034

STIO

47648.001166/2021-34

14/2021

Prestação de serviços de suporte e gerenciamento de Tecnologia da Informação em Bibliotecas

10/08/2021

09/08/2026

SBD

47648.001527/2024-95

30/2024

Prestação de serviços de assinatura da Plataforma Alma para o Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD)

19/02/2024

18/02/2029

SBD

 

 

RESULTADO DO PDTIC ANTERIOR

 

Tabela 4Lista de Ações de TIC e Prioridades

 

ID

Ações

Prazo/

Conclusão

Resultado

A2301

Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC

Contínuo

Realizado

A2302

Adquirir equipamentos de rede cabeada (switches) para substituição das unidades defasadas

Mar/2023

Realizado

A2303

Implantar processo de gestão de dados

Dezembro/2024

Não iniciado

A2304

Licitar o contrato de desenvolvimento e manutenção de sistemas

Junho/2023

Não concluido em 2024

A2305

Adquirir equipamentos de rede sem fio (WiFi) para substituir de solução obsoleta de rede sem fio na Sede/CTN e UD's

Dezembro/2023

Realizado

A2306

Implantar de solução de firewall na Sede/CTN e UD's

Junho/2023

Realizado

A2307

Adquirir estabilizadores de tensão para a Sede/CTN e UD's, para substituição de equipamentos defeituosos

Junho/2023

Realizado

A2308

Adquirir software Autocad

Junho/2023

Realizado

A2309

Manter no-break em operação com manutenções preventivas, corretivas e substituição de peças

Contínuo

Realizado

A2310

Manter em operação o link de Internet da Sede/CTN e das UD's

Contínuo

Realizado

A2311

Implantar o SUPER.BR para tramitação de processos (evolução do SEI)

Dezembro/2023

Realizado

A2312

Otimizar arquitetura de TIC

Dezembro/2023

Realizado

A2313

Implementar ações que contribuem com o aprimoramento da governança e gestão de TIC

Dezembro/2023

Realizado

A2314

Implementar os Eixos do Plano de Transformação Digital (Segurança da Informação)

Dezembro/2023

Realizado

A2315

Propor e elaborar regulamentações de TIC para atender aos normativos externos e internos

Dezembro/2023

Realizado

A2316

Renovação software do StreamYard

Maio/2023

Realizado

A2317

Implantar processamento e análise de dados estruturados e/ou não estruturados (qualitativos e/ou quantitativos)

Dezembro/2023

Realizado

A2318

Aquisição de câmeras e microfones de mesa para videoconferência

Dezembro/2023

Realizado

A2401

Iniciar a migração de serviços para a nuvem

Junho/2024

Não concluido em 2024

A2402

Adquirir licenças de M365

Dezembro/2024

Realizado

A2403

Adquirir licenças antivírus

Outubro/2024

Realizado

A2404

Renovação do software Adobe Creative Cloud

Agosto/2024

Realizado

A2405

Renovação das licenças AutoCAD

Junho/2024

Realizado

A2406

Fomentar a utilização de soluções baseadas em software livre

Dezembro/2024

Realizado

 

 

REFERENCIAL ESTRATÉGICO DE TIC

Missão:

Garantir a disponibilidade, a segurança e a inovação nos serviços de TIC, oferecendo soluções tecnológicas eficientes e de qualidade para suportar as atividades da Fundacentro. As áreas de tecnologia da Fundacentro existem para facilitar a execução das políticas públicas relativas à Fundacentro, atendendo às demandas dos servidores e cidadãos com excelência.

 

Visão:

Ser referência em governança de TIC pela sua capacidade de impulsionar a transformação digital da Fundacentro, com soluções tecnológicas que gerem valor público e assegurem a eficiência, a segurança e a transparência dos serviços prestados.

 

Valores

Compromisso com a ética, a transparência e a inovação; foco no atendimento às necessidades das áreas de negócio; responsabilidade com o uso eficiente dos recursos públicos; e respeito à privacidade e à segurança da informação, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo.

 

Objetivos Estratégicos

Alinhar as iniciativas de TIC às estratégias institucionais, promover a inovação contínua, garantir a segurança e a disponibilidade dos sistemas, e otimizar o uso dos recursos de TIC para melhorar a prestação de serviços e apoiar as políticas públicas das quais a Fundacentro é responsável.

 

 

ALINHAMENTO COM A ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO

O Planejamento Estratégico Institucional, aprovado pela Portaria nº 1516, de 09 de Janeiro de 2025 (0308237), prevê uma série de objetivos estratégicos relacionados diretamente à TIC, conforme descrito na tabela 2 abaixo. Importante destacar que é através do alinhamento estratégico que os recursos de tecnologia da informação geram valor à Fundacentro.

Tabela 2 – Objetivos Estratégicos

 

ID

Objetivo Estratégico

OE01

OBJETIVO 1 – PRODUZIR CONHECIMENTOS SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM CONSONÂNCIA COM AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS DO MUNDO DO TRABALHO

OE03

OBJETIVO 3 - DIFUNDIR CONHECIMENTO EM SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS

OE04

OBJETIVO 4 - AMPLIAR A FORMAÇÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS

OE05

OBJETIVO 5 - APRIMORAR A GESTÃO DE CONTRATAÇÕES, SUSTENTABILIDADE E BENS PATRIMONIAIS

OE09

OBJETIVO 9 - APRIMORAR A GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 

Também foram consideradas as portarias publicadas no processo 47648.001548/2024-19 que aprovam os Cursos e Eventos previstos para 2025 e as portarias publicadas no processo 47648.000179/2024-39 que aprovam as iniciativas/pesquisas previstos para 2025.

 

 

 

INVENTÁRIO DE NECESSIDADES

A tabela a seguir contempla o alinhamento das necessidades de tecnologia da informação e comunicação com o planejamento estratégico e o plano de ação da Fundacentro.

 

Tabela 3 Necessidades/alinhamento com os objetivos traçados no planejamento estratégico

 

ID

Necessidade

ID Objetivo

Estratégico

Solicitante

N1

Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC

OE09

CTIC

N2

Garantir a disponibilidade de serviços e conteúdo técnico por meio do Portal Institucional

OE01, OE03

STDN

N3

Manter os sistemas e aplicativos móveis e sistemas de back-end atualizados

OE03, OE04

STDN

N4

Renovar os contratos de serviços de TIC com vencimento em 2025-2026

OE01, OE09, OE03, OE04

STIO

STDN

SCE

SLO

N5

Desenvolver novos aplicativos móveis

OE03, OE04

STDN

N6

Aquisição ou assinatura de softwares especializados

OE01, OE03, OE04

SCE
SLO

N7

Aquisição de equipamentos e periféricos

OE01, OE02

DCT

 

 

CAPACIDADE ESTIMADA DE EXECUÇÃO DA TIC

Considerando que as áreas de TIC da Fundacentro contém três servidores de carreira, a gestão de TIC está centralizada nesses servidores. Tanto o STIO quando o STDN contam com empresas especializadas na prestação de serviços tecnológicos, tanto para a sustentação de infraestrutura e suporte técnico aos usuários finais, quando para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação.

 

 

PLANO DE METAS E AÇÕES

Esta seção tem como objetivo apresentar o acompanhamento das ações relevantes para o atendimento das necessidades previstas na Tabela 3. Portanto, é possível que uma necessidade esteja associada a diversas ações.

Com base nessa premissa, tendo em vista o atual quadro reduzido de servidores lotados nos STIO e STDN e possíveis restrições orçamentárias para os exercícios de 2025 e 2026, houve a necessidade do CGD deliberar sobre a ordem de priorização das ações a serem desenvolvidas pela FUNDACENTRO, no tocante aos serviços de TIC.

 

Priorização das ações

Com base na deliberação realizada na 12ª. reunião ordinária do CGD, foi definida a seguinte tabela de prioridades de ações de TIC.

A ordem das prioridades dentre as ações definidas pelo CGD, ou outras ações relevantes surgidas durante o curso deste PDTIC, poderão ser modificadas ou incluídas, desde que justificadas e deliberado em reunião pelo CGD, sendo as alterações registradas em Ata de Reunião, devidamente assinada pelos membros participantes, e anexada no processo SEI 47648.000960/2019-46.

Excepcionalmente, outras ações de TIC que não estejam previstas neste PDTIC, poderão ser desenvolvidas pela FUNDACENTRO, para atendimento à legislação e/ou a órgão superior ou de controle externo.

 

Tabela 4Lista de Ações de TIC e Prioridades

 

 

ID

Ação

Detalhamento da Ação

Necessidade Associada

Prazo/Conclusão

Criticidade

Impacto

Prioridade

A2501

Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC

Monitorar, proativamente os recursos de TIC, para garantir que estejam disponíveis aos servidores, colaboradores e cidadãos. O sistema de monitoramento é parte integrante dos serviços de infraestrutura, sustentação e operação de rede. A utilização de sistema de monitoramento é imprescindível para análise da disponibilidade de serviços, dimensionamento de recursos, evitar ou diminuir o impacto de problemas e também para auxiliar na fiscalização de contratos.

N1, N2

Contínuo

Alta

Alta

Alta

A2502

Garantir a disponibilidade e sustentação dos sistemas fornecidos aos cidadãos

Garantir que os aplicativos móveis e sistemas estejam funcionando adequadamente com monitoramento proativo periódico e atualizações de acordo com novas versões de sistemas operacionais, e sistemas de back-end para alimentação dos aplicativos.

N1, N2

Contínuo

Média

Média

Média

A2503

Desenvolver novos aplicativos e sistemas demandados pela alta gestão ou adequações solicitadas pelos órgãos superiores

Apoiar o desenvolvimento de novos aplicativos solicitados pelas áreas técnicas como a DPA e a DCT.

N5

Contínuo

Média

Média

Média

A2504

Manter em operação o link de Internet da Sede/CTN e das UD's

Acompanhar a operação dos links de Internet da Sede/CTN e UD's diariamente para garantir que os serviços de TIC estejam disponíveis para os servidores, colaboradores e cidadãos

N1, N2

Contínuo

Alta

Alta

Alta

A2505

Manter no-break em operação com manutenções preventivas, corretivas e substituição de peças

Acompanhar a operação do no-break existente na CTIC, pois sustenta todos os equipamentos que sustentam os principais serviços de TIC da Fundacentro

N1, N2

Contínuo

Alta

Alta

Alta

A2506

Implementar ações que contribuam com o aprimoramento da governança e gestão de TIC

Avaliação do cenário atual de TIC e melhorias relacionadas à gerência de mudança e ações de governança de TIC para melhorar os indicadores de serviços de TIC prestados aos servidores e colaboradores

N1, N2

Contínuo

Média

Média

Média

A2507

Propor e elaborar regulamentações de TIC para atender aos normativos externos e internos

Identificar os atos normativos do Governo Federal (como Instruções Normativas, por exemplo) e identificar os normativos internos para que a Fundacentro esteja tecnologicamente alinhada com as necessidades do Governo Federal e com as necessidades da área finalística e da área meio da Instituição

N1

Contínuo

Média

Média

Média

A2508

Implementar os Eixos do Plano de Transformação Digital (Segurança da Informação)

Executar as ações para cumprimento dos Eixos propostos pela SGD (Secretaria de Governo Digital) e SEME (Secretaria de Modernização do Estado) da Presidência da República

N1, N2

Contínuo

Alta

Alta

Alta

A2509

Atender o Plano de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI)

Com o avanço do Governo Digital Brasileiro, urge que controles e medidas de privacidade e segurança da informação sejam aprimorados. A privacidade e a segurança da informação são temas relevantes que devem ser tratados como tópicos relacionados aos riscos estratégicos das organizações integrantes do SISP.

N1, N2

Contínuo

Alta

Alta

Alta

A2510

Otimizar arquitetura de TIC

Avaliação da arquitetura de TIC existente na Fundacentro para identificar pontos de melhoria para melhorar os serviços de TIC prestados aos servidores e colaboradores

N1, N2

Contínuo

Média

Média

Média

A2511

Implantar extração de dados do SEI

Desenvolver solução para extração de dados do SEI para análises gerenciais e para comprovação de produtividade dos agentes públicos

N1

dez/25

Baixo

Baixo

Baixo

A2512

Manter o SEI atualizado conforme última versão estável disponibilizada

Garantir que as funcionalidades mais recentes do SEI estejam disponíveis para os usuários da Fundacentro

N1

Contínuo

Alta

Alta

Alta

A2513

Manter o Moodle atualizado conforme última versão estável disponibilizada

Garantir que as funcionalidades mais recentes do Moodle estejam disponíveis para o SCE e usuários externos da Fundacentro

N1

Contínuo

Médio

Médio

Médio

A2514

Realizar estudos técnicos para avaliação de migração de serviços para a nuvem (DFD 46/2024)

Estudos de viabilidade para migração de alguns serviços hospedados internamente para serem hospedados em nuvem

N1, N4

dez/25

Baixo

Baixo

Baixo

A2515

Adquirir câmeras e microfones de mesa para videoconferência

Adquirir microfones de mesa e câmeras com maior ângulo de visão para reuniões e cursos por videoconferência. Considerar o levantamento feito pelo formulário

N7

dez/25

Baixo

Baixo

Baixo

A2516

Realizar estudos técnicos para aquisição de computadores e/ou notebooks

Adquirir computadores para os postos de trabalho presenciais e notebooks (para salas de curso/reunião e alta administração) conforme levantamento efetuado pela DCT.

N1, N7

dez/25

Alta

Alta

Alta

A2517

Realizar estudos técnicos para aquisição servidores de aplicação (DFD 47/2024)

Adquirir servidores de aplicação para substituição dos equipamentos atuais, defasados e sem garantia e para melhoria dos serviços prestados internamente e aos cidadãos (publicação dos aplicativos móveis)

N1, N7

dez/25

Alta

Alta

Alta

A2518

Realizar estudos técnicos para atualização tecnológica da solução de proteção de rede

Adquirir solução tecnológica de segurança de perímetro de rede

N1, N7

dez/26

Alta

Alta

Alta

A2519

Adquirir MacBook e softwares para edição de vídeo e transmissão dos Cursos e Eventos pelo Audiovisual (DFD 61/2024)

Adquirir computadores com especificações adequadas e softwares específicos para edição de videos e outros materiais audiovisuais

N2, N7

dez/25

Média

Média

Média

A2520

Renovar licenças do software AutoCAD

Licenças para apoio do Serviço de Logística

N1

out/25

Média

Média

Média

A2521

Renovar licenças do software Adobe Creative Cloud (DFD 48/2024)

Prorrogar por mais 12 meses a contratação de serviço de subscrição de licenças do pacote Adobe Creative Cloud, respeitando o limite de 48 meses

N1, N2, N4

dez/25

Média

Média

Média

A2522

Renovar licenças do software StreamYard

Prorrogar por mais 12 meses a contratação de serviços referentes à aquisição de direito de uso de licença de software Streamyard, versão professional, para uso em nuvem, respeitando o limite de 60 meses.

N2, N7

dez/25

Média

Média

Média

A2523

Contratação de serviços de desenvolvimento e manutenção de software para a Sede/CTN e UD's (DFD 03/2025)

Finalizar o processo de contratação devido a revogação do pregão ao término do ano de 2024

N1, N2, N5

dez/25

Alta

Alta

Alta

A2524

Renovação dos serviços para fornecimento de certificados digitais A3 para pessoas físicas (CPF) e A1 para CNPJ

Renovação dos Contratos 27/2022 e 17/2024

N1, N3, N4

Contínuo

Alta

Alta

Alta

A2525

Atualizar o SGPA tecnologicamente

A atual versão do SGPA foi desenvolvida em 2014 e recebeu diversas atualizações ao longo do tempo. Há a necessidade de efetuar uma avaliação quanto ao framework utilizado garantindo a compatibilidade com os navegadores atuais.

N1, N2, N3

Contínuo

Alta

Alta

Alta

A2526

Manter o Petrvs atualizado conforme última versão estável disponibilizada

Garantir que as funcionalidades mais recentes do Petrvs estejam disponíveis para os usuários da Fundacentro

N1

Contínuo

Alta

Alta

Alta

A2601

Renovar licenças do software Microsoft 365

Renovar o direito de uso das licenças de M365 que viabilizam o Plano de Gestão e a elaboração de documentos pelos servidores e colaboradores da Fundacentro

N1, N2

dez/26

Alta

Alta

Alta

A2602

Manter em atividade a segurança de endpoint corporativa (antivírus)

Manter em operação e atualizada a segurança dos endpoints (desktops, notebooks, servidores), para manter um nível mínimo de segurança nos equipamentos e do ambiente computacional

N1, N2, N4

dez/26

Alta

Alta

Alta

A2603

Realizar Estudos Técnicos para contratação de serviços de suporte técnico e sustentação de Infraestrutura de TIC

O contrato 05/2021 atingirá o prazo máximo de execução em Maio/2026

N1, N2, N4

dez/25

Alta

Alta

Alta

A2604

Realizar Estudos Técnicos para contratação de serviços de outsourcing de impressão

O contrato 16/2021 atingirá o prazo máximo de execução em Setembro/2026

N4

mar/26

Média

Média

Média

A2605

Fomentar a utilização de soluções baseadas em software livre

Adotar a utilização de ferramentas baseadas em software livre para as diferentes atividades da Instituição (áreas meio e fim)

N1

Contínuo

Média

Média

Média

A2606

Manter o Petrvs atualizado conforme última versão estável disponibilizada

Garantir que as funcionalidades mais recentes do Petrvs estejam disponíveis para os usuários da Fundacentro

N1

Contínuo

Alta

Alta

Alta

 
 

 

PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS

A capacitação dos servidores das áreas de tecnologia da informação prevista para 2025-2026:

 

Tabela 8 - Necessidades de Capacitação.

 

Nome do Servidor

Nome da ação de desenvolvimento

Objeto temático de acordo com a área de atuação

Necessidades

Diego Ricardi dos Anjos

 

  • Praticando a gestão e fiscalização de contratos administrativos

  • Praticando a LGPD
    Aplicando aprendizado de máquina usando R/RStudio

  • Fundamentos da Segurança da Informação na Transformação Digital

  • Aprendendo com Python

  • Inteligência Artificial no Contexto do Serviço Público

Aprimorar a capacidade de Gestão e conhecimentos técnicos que possam ser aplicados na elaboração de produtos finalísticos.

N1, N3

 

Norisvaldo Ferraz Junior

 

  • Pós Doutorado em Engenharia da Computação

 

Aprimorar técnicas de segurança cibernética (on-premise em em nuvem) e modelos de aprendizagem de máquina

 

N1, N3

Fernando Timoteo Fernandes

  • Capacitação em desenvolvimento de aplicativos com Flutter

  • Capacitação em desenvolvimento de aplicativos de front-end (Angular) e de desenvolvimento de APIs (NodeJS)

Desenvolvimento de Software

N3, N5

 

Para a execução das atividades de TIC é fundamental a manutenção dos contratos de prestação de serviços especializados, como a sustentação de infraestrutura de rede, suporte técnico de TIC aos usuários finais, desenvolvimento e manutenção de sistemas, bem como os demais serviços essenciais, como os serviços de link de acesso à Internet e licenciamento de softwares.

 

 

PLANO ORÇAMENTÁRIO

Para o cumprimento das necessidades estabelecidas na Tabela 3 (Necessidades/alinhamento com os objetivos traçados no planejamento estratégico) é necessário garantir a reserva orçamentária para a aquisição de bens e contratação de serviços, com o objetivo de viabilizar as ações pretendidas.

Tabela 6 - Plano Orçamentário

 

ID Descrição Estimativa Orçamentária (R$) Ações Associadas
1º ano de vigência do PDTIC (2025) 2º ano de vigência do PDTIC (2026)
Investimento Custeio Investimento Custeio
O001 Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referente à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto

-

1.430.000,00

-

1.850.000,00

A2501
A2502
A2504
A2506
A2510
A2512
A2513
A2514
A2603
O002 Desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação

-

500.000,00

-

750.000,00

A2502
A2503
A2523
A2525
O003 Link de Internet Sede/CTN

-

83.200,00

-

102.912,00

A2504
O004 Link de Internet redundante Sede/CTN

-

25.480,00

-

31.516,80

A2504
O005 Link de Internet para os Escritórios Avançados

-

110.500,00

-

136.680,00

A2505
O006 Outsourcing de impressão da Sede/CTN

-

26.000,00

-

32.160,00

A2604
O007 Licenças plataforma M365

-

188.831,64

-

944.158,20

A2601
O008 Renovação certificado digital A3 CPF (pessoas físicas)

-

4.250,50

-

5.100,60

A2524
O009 Renovação certificado digital A1 CNPJ

-

1.000,00

-

1.000,00

A2524
O010 Manter solução endpoint security (antivírus)

-

-

-

10.000,00

A2602
O011 Renovação manutenção no-break Sede/CTN

-

38.841,92

-

21.287,30

A2505
O012 Renovação softwares especializados

-

100.000,00

-

50.000,00

A2502
A2510
A2520
A2521
A2522
O013 Contratação de novos softwares especializados

-

188.327,60

-

-

A2510
A2519
O014 Contratação de servidores de dados e aplicação

700.000,00

100.000,00

-

50.000,00

A2501
A2502
A2506
A2507
A2508
A2509
A2510
A2511
A2512
A2513
A2514
A2517
A2605
O015 Aquisição de câmeras e microfones

-

40.000,00

-

20.000,00

A2501
A2502
A2506
A2507
A2509
A2510
O016 Aquisição de computadores e notebooks para Sede/CTN e EAs

1.300.000,00

-

-

-

A2501
A2507
A2508
A2509
A2510
A2516
O017 Adquirir MacBook e softwares para edição de vídeo e transmissão dos Cursos e Eventos pelo Audiovisual

172.600,00

-

-

-

A2519
  Subtotal (por rubrica e exercício)

2.172.600,00

2.836.431,66

-

4.004.814,90

 
  Total Geral 9.013.846,56

 

 

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS

Tabela 7Análise de Riscos

 

IDENTIFICAÇÃO

ANÁLISE

ID

Descrição do Risco

Necessidade/

Ação Associada

Probabilidade de Ocorrência

Impacto

Ação

Gatilho

Resposta ao Risco

Responsável

R1

Restrição Orçamentária que inviabilize a conclusão do Plano de Metas e Ações do PDTIC

Todas (de N1 a N7)

Alta

Alto

Solicitar empenho para as ações prioritárias

Portaria ou aviso de restrição de orçamento

Priorizar serviços e sistemas essenciais

 

Utilizar recursos humanos do setor para garantia dos serviços essenciais

CTIC

STIO

STDN

R2

Demandas não planejadas e não citadas no PDTIC da Instituição

N4, N6 e N7

 

Média

Médio

Submeter ao CGD

Novas demandas

Priorizar serviços e sistemas essenciais

 

Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável

CTIC

STIO

STDN

R3

Demandas não planejadas e que não constam no PAC

 

Média

Médio

Submeter ao CGD

Novas demandas

Priorizar serviços e sistemas essenciais

 

Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável

CTIC

STIO

STDN

 

 

PROCESSO DE REVISÃO DO PDTIC

O PDTIC poderá ser revisto durante a sua validade, mediante prévia convocação do CGD da Fundacentro.

Os responsáveis pela revisão são os servidores que compõem o CGD da Fundacentro, sendo previamente definido que as convocações podem ser motivadas por necessidades tecnológicas apresentadas pela CTIC ou demandas extraordinárias apresentadas pela Presidência e Diretorias.

 

 

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Os fatores críticos de sucesso para a execução do PDTIC incluem o comprometimento da alta gestão, que é essencial para assegurar o apoio institucional e a alocação de recursos necessários. A integração e a colaboração entre as áreas de negócio e a TIC são igualmente fundamentais, garantindo que as iniciativas tecnológicas estejam alinhadas às reais necessidades da organização.

Outro fator crucial é a capacitação contínua das equipes de TIC, visando ao desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais que permitam a execução eficiente do plano. Além disso, o monitoramento e a avaliação constante do progresso das ações, acompanhados de uma comunicação transparente e eficaz, são essenciais para ajustar o curso quando necessário e assegurar que os objetivos estratégicos sejam atingidos.

A ausência ou fragilidade em qualquer um desses fatores pode comprometer o sucesso do PDTIC, impactando diretamente os resultados esperados.

 

 

AMBIENTE DE TIC

Infraestrutura de TIC

O ambiente tecnológico e o parque de ativos de TIC compreende o número de usuários, os locais, equipamentos e softwares relativos à infraestrutura computacional envolvidos.

Tabela 9Infraestrutura de TIC.

 

ITEM

DEMAIS INFORMAÇÕES

Número de usuários

Local

Servidores/Comissionados

Estagiários

Terceirizados

Sede/CTN

110

7

18

EABA

10

0

0

EADF

2

0

0

EAES

5

0

0

EAMG

8

0

0

EAPA

3

0

0

EAPE

7

0

0

EAPR

3

0

0

EARJ

11

0

0

EARS

5

0

0

EASC

14

0

0

EABS

0

0

0

EACA

3

0

0

Parque tecnológico (Sede/CTN)

 

Categoria

Fabricante

Modelo/Versão

Quantidade

Servidores Físicos

HP

Proliant DL380 G7

10

HP

Proliant ML350 G9

13

Dell

PowerEdge R630

01

Servidores Virtuais

VMWare ESXi

6.0 / 7.0

41

Appliance de Segurança

Fortinet

Firewall Fortinet 400D

01

Sonicwall

Firewall NSA 3500

01

Sonicwall

Antispam ES3300

01

Switches

HP

A5500-48G-PoE+ EI

11

TP-Link

TL-SG3452

09

NAS

Synology

DS414

02

Impressoras (outsourcing)

Canon

-

06

HP

-

01

No-break

SMS

Sinus Triphases 40kVA com módulo de baterias acoplado

01

Parque tecnológico (Unidades Descentralizadas)

Categoria

Fabricante

Modelo/Versão

Quantidade

Roteador (gerência da operadora)

---

---

08 (01 por localidade)

Firewall

Fortinet

30D

08 (01 por localidade)

Switches

HP

A5500-48G-PoE+ EI

06 (01 por localidade, exceto em UDBS e UDCA)

Ambiente tecnológico e arquitetura dos ativos de TIC (Sede/CTN e UDs)

Categoria

Fabricante

Modelo/Versão

Quantidade

Sistema Operacional de Servidor

Microsoft

Server 2003

0

Microsoft

Server 2008 R2

07

Microsoft

Server 2012 R2

16

Linux

Oracle

33

Linux

Ubuntu

10

Linux

CentOS

05

Sistema Operacional de Estação de Trabalho

Microsoft

Windows 7

03

Microsoft

Windows 10

135

Microsoft

Windows 11

02

Plataformas de Virtualização

Microsoft

HyperV

0

VMWare

ESXi

07

Docker Composer

---

02

Gerenciador de Banco de Dados (SGDB)

Microsoft

SQL Server 2005

02

Microsoft

SQL Server 2016

03

Sistemas de Monitoramento

Zabbix

6.0.27

01

Grafana

4.2.0

01

ePO

5.9.1

01

Fortimanager

6.0.5 GA build 0346

01

Condições de operação dos ativos de TIC, incluindo sua vida útil e situação quanto à obsolescência

Todos os equipamentos mencionados estão operacionais, no entanto não há equipamentos cobertos por garantia.

Estrutura de comunicação, incluindo sua arquitetura e situação das redes

Links dedicados em cada uma das localidades, interligados entre si e à Sede/CTN por VPN.

Serviços contínuos e eventuais providos pela área de TIC

Suporte técnico ao usuário

Sustentação dos servidores de aplicação

Manutenção da Infraestrutura de TIC

Execução de backup diário/semanal/mensal em fitas LTO

Segurança da informação

Impressão e digitalização

Acesso à rede local e à Internet

Monitoramento dos ativos e recursos de TIC

Acesso à Intranet e sistemas locais

Manutenção de sistemas legados

Conhecimentos e competências do corpo funcional (usuários clientes) relativas à utilização dos ativos de TIC

Básico para utilização de: 

Windows e ferramentas de escritório (MS Word, MS Excel e MS PowerPoint)

Cliente de e-mail Exchange

Solução de videoconferência

Recursos de impressão e digitalização

Conhecimentos e competências dos servidores de TIC da instituição

03 servidores efetivos com formação superior em áreas de TIC

Estrutura organizacional e distribuição geográfica das unidades que compõem a instituição

Composta pela Sede/CTN localizada em São Paulo/Capital e 12 Unidades Descentralizadas distribuídas em SC, RS, PR, ES, RJ, MG, DF, BA, PE, PA, Campinas (SP) e Baixada Santista (SP).

 

Sistemas

A Fundacentro conta com um parque de sistemas e recursos de TIC que prestam serviços para a sociedade, sendo monitorados pelo STIO e STDN.

Tabela 10Sistemas

 

Sistema

Descrição

SGBD

Tecnologia

Versão Tecnologia

Obsolescência

Urgência

Impacto

AcessoNovo

Controla o acesso a todos os sistemas da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Alto

Administração de Pessoal

Cadastro de Servidores e Terceiros

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Alta

Alto

Agenda de Salas

Sistema para agendamento das salas de reuniões da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Baixo

Aleph e Primo

Gestão de recursos da biblioteca da FUNDACENTRO

My SQL

Proprietária

1.0

Atualização prevista para o sistema Alma

Média

Médio

ARCA

Sistema de arquivos compartilhados por área

SQL Server 2016

dotNet

4.5

-

Média

Baixo

Compras

Licitações e compras em geral da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Descontinuado e disponível apenas para consulta

Alta

Alto

Controle de Acesso

Controle de Acesso (legado)

SQL Server 2005

dotNet

2.0

Será inativado após descontinuidade dos sistemas de Patrimônio e de Protocolo

Baixa

Baixo

Controle de Estacionamento

Controle de Entrada e Saída de Veículos do CTN

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Baixa

Baixo

Curso

Gestão de cursos do CTN e UDs

SQL Server 2016

dotNet

4.6

-

Alta

Alto

Estoque EAES

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixo

Estoque EAPR

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixo

Estoque EARS

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixo

Estoque EASC

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Sem utilização pela UD

Baixa

Baixo

Estoque EABA

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixo

Estoque EADF

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Baixo

Estoque EAMG

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Baixo

Estoque EAPE

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Baixo

Estoque e Requisição de Material

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Médio

GEDI

Gestão de Documentação Interna - Ofícios, Portarias, etc.

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Descontinuado e disponível apenas para consulta

Baixa

Baixo

Gerador de Links

Gerar links para serem acessados em e-mails externos e no Portal da FUNDACENTRO.

NA

dotNet

2.0

-

Média

Médio

Gerenciador de Evento

Gestão de eventos da FUNDACENTRO (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Alta

Alto

Gerenciador de Notícia

Gestão de notícias (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Médio

Gestionnaire Libre de Parc Informatique (GLPI)

Software de ITSM (Gestão de Serviços de TI)

MySQL

PHP

10.0.10

-

Alta

Médio

Zabbix

Software de monitoramento de ativos e recursos de TIC

MySQL

PHP

6.0.27

 

Alta

Alta

Intranet

 

SQL Server 2016

dotNet

 

-

Média

Médio

Laudo EPI

Gestão de laudos de ensaios de EPI

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Médio

Mala Direta Novo

Envio de malas diretas (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Médio

Patrimônio (Depreciação)

Depreciar valores de materiais a partir da data de aquisição

SQL Server 2005

dotNet

2.0

Em migração para o sistema SIADS

Média

Médio

Podcast / Videocast

Podcasts e Videocasts (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Baixo

Portal - Acervo Digital

Gestão da área de acervo digital do Portal

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Médio

Portal - Audiovisual

Gestão da área de multimídia do Portal

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Baixa

Baixo

Proteção de Máquinas - Banco de Fotos e Vídeos

Banco de fotos da área técnica

SQL Server 2005

Classic ASP/VB6

VB6

Descontinuado devido a aposentadoria do servidor responsável

Baixa

Baixo

Publicação

Gestão de publicações do Portal

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Pode ser substituído pelo SEI

Média

Médio

RBSO

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional Mobile

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Apenas para inclusão de conteúdo

Baixa

Baixo

SAD - Avaliação de Desempenho

Sistema para Avaliação de Desempenho de Servidores

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Probabilidade de migração para sistema do Governo Federal (SIGEPE)

Alta

Alto

SGPA Novo

Gestão de Projetos e Atividades (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Média

Médio

Sistema de Patrimônios

Controle de patrimônios da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

Classic ASP/VB6

VB6

Em migração para o sistema SIADS

Média

Baixo

Sistema de Protocolo

Gestão de protocolos da FUNDACENTRO

SQL Server 2005

Classic ASP/VB6

VB6

Descontinuado e disponível apenas para consulta

Baixa

Baixo

SEI - Sistema Eletrônico de Informações

Sistema Eletrônico Nacional da FUNDACENTRO (Sistema Oficial do PEN – Processo Eletrônico Nacional) para atendimento ao DECRETO Nº 8.539, DE 8 DE OUTUBRO DE 2015

MySQL

PHP

4.0.12

-

Alta

Alto

SISGP

Sistema para gerenciamento de Programas de Gestão de Demandas criado pela Superintendência de Seguros Privados/Ministério da Fazenda

SQL Server 2016

dotNet

1.0.7

-

Alta

Alto

Sobrecarga

Estimativas de Sobrecarga Térmica (IBUTG)

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Alta

Alto

Solicitação a CEd

Solicitação de Certificados de Cursos Antigos (1973 a 1986)

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Baixa

Baixo

Solicitação de Manutenção Predial

Solicitação de reparos do CTN

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Pode ser substituído por sistema da empresa contratada

Baixa

Baixo

SST Fácil

Gestão de conteúdo do app mobile SST Fácil

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Médio

Moodle

Sistema de Educação à Distância

MySQL

PHP

5.3

-

Médio

Médio

Petrvs

Sistema do Programa de Gestão e Desempenho

PHP

MySQL

2.3.8

-

Alta

Alta

 

 

CONCLUSÃO

A Tecnologia da Informação e Comunicação é essencial para a operação e o desenvolvimento das atividades do órgão, atuando como uma facilitadora estratégica para o cumprimento de sua missão institucional. A TIC possibilita a automação de processos, a otimização de recursos, e a melhoria da comunicação interna e externa, resultando em maior eficiência e qualidade nos serviços prestados. Além disso, a TIC é crucial para a inovação, permitindo a implementação de novas soluções que atendam às demandas do cidadão e promovam a transformação digital institucional. Ao fornecer suporte tecnológico adequado, a TIC não apenas sustenta, mas potencializa a capacidade da organização em atingir seus objetivos e melhorar continuamente seus serviços.

A execução do PDTIC é vital para garantir que as iniciativas de TIC estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da organização e possam contribuir de maneira efetiva para os resultados institucionais. Para que o plano seja bem-sucedido é necessário o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas, com uma visão clara das metas e do papel que a TIC desempenha no negócio. Além disso, o acompanhamento contínuo do PDTIC é essencial para monitorar o progresso das ações, avaliar a eficácia das iniciativas e fazer os ajustes necessários ao longo do tempo. Sensibilizar os gestores e as equipes para a importância deste acompanhamento é fundamental, pois o sucesso do PDTIC depende de uma execução dinâmica e responsiva, capaz de se adaptar às mudanças e garantir que as metas estabelecidas sejam efetivamente alcançadas.

 

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços. SISP: Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação. [Brasília, DF, 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategias-e-governanca-digital/sisp. Acesso em: 12 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Economia. Guia de PDTIC do SISP. Versão 2.1. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/sisp/guia-do-gestor/documentos/guia-de-pdtic-do-sisp-2-1/@@download/file/Guia%20de%20PDTIC%20do%20SISP%20v2.1.pdf. Acesso em: 12 out. 2024.

 


Referência: Processo nº 47648.001023/2024-75 SEI nº 0314488