Boletim Eletrônico - SEI em 28/07/2020

Timbre

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

  

Resolução CGD Nº 1, DE 27 DE julho DE 2020

  

   

 

O PRESIDENTE DO COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 12 do Estatuto aprovado pelo Decreto nº 10.096, de 6 de novembro de 2019, e pelo inciso III do Art. 2°, da Portaria n° 208 de 20 de julho de 2020, que institui o CGD e

 

CONSIDERANDO o Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020, que institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional;

CONSIDERANDO a Portaria SGD/ME nº 778, de 4 de abril de 2019, que dispõe sobre a implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação nos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal - SISP;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000850/2020-18;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000960/2019-46;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 47648.000997/2020-16,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), com vigência para os anos de 2021 e 2022, previsto no Anexo I desta Resolução.

Art. 2º - O PDTIC será revisto anualmente. 

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Felipe Memolo Portela, Presidente, em 27/07/2020, às 21:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I À Resolução Nº 1, DE 27 DE julho DE 2020

 

PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - PDTIC

2021/2022

 

 

 

 

Comissão de Elaboração do PDTIC 2021/2022

 

Nome

Unidade

Cargo

Marina Brito Battilani

DCT

Diretora de Conhecimento e Tecnologia

Diego Ricardi dos Anjos

STIC

Chefe de Serviço - STIC

Norisvaldo Ferraz Júnior

STIC

Analista em C&T

Fernando Timoteo Fernandes

STDN

Chefe de Serviço - STDN

 

 

 

 

 

Lista de Abreviaturas

 

CGD - Comitê de Governança Digital

CGTI - Comitê Gestor de Tecnologia da Informação

DCT – Diretoria de Conhecimento e Tecnologia

PDTIC – Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

SISP – Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação

STDN – Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios

STIC – Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Comunicações

 

Introdução

A FUNDACENTRO é membro do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), sendo este um sistema instituído com o objetivo de gerir os recursos de tecnologia da informação da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.

Um dos principais artefatos preconizados pelo SISP é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), ou seja, é um instrumento de Gestão da TIC que envolve diagnóstico, planejamento, habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de informações, infraestrutura e pessoal para atender às necessidades de informação com ações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à Instituição.

 

Metodologia Aplicada

Este PDTIC foi redigido pela Comissão de Elaboração do PDTI da FUNDACENTRO e aprovado pelo Comitê de Governança Digital (CGD) da FUNDACENTRO, instituído pela portaria interna n° 208, de 20 de julho de 2020 (0066796).

A estrutura do documento para o PDTIC 2020-2021 está de acordo com o Guia de Elaboração do PDTIC, disponibilizado pelo SISP.

 

Organização de TIC

Composição das áreas de TIC

As áreas que compõem e administram os recursos de TIC da FUNDACENTRO são o Serviço de Tecnologia -  Infraestrutura e Comunicação (STIC) e o Serviço de Tecnologia -  Desenvolvimento e Negócios (STDN), vinculados à Diretoria de Conhecimento e Tecnologia (DCT).

 

Figura 1 - Organograma da administração de recursos de TIC

 

 

Atribuições das áreas de TIC

O artigo 27 do Regimento Interno da FUNDACENTRO, instituído pela Portaria n° 152, de 01 de junho de 2020, prevê as seguintes competências para as áreas de TIC:

“I - implementar as políticas, planos e programas de ação, traçados para o desenvolvimento de sistemas, assegurando o cumprimento dos objetivos do estratégicos;

II - definir ações estratégicas em conjunto com as demais áreas, para alinhar as ações da TI com o negócio;

III - fomentar, prover e integrar soluções de tecnologia para eficiência dos processos da FUNDACENTRO;

IV - coordenar o desenvolvimento e a implantação dos sistemas de informação;

V - auxiliar a Diretoria de Administração e Finanças na contratação de serviços de infraestrutura de Tecnologia da Informação no âmbito da instituição e gerenciar a qualidade desses serviços;

VI - efetuar o planejamento e a gestão de capacidade dos elementos de infraestrutura necessários ao funcionamento dos serviços e soluções de TI;

VII - instalar, configurar e manter atualizados os equipamentos de rede e segurança, sistemas operacionais e outros softwares básicos necessários ao funcionamento de serviços e soluções de TI; e

VIII - promover programas de parcerias para novos negócios e de geração de ideias para estimular a inovação na organização.”

 

No intuito de viabilizar a execução de todas competências descritas no Regimento interno, houve, por bem, a necessidade de dividir as atividades entre dois serviços distintos, conforme segue abaixo.  

 

Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Comunicações

 

Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios

 

Além das atividades descritas acima os STIC e STDN são responsáveis por receber as demandas de TIC, bem como participar de todas as fases do processo para a conclusão das mesmas, como elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP) para identificar a melhor solução para cada demanda; elaboração do Termo de Referência de acordo com a solução definida no ETP; pesquisa de preços; homologação das propostas; conferência e aceite do bem ou serviço de acordo com as exigências definidas no Termo de Referência.

 

Nos termos da Portaria n° 443, de 27 de dezembro de 2018, muitas atividades atribuídas aos STIC e STDN são desempenhadas com suporte técnico oriundo de contratações de empresas especializadas em TIC. A responsabilidade pela fiscalização técnica da execução contratual é realizada pelos STIC e STDN, sendo hoje um total de 07 (sete) contratos, o que demanda esforço técnico, operacional e administrativo, conforme:

Técnico: identificação e resolução de problemas; análise de demandas.

Operacional: acompanhamento da execução do objeto de cada respectivo contrato;

Administrativo: registro de ocorrências; conferência e envio de NFs/Faturas para pagamento; emissão de ofícios; comunicação com as empresas contratadas para resolução de problemas técnicos e administrativos.

 

Tabela 1 - Lista de Contratos de TIC

 

Processo SEI

Nº Contrato

Objeto

Data de Início

Data máxima de Execução

Fiscalização

47648.001517/2019-92

05/2015

Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referentes à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto

11/05/2015

Em prorrogação extraordinária até 11/11/2020

STIC

47648.001457/2019-16

15/2015

Fornecimento de licenças para a solução AntiSpam

16/11/2015

15/11/2020

STIC

47648.001468/2019-98

22/2015

Link dedicado para as Unidades Descentralizadas

15/01/2016

14/01/2021

STIC

47648.001444/2019-39

23/2015

Outsourcing de impressão com fornecimento de suprimentos e peças de reposição

22/02/2016

21/02/2021

STIC

47648.001609/2019-72

01/2017

Fornecimento de licenças para os Firewalls e solução centralizada de gerenciamento

12/06/2017

11/06/2021

STIC

47648.001459/2019-05

01/2018

Link dedicado para a Sede/CTN

28/03/2019

27/03/2024

STIC

47648.001538/2019-16

02/2019

Manutenção e desenvolvimento de sistemas

03/06/2019

02/06/2024

STDN

 

 

 

 

Alinhamento com o planejamento estratégico 2020-2023 da fundacentro

O planejamento Estratégico da FUNDACENTRO, aprovado pela Portaria n° 490, de 16 de dezembro de 2019 (0040670), prevê uma série de objetivos estratégicos relacionados diretamente à TIC, conforme descrito na tabela 2 abaixo. Importante destacar que é através do alinhamento estratégico que os recursos de tecnologia da informação geram valor à FUNDACENTRO.

Tabela 2 – Objetivos Estratégicos 

 

ID

Objetivo Estratégico

E1

Ampliar a capacidade de acesso e processamento de dados em segurança e saúde no trabalho

E2

Desenvolver visão prospectiva para identificar áreas estratégicas de atuação

E3

Disseminar conhecimento utilizando novas tecnologias de informação e comunicação

E4

Otimizar recursos para aumento da produtividade e investimento na área finalística

E5

Promover pesquisas aplicadas em segurança e saúde com foco em prioridades estratégicas

 
 

Com base nestes objetivos estratégicos somadas às demandas de TIC previstas no PAC 2021 (0056377) verificamos as seguintes necessidades da Instituição, conforme tabela 3 abaixo:

 

Tabela 3 Necessidades/alinhamento com os objetivos traçados no planejamento estratégico

 

ID

Necessidade

ID Planej. Estratégico

Solicitante

N1

Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC

E1

STIC

STDN

N2

Garantir a disponibilidade de serviços e conteúdo técnico por meio do Portal Institucional

E3

STDN

N3

Atualizar o SEI conforme última versão disponibilizada / implantação de novos módulos

E1

E2

DCT

PRES

SCS

N4

Renovar os contratos de serviços de TIC com vencimento em 2021-2022

E1

E4

STIC

STDN

N5

Desenvolver novos aplicativos móveis/atualizar sistemas e aplicativos existentes

E2 

E5

SPR

CPR

CRSU

N6

Adquirir equipamento e software para análise de dados

E2

E5

Gabinete PRES

N7

Unificar canais de atendimento e padronizar acesso à informação

E3

DCT

N8

Aquisição ou assinatura de softwares especializados

E4

SPR

N9

Avaliação do operacionalização do teletrabalho

E1

E4

STIC

STDN

 

 

Plano de ações para 2021/2022

Esta seção tem como objetivo apresentar o acompanhamento das ações relevantes para o atendimento das necessidades previstas na Tabela 3. Portanto, é possível que uma necessidade esteja associada a diversas ações.

Com base nessa premissa, tendo em vista o atual quadro reduzido de servidores lotados nos STIC e STDN e possíveis restrições orçamentárias para os exercícios de 2021 e 2022, houve a necessidade do CGD deliberar sobre a ordem de priorização das ações a serem desenvolvidas pela FUNDACENTRO, no tocante aos serviços de TIC.

 

Priorização das ações

Com base na deliberação realizada na 1ª. reunião ordinária do CGD, foi definida a seguinte tabela de prioridades de ações de TIC.

A ordem das prioridades dentre as ações definidas pelo CGD,  ou outras ações relevantes surgidas durante o curso deste PDTIC, poderão ser modificadas ou incluídas, desde que justificadas e deliberado em reunião pelo CGD, sendo as alterações registradas em Ata de Reunião, devidamente assinada pelos membros participantes, e anexada no processo SEI 47648.000997/2020-16.

Excepcionalmente outras ações de TIC, que não estejam previstas neste PDTI, poderão ser desenvolvidas pela FUNDACENTRO, para atendimento à legislação e/ou a órgão superior ou de controle externo.

 

Tabela 4Lista de Ações de TIC e Prioridades

 

ID

Ações

Necessidade Associada

Prazo/

Conclusão

Criticidade

Impacto

Prioridade

A2101

Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC

N1, N2, N9

Contínuo

Alta

Alto

Alta

A2102

Adquirir equipamentos de rede (switches) para substituição das unidades defasadas

N1

Mar/2021

Média

Alto

Média

A2103

Aquisição de peças para reposição para servidores de aplicação

N1, N2

Jun/2021

Médio

Médio

Média

A2104

Aquisição de materiais e ferramentas de rede

N1

Mar/2021

Baixa

Baixo

Baixa

A2105

Implementar o módulo de barramento no SEI

N3

Até Jun/2021

Média

Médio

Média

A2106

Implementar o módulo de Imprensa Nacional no SEI

N3

Até Jun/2021

Baixa

Baixo

Média

A2107

Implementar o app RBSO Mobile

N5

Até Dez/2021

Baixa

Baixo

Baixo

A2108

Implementar o app de Gestão de Riscos para pequenas empresas

N5

Até Jun/2021

Média

Alto

Alta

A2109

Melhoria do app Sobrecarga Térmica (predição)

N5

Até Dez/2021

Média

Alto

Alto

A2110

Integração e unificação de serviços ao gov.br

N7

Jun/2021

Alta

Alto

Alta

A2111

Assinatura do Adobe Creative Cloud

N8, N9

Fev/2021

Baixa

Baixo

Média

A2112

Implantação do Sistema Integrado de Administração e Serviços (SIADS)

N5

Out/2021

Média

Médio

Média

A2113

Assinatura dos softwares AutoCAD, CorelDraw, Miro, Mindmeister, Team Gantt, Kahoot, Promt

N8, N9

Out/2021

Média

Médio

Média

A2114

Finalização do processo para renovação do contrato 23/2015 (Outsourcing de Impressão)

N4

Fev/2021

Média

Média

Média

A2115

Finalização do processo para renovação do contrato 22/2015 (Link dedicado de Internet para as UDs)

N4,N9

Jan/2021

Alta

Alta

Alta

A2116

Implantação do projeto de análise de dados

N6, N8

Out/2021

Baixo

Alta

Média

A2201

Renovação do contrato de suporte técnico e sustentação de infraestrutura

N2, N4

Dez/2022

Alta

Alta

Alta

A2202

Renovação do contrato de desenvolvimento e manutenção de sistemas

N2, N4, N6

Junho/2022

Alta

Alta

Alta

 

 
 

Detalhamento das ações

 

Ação A2101 – Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC

 

Ação A2102 – Adquirir equipamentos de rede (switches) para substituição das unidades defasadas

 

Ação A2103 – Aquisição de peças para reposição para servidores de aplicação


Ação A2104 – Aquisição de materiais e ferramentas de rede

 

Ação A2105 - Implementar o módulo de Barramento no SEI

 

Ação A2106 - Implementar o módulo de imprensa nacional no SEI

 

Ação A2107 - Implementar o app RBSO Mobile

 

Ação A2108 - Implementar o app de Gestão de Riscos para pequenas empresas

 

Ação A2109 - Melhorias no app Sobrecarga Térmica

 

Ação A2110 – Integração e unificação de serviços ao gov.br

 

Ação A2111 – Assinatura do Adobe Creative Cloud

 

Ação A2112 – Implantação do Sistema Integrado de Administração e Serviços (SIADS)

 

Ação A2113 – Assinatura de Softwares para a Diretoria de Pesquisa Aplicada

 

Ação A2114 – Finalização do processo para renovação do contrato 23/2015 - Outsourcing de Impressão

 

Ação A2115 – Finalização do processo para renovação do contrato 22/2015 - Link dedicado de internet para as UDs

 

Ação A2116 – Implantação do projeto de análise de dados

 

Ação A2201 – Renovação do contrato de suporte técnico e sustentação de infraestrutura

 

Ação A2202 – Renovação de contrato de desenvolvimento e manutenção de sistemas

 

Ações previstas para conclusão em 2020

Nesta seção constam as ações em andamento com previsão para conclusão em 2020.

Tabela 5 - ações a serem concluídas em 2020

 

ID

Ação

Descrição

% Conclusão

A2001

Aquisição de Notebooks (IRP n° 08/2020)

Aquisição de notebooks por meio de adesão à Ata de Registro de Preços.

Processo SEI n° 47648.000880/2020-24

20%

A2002

Assinatura do Microsoft 365 E3

Contratação de fornecimento de licenças de solução integrada do Windows e Pacote Office, na modalidade assinatura anual.

Processo SEI n° 47648.000160/2020-69

70%

A2003

Assinatura do PowerBI (MS)

Em complemento à contratação do Microsoft 365 versão E3, será efetuada a assinatura de 05 licenças da versão E5, que contempla ferramentas gerenciais.

A assinatura depende da política de comercialização da Microsoft.

70%

A2004

Implementar o módulo e-Ouv no SEI

Implementar novo módulo de ouvidora no SEI.

20%

A2005

Implantação do sistema de Gestão de Riscos Agatha

Implementar ferramenta de monitoramento de gestão de riscos

60%

A2006

Aquisição de servidor para análise de dados

Analisar e comparar soluções para processamento e análise de grandes bases de dados

20%

A2007

Atualizar o app Sobrecarga Térmica v2 (adequação a legislação)

Adequar o aplicativo ao disposto nas inovações e modificações trazidas pela Portaria SEPRT n° 1359 de 09 de dezembro de 2019

80%

A2008

Novo contrato - Outsourcing de Impressão para a Sede/CTN

Devido ao encerramento do contrato 23/2015 (que atinge 60 meses em Fevereiro/2021) será necessário realizar novo processo licitatório para contratar serviços de outsourcing de impressão para o CTN de maneira a dar continuidade aos serviços prestados.

20%

A2009

Novo contrato - Link dedicado para as Unidades Descentralizadas

Devido ao encerramento do contrato 22/2015 (que atinge 60 meses em Janeiro/2021) é necessário iniciar novo processo licitatório para continuidade dos serviços de fornecimento de links dedicados de internet para as Unidades Descentralizadas.

20%

A2010

Novo contrato - Prestação de suporte técnico e manutenção de Infraestrutura

Devido ao encerramento do contrato 15/2015 (que encontra-se em prorrogação extraordinária) é necessário concluir o processo 47648.000354/2020-64 para a continuidade dos serviços prestados.

80%

A2011

Novo contrato - Renovação das licenças do Software Antivírus

É imprescindível o uso continuado de ferramenta antivírus para proteção dos servidores de aplicação e estações de trabalho.

Processo SEI n° 47648.000293/2020-35

80%

A2012

Integração e unificação de serviços ao gov.br

Migrar conteúdo estático do portal da FUNDACENTRO para o portal integrado do governo federal (gov.br)

60%

A2013

Elaboração da Politica de Segurança da Informação - POSIC

Instituir a Política de Segurança da Informação (POSIC), no âmbito da FUNDACENTRO, seguindo o disposto no Decreto nº 9.637 de 26 de dezembro de 2018, com a finalidade de asegurar a disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade da informação.

70%

A2014

Implantação do Aleph/Primo

Concluir a migração das bases da Biblioteca Digital e importação dos arquivos XML da RBSO para o Aleph/Primo e integração de sua ferramenta de busca com o portal gov.br

80%

 

 

Plano Orçamentário

Para o cumprimento das necessidades estabelecidas na Tabela 3, é necessário garantir a reserva orçamentária para a aquisição de bens ou contratação de serviços, com o objetivo de viabilizar as ações pretendidas.

Na Tabela 6 constam os itens que foram cadastrados no PAC 2021 (elaborado em 2020) conforme (SEI ID 0056377) e serão oportunamente cadastrados no PAC 2022 (a ser elaborado em 2021) conforme deliberação do CGD.

 

Tabela 6 - Plano Orçamentário

 

 

ID

Descrição

ESTIMATIVA DE GASTOS (EM R$)

Ações Associadas

1° ano de vigência do PDTIC - 2021

2° ano de vigência do PDTIC - 2022

Investimento

Custeio

Investimento

Custeio

O01

Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referente à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto

-

1.200.000,00

-

1.300.000,00

A2010

A2201

O02

Link dedicado para as Unidades Descentralizadas

-

270.000,00

-

285.000,00

A2101

A2009

A2115

A2116

O03

Outsourcing de impressão com fornecimento de suprimentos e peças de reposição

-

43.200,00

-

45.000,00

A2008

A2114

O04

Fornecimento de licenças para os Firewalls e solução centralizada de gerenciamento

-

45.000,00

-

80.000,00

A2101

O05

Link dedicado para a Sede/CTN

-

220.000,00

 

235.000,00

A2101

O06

Manutenção e desenvolvimento de sistemas

800.000,00

-

600.000,00

-

A2105

A2106

A2107

A2108

A2109

A2110

A2112

A2202

O07

Peças de reposição para os servidores de aplicação

-

60.000,00

-

-

A2103

O08

Aquisição de switches para a Sede/CTN

120.000,00

 

 

 

A2102

O09

Material de rede e materiais de TIC

-

4.000,00

-

-

A2104

O14

Assinatura/Aquisição de Softwares Especializados

 

44.000,00

 

45.000,00

A2111

A2113

 

SUBTOTAL

920.000,00

1.886.200,00

600.000,00

1.990.000,00

 

TOTAL GERAL

5.396.200,00

 

PLANO de Gestão de Riscos

Tabela 7 – Análise de Riscos

 

IDENTIFICAÇÃO

ANÁLISE

ID

Descrição do Risco

Necessidade/

Ação Associada

Probabilidade de Ocorrência

Impacto

Ação

Gatilho

Resposta ao Risco

Responsável

R1

Restrição Orçamentária que inviabilize a conclusão do Plano de Metas e Ações do PDTIC

N1

N2

N3

N4

N5

N6

N8

Alta

Alto

Solicitar empenho para as ações prioritárias

Portaria ou aviso de restrição de orçamento

Priorizar serviços e sistemas essenciais

 

Utilizar recursos humanos do setor para garantia dos serviços essenciais

STIC

STDN

R2

Demandas não planejadas e não citadas no PDTIC da Instituição

N1

N3

N4

N5

N6

N8

 

Média

Médio

Submeter ao CGD

Novas demandas

Priorizar serviços e sistemas essenciais

 

Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável

STIC

STDN

R3

Demandas não planejadas e que não constam no PAC

N1

N3

N4

N5

N6

N8

Média

Médio

Submeter ao CGD

Novas demandas

Priorizar serviços e sistemas essenciais

 

Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável

STIC

STDN

 

 

Capacitação de Pessoas

A capacitação dos servidores das áreas de tecnologia da informação, prevista para 2021, conforme consta no Processo 47648.000753/2020-25:

Tabela 8 - Necessidades de Capacitação.

 

Nome do Servidor

Nome da ação de desenvolvimento

Objeto temático de acordo com a área de atuação

Necessidades

 

Diego Ricardi dos Anjos

 

SEI! Administrar

 

Portal gov.br

 

Elaboração de Plano de Dados Abertos

 

Elaboração de Termos de Referência para

Contratação de Bens e Serviços*

 

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos*

 

Pensamento Ágil em Projetos*

 

 

* sujeito à disponibilidade em 2021

 

Inovação

 

Normativa e legal

 

Aplicativos e sistemas

 

Processo decisório

 

Aprimorar a habilidade e a atitude de proporcionar ambiente de trabalho aberto à iniciativa, a sugestões e ao diálogo.

 

Aprender a descrever especificações de materiais para uso do serviço público

 

Elaborar de forma eficiente e eficaz de termos de referência para a aquisição de materiais permanentes e de consumo

 

Soluções de tecnologia da informação e comunicação com objetivo de melhorar a experiência do usuário na prestação dos serviços públicos

 

Elaboração e acompanhamento da execução do orçamento de tecnologia da informação e comunicação

 

Plataformas e serviços de tecnologia da informação e comunicação e governo digital

 

 

Norisvaldo Ferraz Junior

 

 

Continuidade de participação em curso de pós-graduação stricto sensu

 

Gestão da infraestrutura tecnológica da rede compartilhada de comunicação;

 

Segurança da informação e de proteção a dados pessoais;

 

Prospecção, desenho e melhorias de arquiteturas, de metodologias, de processos, de aplicações, de plataformas e de bases tecnológicas;

 

Atividades referentes à política de software público;

 

 

Garantia da continuidade dos processos de organização e de inovação institucional;

 

 

Aprimorar as técnicas, processos e aplicações de tecnologia da informação e comunicação;

 

Aprimorar as técnicas de engenharia elétrica e de computação aplicadas à sistemas de tomada de decisão;

 

Aprimorar a forma de realização da estimativa de tempo necessário para a conclusão de etapas de projeto;

 

Aprimorar a habilidade de manter comportamento assertivo mesmo quando as situações não são favoráveis;

 

Fernando Timoteo Fernandes

 

Continuidade de participação em curso de pós-graduação stricto sensu

 

Finalística: compreender e analisar as bases de dados públicas de saúde pública e saúde do trabalhador;

 

Modelos preditivos;

 

Análise inferencial

 

 

Conhecer e aplicar técnicas de inteligência artificial com o uso de algoritmos de machine learning para predição de prognósticos negativos na saúde pública e na saúde do trabalhador, para antecipar os riscos de forma a gerar subsídiosr para medidas preventivas.

 

Ambiente de TIC

 

Infraestrutura de TIC

O ambiente tecnológico e o parque de ativos de TIC compreende o número de usuários, os locais, equipamentos e softwares relativos à infraestrutura computacional envolvidos.

Tabela 9 – Infraestrutura de TIC.

 

ITEM

DEMAIS INFORMAÇÕES

Número de usuários

Local

Servidores/Comissionados

Estagiários

Terceirizados

Sede/CTN

107

18

40

UDES

6

0

1

EANO

3

0

1

UDPR

9

0

1

UDRS

8

0

1

CRSU

10

0

2

UDBA

15

0

1

CRCO

7

0

2

CRSEM

11

0

3

CRSER

13

0

2

UDCA

5

0

1

UDMS

1

0

0

CRNE

11

0

3

UDBS

2

0

0

Parque tecnológico (Sede/CTN)

 

Categoria

Fabricante

Modelo/Versão

Quantidade

Servidores Físicos

HP

Proliant DL380 G7

10

HP

Proliant ML350 G9

10

Dell

PowerEdge R630

01

Desconhecido

Desconhecido

01

Servidores Virtuais

Microsoft HyperV

---

22

VMWare ESXi

---

13

Appliance de Segurança

Fortinet

Firewall Fortinet 300D

01

Sonicwall

Firewall NSA 3500

01

Sonicwall

Antispam ES3300

01

Roteador (gerência da operadora)

HP

MSR3012

01

Switches

HP

A5500-48G-PoE+ EI

10

3Com

SuperStack 4 Switch 5500-EI 52-Port

09

Videoconferência (controle)

RadVision

MCU 5110

01

RadVision

MCU 6110

01

RadVision

Pathfinder

01

Videoconferência (terminais)

Radvision

XT1000

02

Radvision

XT5000

04

Access Points

Sonicwall

SonicPoint-Ne

09

Library de Fitas LTO

IBM

TS3200

01

NAS

Synology

DS414

02

Impressoras (outsourcing)

Okidata

OKI MPS5502mb

18

Okidata

OKI MC780

06

No-break

SMS

Sinus Triphases 40kVA com módulo de baterias acoplado

01

Parque tecnológico (Unidades Descentralizadas)

Categoria

Fabricante

Modelo/Versão

Quantidade

Roteador (gerência da operadora)

---

---

01 por localidade

Firewall

Fortinet

30D

01 por localidade

Switches

HP

A5500-48G-PoE+ EI

01 por localidade, exceto em UDBS, UDCA e UDMS.

Servidor Físico

HP

Proliant ML350 G9

01 por localidade, exceto em UDBS, UDCA e UDMS.

Videoconferência (terminal)

Radvision

XT1000

01 por localidade, exceto em UDBS, UDCA e UDMS.

Ambiente tecnológico e arquitetura dos ativos de TIC (Sede/CTN e UDs)

Categoria

Fabricante

Modelo/Versão

Quantidade

Sistema Operacional de Servidor

Microsoft

Server 2003

08

Microsoft

Server 2008 R2

12

Microsoft

Server 2012 R2

26

Linux

RedHat

02

Linux

Ubuntu

05

Linux

CentOS

02

Sistema Operacional de Estação de Trabalho

Microsoft

Windows 7

277

Microsoft

Windows 8

02

Microsoft

Windows 10

16

Plataformas de Virtualização

Microsoft

HyperV

05

VMWare

ESXi

02

Docker

17.03

04

Rancher

2

01

Gerenciador de Banco de Dados (SGDB)

Microsoft

SQL Server 2005

01

Microsoft

SQL Server 2016

01

Oracle

Oracle v. 12

01

Oracle

MySQL v. 14.14

03

Sistemas de Monitoramento

Nagios

Core 4.4.0

01

Grafana

4.2.0

01

Graphite

0.9.15-1

01

ePO

5.9.1

01

Fortimanager

6.0.5 GA build 0346

01

Condições de operação dos ativos de TIC, incluindo sua vida útil e situação quanto à obsolescência

Todos os equipamentos mencionados estão operacionais, no entanto não há equipamentos cobertos por garantia.

Estrutura de comunicação, incluindo sua arquitetura e situação das redes

Links dedicados em cada uma das localidades, interligados entre si e à Sede/CTN por VPN.

Serviços contínuos e eventuais providos pela área de TIC

Suporte técnico ao usuário

Sustentação dos servidores de aplicação

Manutenção da Infraestrutura de TIC

Execução de backup diário/semanal/mensal em fitas LTO

Segurança da informação

Impressão e digitalização

Acesso à rede local e à Internet

Monitoramento dos ativos e recursos de TIC

Acesso à Intranet e sistemas locais

Manutenção de sistemas legados

Conhecimentos e competências do corpo funcional (usuários clientes) relativas à utilização dos ativos de TIC

Básico para utilização de: 

Windows e ferramentas de escritório (MS Word, MS Excel e MS PowerPoint)

Cliente de e-mail Exchange

Solução de videoconferência

Recursos de impressão e digitalização

Conhecimentos e competências dos servidores de TIC da instituição

03 servidores efetivos com formação superior em áreas de TIC

Estrutura organizacional e distribuição geográfica das unidades que compõem a instituição

Composta pela Sede/CTN localizada em São Paulo/Capital e 13 Unidades Descentralizadas distribuídas em SC, RS, PR, ES, RJ, MG, DF, MS, BA, PE, PA, Campinas e Baixada Santista (SP).

 

Sistemas

A FUNDACENTRO conta com um parque de sistemas e recursos de TIC que prestam serviços para a sociedade. Todos os sistemas e recursos disponíveis na FUNDACENTRO são monitorados pelo STIC e pelo STDN.

Tabela 10 – Sistemas

 

Sistema

Descrição

SGBD

Tecnologia

Versão Tecnologia

Obsolescência

Urgência

Impacto

AcessoNovo

Controla o acesso a todos os sistemas da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Alto

Administração de Pessoal

Cadastro de Servidores e Terceiros

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Alta

Alto

Agenda de Salas

Sistema para agendamento das salas de reuniões da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Baixa

Aleph e Primo

Gestão de recursos da biblioteca da FUNDACENTRO

My SQL

Proprietária

1.0

-

Média

Médio

ARCA

Sistema de arquivos compartilhados por área

SQL Server 2016

dotNet

4.5

-

Média

Baixo

Compras

Licitações e compras em geral da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Pode ser substituído pelo SEI

Alta

Alta

Controle de Acesso

Controle de Acesso (legado)

SQL Server 2005

dotNet

2.0

Será inativado após descontinuidade dos sistemas de Patrimônio e de Protocolo

Baixa

Baixa

Controle de Estacionamento

Controle de Entrada e Saída de Veículos do CTN

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Baixa

Baixa

Curso

Gestão de cursos do CTN e UDs

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Alto

Curso Radiologia

Controle de alunos do curso de exame radiológico

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Servidor responsável em abono de permanência

Baixa

Baixa

Estoque CEES

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixa

Estoque CEPR

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixa

Estoque CERS

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixa

Estoque CESC

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Sem utilização pela UD

Baixa

Baixa

Estoque CRBA

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

UD em extinção

Média

Baixa

Estoque CRDF

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Baixa

Estoque CRMG

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Baixa

Estoque CRPE

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Baixa

Estoque e Requisição de Material

Controle de estoque e de materiais

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Média

GEDI

Gestão de Documentação Interna - Ofícios, Portarias, etc.

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Descontinuado - ativo apenas para consulta

Baixa

Baixa

Gerador de Links

Gerar links para serem acessados em e-mails externos e no Portal da FUNDACENTRO.

NA

dotNet

2.0

-

Média

Média

Gerenciador de Evento

Gestão de eventos da FUNDACENTRO (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Alta

Alta

Gerenciador de Notícia

Gestão de notícias (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Média

Intranet

 

SQL Server 2016

dotNet

 

-

Média

Média

Laudo EPI

Gestão de laudos de ensaios de EPI

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Média

Mala Direta Novo

Envio de malas diretas (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Média

Patrimônio (Depreciação)

Depreciar valores de materiais a partir da data de aquisição

SQL Server 2005

dotNet

2.0

Possibilidades de mudança para sistema do governo

Média

Média

Podcast / Videocast

Podcasts e Videocasts (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Baixa

Portal - Acervo Digital

Gestão da área de acervo digital do Portal

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Média

Média

Portal - Audiovisual

Gestão da área de multimídia do Portal

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Baixa

Baixa

Portal Novo

Gerenciador de conteúdo do novo Portal

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Alta

Alta

Proteção de Máquinas - Banco de Fotos e Vídeos

Banco de fotos da área técnica

SQL Server 2005

Classic ASP/VB6

VB6

Servidor responsável em abono de permanência

Baixa

Baixa

Publicação

Gestão de publicações do Portal

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Pode ser substituído pelo SEI

Média

Média

RBSO

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional Mobile

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Apenas para inclusão de conteúdo mobile ainda não desenvolvido

Baixa

Baixa

Recibo NOVO

Sistema para emissão de recibos

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Baixa

SAD - Avaliação de Desempenho

Sistema para Avaliação de Desempenho de Servidores

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Possibilidades de mudança para sistema do governo - SIGEPE

Alta

Alta

SGPA Novo

Gestão de Projetos e Atividades (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Média

Média

Sistema de Controle de Pagamentos

Controle de Pagamentos

SQL Server 2005

Classic ASP/VB6

VB6

Pode ser substituído pelo SEI

Baixa

Baixa

Sistema de Exame Radiológico

Sistema de Exame Radiológico

SQL Server 2016

Classic ASP/VB6

VB6

Servidor responsável em abono de permanência

Baixa

Baixa

Sistema de Patrimônios

Controle de patrimônios da FUNDACENTRO

SQL Server 2016

Classic ASP/VB6

VB6

Possibilidade de mudança para sistema do governo

Média

Baixa

Sistema de Protocolo

Gestão de protocolos da FUNDACENTRO

SQL Server 2005

Classic ASP/VB6

VB6

Descontinuado - ativo apenas para consulta

Baixa

Baixa

SEI - Sistema Eletrônico de Informações

(v3.1.3)

Sistema Eletrônico Nacional da FUNDACENTRO (Sistema Oficial do PEN – Processo Eletrônico Nacional) para atendimento ao DECRETO Nº 8.539, DE 8 DE OUTUBRO DE 2015

MySQL

PHP

3

-

Alta

Alta

Sobrecarga

Estimativas de Sobrecarga Térmica (IBUTG)

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Alta

Alta

Solicitação a CEd

Solicitação de Certificados de Cursos Antigos (1973 a 1986)

SQL Server 2016

dotNet

2.0

-

Baixa

Baixa

Solicitação de Manutenção Predial

Solicitação de reparos do CTN

SQL Server 2016

dotNet

2.0

Pode ser substituído por sistema da empresa contratada

Baixa

Baixa

SST Fácil

Gestão de conteúdo do app mobile SST Fácil

SQL Server 2016

dotNet

4.0

-

Baixa

Média

Veículo (NOVO)

Controle de frota da FUNDACENTRO (CTN e UDs)

SQL Server 2016

dotNet

4.0

Possibilidades de mudança para sistema do governo - TaxiGov

Baixa

Baixa

Moodle

Sistema de Educação à Distância

MySQL

PHP

5.3

Pode ser substituído pela plataforma ENAP

Médio

Médio

 

Referências Bibliográficas

 

BRASIL. Portal do SISP. SISP. 2020.  Disponível em http://www.sisp.gov.br/faq_governancati/one-faq?faq_id=13941590. Acesso em: 09/07/2020.

BRASIL. Resolução 03 de 2019. UFU. 2019. Disponível em http://www.cgti.ufu.br/sites/cgti.ufu.br/files/Resolucao-03-2019-ConselhoDiretor-PDTIC-2019-2020.pdf. Acesso em: 09/07/2020.

 


Referência: Processo nº 47648.000997/2020-16 SEI nº 0067365