MINISTÉRIO DA ECONOMIA
FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Resolução CGD Nº 1, DE 27 DE julho DE 2020
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O PRESIDENTE DO COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT FIGUEIREDO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 12 do Estatuto aprovado pelo Decreto nº 10.096, de 6 de novembro de 2019, e pelo inciso III do Art. 2°, da Portaria n° 208 de 20 de julho de 2020, que institui o CGD e
CONSIDERANDO o Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020, que institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional;
CONSIDERANDO a Portaria SGD/ME nº 778, de 4 de abril de 2019, que dispõe sobre a implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação nos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal - SISP;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000850/2020-18;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo 47648.000960/2019-46;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 47648.000997/2020-16,
RESOLVE:
Art. 1º - Aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), com vigência para os anos de 2021 e 2022, previsto no Anexo I desta Resolução.
Art. 2º - O PDTIC será revisto anualmente.
Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Documento assinado eletronicamente por Felipe Memolo Portela, Presidente, em 27/07/2020, às 21:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.fundacentro.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0067365 e o código CRC 3A22673D. |
ANEXO I À Resolução Nº 1, DE 27 DE julho DE 2020
PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - PDTIC
2021/2022
Comissão de Elaboração do PDTIC 2021/2022
Nome |
Unidade |
Cargo |
Marina Brito Battilani |
DCT |
Diretora de Conhecimento e Tecnologia |
Diego Ricardi dos Anjos |
STIC |
Chefe de Serviço - STIC |
Norisvaldo Ferraz Júnior |
STIC |
Analista em C&T |
Fernando Timoteo Fernandes |
STDN |
Chefe de Serviço - STDN |
Lista de Abreviaturas
CGD - Comitê de Governança Digital
CGTI - Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
DCT – Diretoria de Conhecimento e Tecnologia
PDTIC – Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação
SISP – Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação
STDN – Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios
STIC – Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Comunicações
Introdução
A FUNDACENTRO é membro do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), sendo este um sistema instituído com o objetivo de gerir os recursos de tecnologia da informação da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.
Um dos principais artefatos preconizados pelo SISP é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), ou seja, é um instrumento de Gestão da TIC que envolve diagnóstico, planejamento, habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de informações, infraestrutura e pessoal para atender às necessidades de informação com ações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à Instituição.
Metodologia Aplicada
Este PDTIC foi redigido pela Comissão de Elaboração do PDTI da FUNDACENTRO e aprovado pelo Comitê de Governança Digital (CGD) da FUNDACENTRO, instituído pela portaria interna n° 208, de 20 de julho de 2020 (0066796).
A estrutura do documento para o PDTIC 2020-2021 está de acordo com o Guia de Elaboração do PDTIC, disponibilizado pelo SISP.
Organização de TIC
Composição das áreas de TIC
As áreas que compõem e administram os recursos de TIC da FUNDACENTRO são o Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Comunicação (STIC) e o Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios (STDN), vinculados à Diretoria de Conhecimento e Tecnologia (DCT).
Figura 1 - Organograma da administração de recursos de TIC
Atribuições das áreas de TIC
O artigo 27 do Regimento Interno da FUNDACENTRO, instituído pela Portaria n° 152, de 01 de junho de 2020, prevê as seguintes competências para as áreas de TIC:
“I - implementar as políticas, planos e programas de ação, traçados para o desenvolvimento de sistemas, assegurando o cumprimento dos objetivos do estratégicos;
II - definir ações estratégicas em conjunto com as demais áreas, para alinhar as ações da TI com o negócio;
III - fomentar, prover e integrar soluções de tecnologia para eficiência dos processos da FUNDACENTRO;
IV - coordenar o desenvolvimento e a implantação dos sistemas de informação;
V - auxiliar a Diretoria de Administração e Finanças na contratação de serviços de infraestrutura de Tecnologia da Informação no âmbito da instituição e gerenciar a qualidade desses serviços;
VI - efetuar o planejamento e a gestão de capacidade dos elementos de infraestrutura necessários ao funcionamento dos serviços e soluções de TI;
VII - instalar, configurar e manter atualizados os equipamentos de rede e segurança, sistemas operacionais e outros softwares básicos necessários ao funcionamento de serviços e soluções de TI; e
VIII - promover programas de parcerias para novos negócios e de geração de ideias para estimular a inovação na organização.”
No intuito de viabilizar a execução de todas competências descritas no Regimento interno, houve, por bem, a necessidade de dividir as atividades entre dois serviços distintos, conforme segue abaixo.
Serviço de Tecnologia - Infraestrutura e Comunicações
Suporte Técnico: atendimento diário aos chamados técnicos solicitados pelos usuários dos serviços de TIC; instalação e configuração de sistema operacional em estações de trabalho; instalação e configuração e impressoras; configuração de contas de correio eletrônico; instalação de softwares;
Sustentação de Infraestrutura: atendimento e gestão de chamados técnicos de maior complexidade; instalação e configuração de sistema operacional em servidores de aplicação; verificação diária da saúde do ambiente computacional (forma proativa) e monitoramento do ambiente por ferramenta automatizada (forma reativa); aplicação de patches de correção e segurança nas estações de trabalho e servidores de aplicação; definição e acompanhamento das rotinas de backup; garantir a disponibilidade dos serviços de TIC para os usuários internos e externos; segurança da informação; controle de acesso a diretórios e recursos; aplicação de políticas de grupo; gerenciamento da base de usuários; gerenciamento de antivírus;
Rede e Comunicações: gestão dos equipamentos de videoconferência; gestão dos equipamentos de comunicação; gestão das caixas de correio eletrônico; segurança da informação; aplicação de regras de acesso à Internet; gestão de rede cabeada e rede sem fio;
Gestão do SEI-TIC: criação de usuários internos; liberação de acesso para usuários externos; concessão de acesso as Unidades; execução do backup dos ambientes do SEI; realização de indexação; provisionamento de recursos.
Serviço de Tecnologia - Desenvolvimento e Negócios
Bancos de Dados: manter os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD); implementar estratégias para garantir a segurança, integridade, consistência e recuperabilidade das bases de dados; sugerir rotinas de limpeza e otimização de bases de dados; padronizar a estrutura de dados.
Sistemas Internos: propor e acompanhar manutenções evolutivas e corretivas; homologar a entrega de sistemas de maneira que tenham qualidade adequada.
Aplicativos Móveis: auxiliar no levantamento de requisitos de novos sistemas; sugerir o desenvolvimento de novos aplicativos; manter os sistemas em pleno funcionamento por meio de manutenções evolutivas e corretivas.
Portal Institucional: garantir o funcionamento adequado e disponibilidade do conteúdo oferecido; viabilizar a integração de serviços com o governo digital e unificação de acesso do cidadão;
Controle de Acessos dos Sistemas: concessão/revogação de acessos aos sistemas internos da FUNDACENTRO;
Negócios: analisar as demandas das áreas finalísticas da FUNDACENTRO e propor soluções de TIC que melhor se adequem às suas necessidades; propor soluções inovadoras de TIC direcionadas à Saúde e Segurança no Trabalho;
Gestão SEI-Negócios: coordenar a atualização da versão do sistema e implantação de novos módulos.
Além das atividades descritas acima os STIC e STDN são responsáveis por receber as demandas de TIC, bem como participar de todas as fases do processo para a conclusão das mesmas, como elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP) para identificar a melhor solução para cada demanda; elaboração do Termo de Referência de acordo com a solução definida no ETP; pesquisa de preços; homologação das propostas; conferência e aceite do bem ou serviço de acordo com as exigências definidas no Termo de Referência.
Nos termos da Portaria n° 443, de 27 de dezembro de 2018, muitas atividades atribuídas aos STIC e STDN são desempenhadas com suporte técnico oriundo de contratações de empresas especializadas em TIC. A responsabilidade pela fiscalização técnica da execução contratual é realizada pelos STIC e STDN, sendo hoje um total de 07 (sete) contratos, o que demanda esforço técnico, operacional e administrativo, conforme:
Técnico: identificação e resolução de problemas; análise de demandas.
Operacional: acompanhamento da execução do objeto de cada respectivo contrato;
Administrativo: registro de ocorrências; conferência e envio de NFs/Faturas para pagamento; emissão de ofícios; comunicação com as empresas contratadas para resolução de problemas técnicos e administrativos.
Tabela 1 - Lista de Contratos de TIC
Processo SEI |
Nº Contrato |
Objeto |
Data de Início |
Data máxima de Execução |
Fiscalização |
47648.001517/2019-92 |
05/2015 |
Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referentes à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto |
11/05/2015 |
Em prorrogação extraordinária até 11/11/2020 |
STIC |
47648.001457/2019-16 |
15/2015 |
Fornecimento de licenças para a solução AntiSpam |
16/11/2015 |
15/11/2020 |
STIC |
47648.001468/2019-98 |
22/2015 |
Link dedicado para as Unidades Descentralizadas |
15/01/2016 |
14/01/2021 |
STIC |
47648.001444/2019-39 |
23/2015 |
Outsourcing de impressão com fornecimento de suprimentos e peças de reposição |
22/02/2016 |
21/02/2021 |
STIC |
47648.001609/2019-72 |
01/2017 |
Fornecimento de licenças para os Firewalls e solução centralizada de gerenciamento |
12/06/2017 |
11/06/2021 |
STIC |
47648.001459/2019-05 |
01/2018 |
Link dedicado para a Sede/CTN |
28/03/2019 |
27/03/2024 |
STIC |
47648.001538/2019-16 |
02/2019 |
Manutenção e desenvolvimento de sistemas |
03/06/2019 |
02/06/2024 |
STDN |
Alinhamento com o planejamento estratégico 2020-2023 da fundacentro
O planejamento Estratégico da FUNDACENTRO, aprovado pela Portaria n° 490, de 16 de dezembro de 2019 (0040670), prevê uma série de objetivos estratégicos relacionados diretamente à TIC, conforme descrito na tabela 2 abaixo. Importante destacar que é através do alinhamento estratégico que os recursos de tecnologia da informação geram valor à FUNDACENTRO.
Tabela 2 – Objetivos Estratégicos
ID |
Objetivo Estratégico |
E1 |
Ampliar a capacidade de acesso e processamento de dados em segurança e saúde no trabalho |
E2 |
Desenvolver visão prospectiva para identificar áreas estratégicas de atuação |
E3 |
Disseminar conhecimento utilizando novas tecnologias de informação e comunicação |
E4 |
Otimizar recursos para aumento da produtividade e investimento na área finalística |
E5 |
Promover pesquisas aplicadas em segurança e saúde com foco em prioridades estratégicas |
Com base nestes objetivos estratégicos somadas às demandas de TIC previstas no PAC 2021 (0056377) verificamos as seguintes necessidades da Instituição, conforme tabela 3 abaixo:
Tabela 3 – Necessidades/alinhamento com os objetivos traçados no planejamento estratégico
ID |
Necessidade |
ID Planej. Estratégico |
Solicitante |
N1 |
Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC |
E1 |
STIC STDN |
N2 |
Garantir a disponibilidade de serviços e conteúdo técnico por meio do Portal Institucional |
E3 |
STDN |
N3 |
Atualizar o SEI conforme última versão disponibilizada / implantação de novos módulos |
E1 E2 |
DCT PRES SCS |
N4 |
Renovar os contratos de serviços de TIC com vencimento em 2021-2022 |
E1 E4 |
STIC STDN |
N5 |
Desenvolver novos aplicativos móveis/atualizar sistemas e aplicativos existentes |
E2 E5 |
SPR CPR CRSU |
N6 |
Adquirir equipamento e software para análise de dados |
E2 E5 |
Gabinete PRES |
N7 |
Unificar canais de atendimento e padronizar acesso à informação |
E3 |
DCT |
N8 |
Aquisição ou assinatura de softwares especializados |
E4 |
SPR |
N9 |
Avaliação do operacionalização do teletrabalho |
E1 E4 |
STIC STDN |
Plano de ações para 2021/2022
Esta seção tem como objetivo apresentar o acompanhamento das ações relevantes para o atendimento das necessidades previstas na Tabela 3. Portanto, é possível que uma necessidade esteja associada a diversas ações.
Com base nessa premissa, tendo em vista o atual quadro reduzido de servidores lotados nos STIC e STDN e possíveis restrições orçamentárias para os exercícios de 2021 e 2022, houve a necessidade do CGD deliberar sobre a ordem de priorização das ações a serem desenvolvidas pela FUNDACENTRO, no tocante aos serviços de TIC.
Com base na deliberação realizada na 1ª. reunião ordinária do CGD, foi definida a seguinte tabela de prioridades de ações de TIC.
A ordem das prioridades dentre as ações definidas pelo CGD, ou outras ações relevantes surgidas durante o curso deste PDTIC, poderão ser modificadas ou incluídas, desde que justificadas e deliberado em reunião pelo CGD, sendo as alterações registradas em Ata de Reunião, devidamente assinada pelos membros participantes, e anexada no processo SEI 47648.000997/2020-16.
Excepcionalmente outras ações de TIC, que não estejam previstas neste PDTI, poderão ser desenvolvidas pela FUNDACENTRO, para atendimento à legislação e/ou a órgão superior ou de controle externo.
Tabela 4 – Lista de Ações de TIC e Prioridades
ID |
Ações |
Necessidade Associada |
Prazo/ Conclusão |
Criticidade |
Impacto |
Prioridade |
A2101 |
Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC |
N1, N2, N9 |
Contínuo |
Alta |
Alto |
Alta |
A2102 |
Adquirir equipamentos de rede (switches) para substituição das unidades defasadas |
N1 |
Mar/2021 |
Média |
Alto |
Média |
A2103 |
Aquisição de peças para reposição para servidores de aplicação |
N1, N2 |
Jun/2021 |
Médio |
Médio |
Média |
A2104 |
Aquisição de materiais e ferramentas de rede |
N1 |
Mar/2021 |
Baixa |
Baixo |
Baixa |
A2105 |
Implementar o módulo de barramento no SEI |
N3 |
Até Jun/2021 |
Média |
Médio |
Média |
A2106 |
Implementar o módulo de Imprensa Nacional no SEI |
N3 |
Até Jun/2021 |
Baixa |
Baixo |
Média |
A2107 |
Implementar o app RBSO Mobile |
N5 |
Até Dez/2021 |
Baixa |
Baixo |
Baixo |
A2108 |
Implementar o app de Gestão de Riscos para pequenas empresas |
N5 |
Até Jun/2021 |
Média |
Alto |
Alta |
A2109 |
Melhoria do app Sobrecarga Térmica (predição) |
N5 |
Até Dez/2021 |
Média |
Alto |
Alto |
A2110 |
Integração e unificação de serviços ao gov.br |
N7 |
Jun/2021 |
Alta |
Alto |
Alta |
A2111 |
Assinatura do Adobe Creative Cloud |
N8, N9 |
Fev/2021 |
Baixa |
Baixo |
Média |
A2112 |
Implantação do Sistema Integrado de Administração e Serviços (SIADS) |
N5 |
Out/2021 |
Média |
Médio |
Média |
A2113 |
Assinatura dos softwares AutoCAD, CorelDraw, Miro, Mindmeister, Team Gantt, Kahoot, Promt |
N8, N9 |
Out/2021 |
Média |
Médio |
Média |
A2114 |
Finalização do processo para renovação do contrato 23/2015 (Outsourcing de Impressão) |
N4 |
Fev/2021 |
Média |
Média |
Média |
A2115 |
Finalização do processo para renovação do contrato 22/2015 (Link dedicado de Internet para as UDs) |
N4,N9 |
Jan/2021 |
Alta |
Alta |
Alta |
A2116 |
Implantação do projeto de análise de dados |
N6, N8 |
Out/2021 |
Baixo |
Alta |
Média |
A2201 |
Renovação do contrato de suporte técnico e sustentação de infraestrutura |
N2, N4 |
Dez/2022 |
Alta |
Alta |
Alta |
A2202 |
Renovação do contrato de desenvolvimento e manutenção de sistemas |
N2, N4, N6 |
Junho/2022 |
Alta |
Alta |
Alta |
Detalhamento das ações
Ação A2101 – Garantir a disponibilidade dos serviços de TIC
Descrição: Monitorar, proativamente os recursos de TIC, para garantir que estejam disponíveis aos servidores, colaboradores e cidadãos.
Solicitante: STIC
PAC 2021: O sistema de monitoramento tem licenciamento do tipo GPL, portanto, não há custos de aquisição ou renovação. No entanto, suas atualizações, inclusões/exclusões de hosts ou serviços é executado pelos servidores do STIC, que detém o conhecimento necessário para executar estas tarefas. A utilização de sistema de monitoramento é imprescindível para análise da disponibilidade de serviços, dimensionamento de recursos, evitar ou diminuir o impacto de problemas e também para auxiliar na fiscalização de contratos.
Ação A2102 – Adquirir equipamentos de rede (switches) para substituição das unidades defasadas
Descrição: Adquirir novos equipamentos de interconexão para garantir o pleno funcionamento da infraestrutura de redes da FUNDACENTRO na Sede/CTN.
Solicitante: STIC
PAC 2021: SEI ID (0052873)
Ação A2103 – Aquisição de peças para reposição para servidores de aplicação
Descrição: Adquirir novas peças sobressalentes para reposição de eventuais falhas de hardware dos servidores de aplicação, garantindo a continuidade da disponibilidade de serviços.
Solicitante: STIC
PAC 2021: SEI ID (0056208)
Ação A2104 – Aquisição de materiais e ferramentas de rede
Descrição: Adquirir materiais e ferramentas para confecção de pontos de rede; ferramentas básicas para desmontagem, montagem e pequenos reparos em computadores e fixação de equipamentos em racks de comunicação.
Solicitante: STIC
PAC 2021: SEI ID (0054279)
Ação A2105 - Implementar o módulo de Barramento no SEI
Descrição: Solicitar acesso e após a concessão, implementar novo módulo de barramento.
Solicitante: DCT
PAC 2021: Não inserido no PAC 2021 submetido até Julho/2020.
Ação A2106 - Implementar o módulo de imprensa nacional no SEI
Descrição: Solicitar acesso e após o acesso concedido, implementar novo módulo de imprensa nacional.
Solicitante: PRES
PAC 2021: Não inserido no PAC 2021 submetido até Julho/2020.
Ação A2107 - Implementar o app RBSO Mobile
Descrição: Realizar o levantamento de requisitos e estimar as funcionalidades para o aplicativo para a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional.
Solicitante: DCT/SPR
PAC 2021: Não inserido no PAC 2021 submetido até Julho/2020.
Ação A2108 - Implementar o app de Gestão de Riscos para pequenas empresas
Descrição: Realizar o levantamento de requisitos e estimar as funcionalidades para o aplicativo de gestão de riscos para pequenas empresas.
Solicitante: DCT/CPR
PAC 2021: Não inserido no PAC 2021 submetido até Julho/2020.
Ação A2109 - Melhorias no app Sobrecarga Térmica
Descrição: Disponibilizar novas funcionalidades aos usuários.
Solicitante: CRSU/UDCA
PAC 2021: SEI ID (0056199) - contemplado pelo contrato de desenvolvimento de sistemas
Ação A2110 – Integração e unificação de serviços ao gov.br
Descrição: Migrar conteúdo estático e serviços prestados no portal da FUNDACENTRO para o portal integrado do governo federal (gov.br)
Solicitante: PRES/Gabinete da Presidência
PAC 2021: Não consta no PAC 2021. É um projeto que não requer investimentos adicionais, podendo ser atendido, nas ações que forem necessárias adaptações, extrações e/ou conversões de informações de banco de dados pelo contrato vigente de desenvolvimento e manutenção de sistemas. As demais ações são executadas pelo STDN.
Ação A2111 – Assinatura do Adobe Creative Cloud
Descrição: As ferramentas da Adobe serão utilizadas pelo SPR para a criação e diagramação de livros, folders, cartazes, bem como a criação de marcas e outros.
Solicitante: SPR
PAC 2021: SEI ID (0054279)
Ação A2112 – Implantação do Sistema Integrado de Administração e Serviços (SIADS)
Descrição: Prospectar junto ao SERPRO quais os requisitos de TI para implementação do sistema, preparar o ambiente tecnológico na FUNDACENTRO e auxiliar as áreas de negócio na preparação das bases de dados que serão migradas para a nova plataforma.
Solicitante: DAF
PAC 2021: Não inserido no PAC 2021 submetido até Julho/2020.
Ação A2113 – Assinatura de Softwares para a Diretoria de Pesquisa Aplicada
Descrição: Assinatura de softwares para o gerenciamento de informações e projetos da DPA
Solicitante: DPA
PAC 2021: Não inserido no PAC 2021 submetido até Julho/2020.
Ação A2114 – Finalização do processo para renovação do contrato 23/2015 - Outsourcing de Impressão
Descrição: Finalização do processo de renovação do contrato n° 23/2015. O Estudo Técnico Preliminar, Termo de Referência e demais documentos necessários devem ser elaborados em 2020, sendo a homologação e inicio das atividades previstas para Fevereiro de 2021.
Solicitante: STIC
PAC 2021: SEI ID (0054279)
Ação A2115 – Finalização do processo para renovação do contrato 22/2015 - Link dedicado de internet para as UDs
Descrição: Finalização do processo de renovação do contrato n° 22/2015. O Estudo Técnico Preliminar, Termo de Referência e demais documentos necessários devem ser elaborados em 2020, sendo a homologação e inicio das atividades previstas para Janeiro de 2021.
Solicitante: STIC
PAC 2021: SEI ID (0054279)
Ação A2116 – Implantação do projeto de análise de dados
Descrição: Implantação da infraestrutura necessária para análise de dados
Solicitante: DPA/CGPE
PAC 2021: Não inserido no PAC 2021 submetido até Julho/2020.
Ação A2201 – Renovação do contrato de suporte técnico e sustentação de infraestrutura
Descrição: Renovação do contrato de suporte técnico e sustentação de infraestrutura, para continuidade dos serviços prestados.
Solicitante: STIC
PAC: A ser inserido oportunamente (2021)
Ação A2202 – Renovação de contrato de desenvolvimento e manutenção de sistemas
Descrição: Renovação do contrato de desenvolvimento e manutenção de sistemas, para continuidade dos serviços prestados.
Solicitante: STIC
PAC: A ser inserido oportunamente (2021)
Ações previstas para conclusão em 2020
Nesta seção constam as ações em andamento com previsão para conclusão em 2020.
Tabela 5 - ações a serem concluídas em 2020
ID |
Ação |
Descrição |
% Conclusão |
A2001 |
Aquisição de Notebooks (IRP n° 08/2020) |
Aquisição de notebooks por meio de adesão à Ata de Registro de Preços. Processo SEI n° 47648.000880/2020-24 |
20% |
A2002 |
Assinatura do Microsoft 365 E3 |
Contratação de fornecimento de licenças de solução integrada do Windows e Pacote Office, na modalidade assinatura anual. Processo SEI n° 47648.000160/2020-69 |
70% |
A2003 |
Assinatura do PowerBI (MS) |
Em complemento à contratação do Microsoft 365 versão E3, será efetuada a assinatura de 05 licenças da versão E5, que contempla ferramentas gerenciais. A assinatura depende da política de comercialização da Microsoft. |
70% |
A2004 |
Implementar o módulo e-Ouv no SEI |
Implementar novo módulo de ouvidora no SEI. |
20% |
A2005 |
Implantação do sistema de Gestão de Riscos Agatha |
Implementar ferramenta de monitoramento de gestão de riscos |
60% |
A2006 |
Analisar e comparar soluções para processamento e análise de grandes bases de dados |
20% |
|
A2007 |
Atualizar o app Sobrecarga Térmica v2 (adequação a legislação) |
Adequar o aplicativo ao disposto nas inovações e modificações trazidas pela Portaria SEPRT n° 1359 de 09 de dezembro de 2019 |
80% |
A2008 |
Novo contrato - Outsourcing de Impressão para a Sede/CTN |
Devido ao encerramento do contrato 23/2015 (que atinge 60 meses em Fevereiro/2021) será necessário realizar novo processo licitatório para contratar serviços de outsourcing de impressão para o CTN de maneira a dar continuidade aos serviços prestados. |
20% |
A2009 |
Novo contrato - Link dedicado para as Unidades Descentralizadas |
Devido ao encerramento do contrato 22/2015 (que atinge 60 meses em Janeiro/2021) é necessário iniciar novo processo licitatório para continuidade dos serviços de fornecimento de links dedicados de internet para as Unidades Descentralizadas. |
20% |
A2010 |
Novo contrato - Prestação de suporte técnico e manutenção de Infraestrutura |
Devido ao encerramento do contrato 15/2015 (que encontra-se em prorrogação extraordinária) é necessário concluir o processo 47648.000354/2020-64 para a continuidade dos serviços prestados. |
80% |
A2011 |
Novo contrato - Renovação das licenças do Software Antivírus |
É imprescindível o uso continuado de ferramenta antivírus para proteção dos servidores de aplicação e estações de trabalho. Processo SEI n° 47648.000293/2020-35 |
80% |
A2012 |
Integração e unificação de serviços ao gov.br |
Migrar conteúdo estático do portal da FUNDACENTRO para o portal integrado do governo federal (gov.br) |
60% |
A2013 |
Elaboração da Politica de Segurança da Informação - POSIC |
Instituir a Política de Segurança da Informação (POSIC), no âmbito da FUNDACENTRO, seguindo o disposto no Decreto nº 9.637 de 26 de dezembro de 2018, com a finalidade de asegurar a disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade da informação. |
70% |
A2014 |
Implantação do Aleph/Primo |
Concluir a migração das bases da Biblioteca Digital e importação dos arquivos XML da RBSO para o Aleph/Primo e integração de sua ferramenta de busca com o portal gov.br |
80% |
Plano Orçamentário
Para o cumprimento das necessidades estabelecidas na Tabela 3, é necessário garantir a reserva orçamentária para a aquisição de bens ou contratação de serviços, com o objetivo de viabilizar as ações pretendidas.
Na Tabela 6 constam os itens que foram cadastrados no PAC 2021 (elaborado em 2020) conforme (SEI ID 0056377) e serão oportunamente cadastrados no PAC 2022 (a ser elaborado em 2021) conforme deliberação do CGD.
Tabela 6 - Plano Orçamentário
ID |
Descrição |
ESTIMATIVA DE GASTOS (EM R$) |
Ações Associadas |
|||
1° ano de vigência do PDTIC - 2021 |
2° ano de vigência do PDTIC - 2022 |
|||||
Investimento |
Custeio |
Investimento |
Custeio |
|||
O01 |
Prestação de serviços técnicos na área de tecnologia da informação, referente à infraestrutura de rede (sustentação e operação) e suporte técnico presencial e remoto |
- |
1.200.000,00 |
- |
1.300.000,00 |
A2010 A2201 |
O02 |
Link dedicado para as Unidades Descentralizadas |
- |
270.000,00 |
- |
285.000,00 |
A2101 A2009 A2115 A2116 |
O03 |
Outsourcing de impressão com fornecimento de suprimentos e peças de reposição |
- |
43.200,00 |
- |
45.000,00 |
A2008 A2114 |
O04 |
Fornecimento de licenças para os Firewalls e solução centralizada de gerenciamento |
- |
45.000,00 |
- |
80.000,00 |
A2101 |
O05 |
Link dedicado para a Sede/CTN |
- |
220.000,00 |
|
235.000,00 |
A2101 |
O06 |
Manutenção e desenvolvimento de sistemas |
800.000,00 |
- |
600.000,00 |
- |
A2105 A2106 A2107 A2108 A2109 A2110 A2112 A2202 |
O07 |
Peças de reposição para os servidores de aplicação |
- |
60.000,00 |
- |
- |
A2103 |
O08 |
Aquisição de switches para a Sede/CTN |
120.000,00 |
|
|
|
A2102 |
O09 |
Material de rede e materiais de TIC |
- |
4.000,00 |
- |
- |
A2104 |
O14 |
Assinatura/Aquisição de Softwares Especializados |
|
44.000,00 |
|
45.000,00 |
A2111 A2113 |
|
SUBTOTAL |
920.000,00 |
1.886.200,00 |
600.000,00 |
1.990.000,00 |
|
TOTAL GERAL |
5.396.200,00 |
PLANO de Gestão de Riscos
Tabela 7 – Análise de Riscos
IDENTIFICAÇÃO |
ANÁLISE |
|||||||
ID |
Descrição do Risco |
Necessidade/ Ação Associada |
Probabilidade de Ocorrência |
Impacto |
Ação |
Gatilho |
Resposta ao Risco |
Responsável |
R1 |
Restrição Orçamentária que inviabilize a conclusão do Plano de Metas e Ações do PDTIC |
N1 N2 N3 N4 N5 N6 N8 |
Alta |
Alto |
Solicitar empenho para as ações prioritárias |
Portaria ou aviso de restrição de orçamento |
Priorizar serviços e sistemas essenciais
Utilizar recursos humanos do setor para garantia dos serviços essenciais |
STIC STDN |
R2 |
Demandas não planejadas e não citadas no PDTIC da Instituição |
N1 N3 N4 N5 N6 N8
|
Média |
Médio |
Submeter ao CGD |
Novas demandas |
Priorizar serviços e sistemas essenciais
Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável |
STIC STDN |
R3 |
Demandas não planejadas e que não constam no PAC |
N1 N3 N4 N5 N6 N8 |
Média |
Médio |
Submeter ao CGD |
Novas demandas |
Priorizar serviços e sistemas essenciais
Incluir as demandas aprovadas pelo CGD, redefinindo a ordem de prioridades, se aplicável |
STIC STDN |
Capacitação de Pessoas
A capacitação dos servidores das áreas de tecnologia da informação, prevista para 2021, conforme consta no Processo 47648.000753/2020-25:
Tabela 8 - Necessidades de Capacitação.
Nome do Servidor |
Nome da ação de desenvolvimento |
Objeto temático de acordo com a área de atuação |
Necessidades |
Diego Ricardi dos Anjos |
SEI! Administrar
Portal gov.br
Elaboração de Plano de Dados Abertos
Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços*
Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos*
Pensamento Ágil em Projetos*
* sujeito à disponibilidade em 2021 |
Inovação
Normativa e legal
Aplicativos e sistemas
Processo decisório |
Aprimorar a habilidade e a atitude de proporcionar ambiente de trabalho aberto à iniciativa, a sugestões e ao diálogo.
Aprender a descrever especificações de materiais para uso do serviço público
Elaborar de forma eficiente e eficaz de termos de referência para a aquisição de materiais permanentes e de consumo
Soluções de tecnologia da informação e comunicação com objetivo de melhorar a experiência do usuário na prestação dos serviços públicos
Elaboração e acompanhamento da execução do orçamento de tecnologia da informação e comunicação
Plataformas e serviços de tecnologia da informação e comunicação e governo digital
|
Norisvaldo Ferraz Junior
|
Continuidade de participação em curso de pós-graduação stricto sensu |
Gestão da infraestrutura tecnológica da rede compartilhada de comunicação;
Segurança da informação e de proteção a dados pessoais;
Prospecção, desenho e melhorias de arquiteturas, de metodologias, de processos, de aplicações, de plataformas e de bases tecnológicas;
Atividades referentes à política de software público;
Garantia da continuidade dos processos de organização e de inovação institucional;
|
Aprimorar as técnicas, processos e aplicações de tecnologia da informação e comunicação;
Aprimorar as técnicas de engenharia elétrica e de computação aplicadas à sistemas de tomada de decisão;
Aprimorar a forma de realização da estimativa de tempo necessário para a conclusão de etapas de projeto;
Aprimorar a habilidade de manter comportamento assertivo mesmo quando as situações não são favoráveis; |
Fernando Timoteo Fernandes |
Continuidade de participação em curso de pós-graduação stricto sensu |
Finalística: compreender e analisar as bases de dados públicas de saúde pública e saúde do trabalhador;
Modelos preditivos;
Análise inferencial
|
Conhecer e aplicar técnicas de inteligência artificial com o uso de algoritmos de machine learning para predição de prognósticos negativos na saúde pública e na saúde do trabalhador, para antecipar os riscos de forma a gerar subsídiosr para medidas preventivas. |
Infraestrutura de TIC
O ambiente tecnológico e o parque de ativos de TIC compreende o número de usuários, os locais, equipamentos e softwares relativos à infraestrutura computacional envolvidos.
Tabela 9 – Infraestrutura de TIC.
ITEM |
DEMAIS INFORMAÇÕES |
|||||
Número de usuários |
Local |
Servidores/Comissionados |
Estagiários |
Terceirizados |
||
Sede/CTN |
107 |
18 |
40 |
|||
UDES |
6 |
0 |
1 |
|||
EANO |
3 |
0 |
1 |
|||
UDPR |
9 |
0 |
1 |
|||
UDRS |
8 |
0 |
1 |
|||
CRSU |
10 |
0 |
2 |
|||
UDBA |
15 |
0 |
1 |
|||
CRCO |
7 |
0 |
2 |
|||
CRSEM |
11 |
0 |
3 |
|||
CRSER |
13 |
0 |
2 |
|||
UDCA |
5 |
0 |
1 |
|||
UDMS |
1 |
0 |
0 |
|||
CRNE |
11 |
0 |
3 |
|||
UDBS |
2 |
0 |
0 |
|||
Parque tecnológico (Sede/CTN)
|
Categoria |
Fabricante |
Modelo/Versão |
Quantidade |
||
Servidores Físicos |
HP |
Proliant DL380 G7 |
10 |
|||
HP |
Proliant ML350 G9 |
10 |
||||
Dell |
PowerEdge R630 |
01 |
||||
Desconhecido |
Desconhecido |
01 |
||||
Servidores Virtuais |
Microsoft HyperV |
--- |
22 |
|||
VMWare ESXi |
--- |
13 |
||||
Appliance de Segurança |
Fortinet |
Firewall Fortinet 300D |
01 |
|||
Sonicwall |
Firewall NSA 3500 |
01 |
||||
Sonicwall |
Antispam ES3300 |
01 |
||||
Roteador (gerência da operadora) |
HP |
MSR3012 |
01 |
|||
Switches |
HP |
A5500-48G-PoE+ EI |
10 |
|||
3Com |
SuperStack 4 Switch 5500-EI 52-Port |
09 |
||||
Videoconferência (controle) |
RadVision |
MCU 5110 |
01 |
|||
RadVision |
MCU 6110 |
01 |
||||
RadVision |
Pathfinder |
01 |
||||
Videoconferência (terminais) |
Radvision |
XT1000 |
02 |
|||
Radvision |
XT5000 |
04 |
||||
Access Points |
Sonicwall |
SonicPoint-Ne |
09 |
|||
Library de Fitas LTO |
IBM |
TS3200 |
01 |
|||
NAS |
Synology |
DS414 |
02 |
|||
Impressoras (outsourcing) |
Okidata |
OKI MPS5502mb |
18 |
|||
Okidata |
OKI MC780 |
06 |
||||
No-break |
SMS |
Sinus Triphases 40kVA com módulo de baterias acoplado |
01 |
|||
Parque tecnológico (Unidades Descentralizadas) |
Categoria |
Fabricante |
Modelo/Versão |
Quantidade |
||
Roteador (gerência da operadora) |
--- |
--- |
01 por localidade |
|||
Firewall |
Fortinet |
30D |
01 por localidade |
|||
Switches |
HP |
A5500-48G-PoE+ EI |
01 por localidade, exceto em UDBS, UDCA e UDMS. |
|||
Servidor Físico |
HP |
Proliant ML350 G9 |
01 por localidade, exceto em UDBS, UDCA e UDMS. |
|||
Videoconferência (terminal) |
Radvision |
XT1000 |
01 por localidade, exceto em UDBS, UDCA e UDMS. |
|||
Ambiente tecnológico e arquitetura dos ativos de TIC (Sede/CTN e UDs) |
Categoria |
Fabricante |
Modelo/Versão |
Quantidade |
||
Sistema Operacional de Servidor |
Microsoft |
Server 2003 |
08 |
|||
Microsoft |
Server 2008 R2 |
12 |
||||
Microsoft |
Server 2012 R2 |
26 |
||||
Linux |
RedHat |
02 |
||||
Linux |
Ubuntu |
05 |
||||
Linux |
CentOS |
02 |
||||
Sistema Operacional de Estação de Trabalho |
Microsoft |
Windows 7 |
277 |
|||
Microsoft |
Windows 8 |
02 |
||||
Microsoft |
Windows 10 |
16 |
||||
Plataformas de Virtualização |
Microsoft |
HyperV |
05 |
|||
VMWare |
ESXi |
02 |
||||
Docker |
17.03 |
04 |
||||
Rancher |
2 |
01 |
||||
Gerenciador de Banco de Dados (SGDB) |
Microsoft |
SQL Server 2005 |
01 |
|||
Microsoft |
SQL Server 2016 |
01 |
||||
Oracle |
Oracle v. 12 |
01 |
||||
Oracle |
MySQL v. 14.14 |
03 |
||||
Sistemas de Monitoramento |
Nagios |
Core 4.4.0 |
01 |
|||
Grafana |
4.2.0 |
01 |
||||
Graphite |
0.9.15-1 |
01 |
||||
ePO |
5.9.1 |
01 |
||||
Fortimanager |
6.0.5 GA build 0346 |
01 |
||||
Condições de operação dos ativos de TIC, incluindo sua vida útil e situação quanto à obsolescência |
Todos os equipamentos mencionados estão operacionais, no entanto não há equipamentos cobertos por garantia. |
|||||
Estrutura de comunicação, incluindo sua arquitetura e situação das redes |
Links dedicados em cada uma das localidades, interligados entre si e à Sede/CTN por VPN. |
|||||
Serviços contínuos e eventuais providos pela área de TIC |
Suporte técnico ao usuário |
|||||
Sustentação dos servidores de aplicação |
||||||
Manutenção da Infraestrutura de TIC |
||||||
Execução de backup diário/semanal/mensal em fitas LTO |
||||||
Segurança da informação |
||||||
Impressão e digitalização |
||||||
Acesso à rede local e à Internet |
||||||
Monitoramento dos ativos e recursos de TIC |
||||||
Acesso à Intranet e sistemas locais |
||||||
Manutenção de sistemas legados |
||||||
Conhecimentos e competências do corpo funcional (usuários clientes) relativas à utilização dos ativos de TIC |
Básico para utilização de: Windows e ferramentas de escritório (MS Word, MS Excel e MS PowerPoint) Cliente de e-mail Exchange Solução de videoconferência Recursos de impressão e digitalização |
|||||
Conhecimentos e competências dos servidores de TIC da instituição |
03 servidores efetivos com formação superior em áreas de TIC |
|||||
Estrutura organizacional e distribuição geográfica das unidades que compõem a instituição |
Composta pela Sede/CTN localizada em São Paulo/Capital e 13 Unidades Descentralizadas distribuídas em SC, RS, PR, ES, RJ, MG, DF, MS, BA, PE, PA, Campinas e Baixada Santista (SP). |
A FUNDACENTRO conta com um parque de sistemas e recursos de TIC que prestam serviços para a sociedade. Todos os sistemas e recursos disponíveis na FUNDACENTRO são monitorados pelo STIC e pelo STDN.
Tabela 10 – Sistemas
Sistema |
Descrição |
SGBD |
Tecnologia |
Versão Tecnologia |
Obsolescência |
Urgência |
Impacto |
AcessoNovo |
Controla o acesso a todos os sistemas da FUNDACENTRO |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Alta |
Alto |
Administração de Pessoal |
Cadastro de Servidores e Terceiros |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Alta |
Alto |
Agenda de Salas |
Sistema para agendamento das salas de reuniões da FUNDACENTRO |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Baixa |
Baixa |
Aleph e Primo |
Gestão de recursos da biblioteca da FUNDACENTRO |
My SQL |
Proprietária |
1.0 |
- |
Média |
Médio |
ARCA |
Sistema de arquivos compartilhados por área |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.5 |
- |
Média |
Baixo |
Compras |
Licitações e compras em geral da FUNDACENTRO |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
Pode ser substituído pelo SEI |
Alta |
Alta |
Controle de Acesso |
Controle de Acesso (legado) |
SQL Server 2005 |
dotNet |
2.0 |
Será inativado após descontinuidade dos sistemas de Patrimônio e de Protocolo |
Baixa |
Baixa |
Controle de Estacionamento |
Controle de Entrada e Saída de Veículos do CTN |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Baixa |
Baixa |
Curso |
Gestão de cursos do CTN e UDs |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Alta |
Alto |
Curso Radiologia |
Controle de alunos do curso de exame radiológico |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
Servidor responsável em abono de permanência |
Baixa |
Baixa |
Estoque CEES |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
UD em extinção |
Média |
Baixa |
Estoque CEPR |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
UD em extinção |
Média |
Baixa |
Estoque CERS |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
UD em extinção |
Média |
Baixa |
Estoque CESC |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
Sem utilização pela UD |
Baixa |
Baixa |
Estoque CRBA |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
UD em extinção |
Média |
Baixa |
Estoque CRDF |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Baixa |
Estoque CRMG |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Baixa |
Estoque CRPE |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Baixa |
Estoque e Requisição de Material |
Controle de estoque e de materiais |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Média |
GEDI |
Gestão de Documentação Interna - Ofícios, Portarias, etc. |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
Descontinuado - ativo apenas para consulta |
Baixa |
Baixa |
Gerador de Links |
Gerar links para serem acessados em e-mails externos e no Portal da FUNDACENTRO. |
NA |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Média |
Gerenciador de Evento |
Gestão de eventos da FUNDACENTRO (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Alta |
Alta |
Gerenciador de Notícia |
Gestão de notícias (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Alta |
Média |
Intranet |
|
SQL Server 2016 |
dotNet |
|
- |
Média |
Média |
Laudo EPI |
Gestão de laudos de ensaios de EPI |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Média |
Mala Direta Novo |
Envio de malas diretas (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Alta |
Média |
Patrimônio (Depreciação) |
Depreciar valores de materiais a partir da data de aquisição |
SQL Server 2005 |
dotNet |
2.0 |
Possibilidades de mudança para sistema do governo |
Média |
Média |
Podcast / Videocast |
Podcasts e Videocasts (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Baixa |
Baixa |
Portal - Acervo Digital |
Gestão da área de acervo digital do Portal |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Média |
Média |
Portal - Audiovisual |
Gestão da área de multimídia do Portal |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Baixa |
Baixa |
Portal Novo |
Gerenciador de conteúdo do novo Portal |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Alta |
Alta |
Proteção de Máquinas - Banco de Fotos e Vídeos |
Banco de fotos da área técnica |
SQL Server 2005 |
Classic ASP/VB6 |
VB6 |
Servidor responsável em abono de permanência |
Baixa |
Baixa |
Publicação |
Gestão de publicações do Portal |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
Pode ser substituído pelo SEI |
Média |
Média |
RBSO |
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional Mobile |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
Apenas para inclusão de conteúdo mobile ainda não desenvolvido |
Baixa |
Baixa |
Recibo NOVO |
Sistema para emissão de recibos |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Baixa |
Baixa |
SAD - Avaliação de Desempenho |
Sistema para Avaliação de Desempenho de Servidores |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
Possibilidades de mudança para sistema do governo - SIGEPE |
Alta |
Alta |
SGPA Novo |
Gestão de Projetos e Atividades (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Média |
Média |
Sistema de Controle de Pagamentos |
Controle de Pagamentos |
SQL Server 2005 |
Classic ASP/VB6 |
VB6 |
Pode ser substituído pelo SEI |
Baixa |
Baixa |
Sistema de Exame Radiológico |
Sistema de Exame Radiológico |
SQL Server 2016 |
Classic ASP/VB6 |
VB6 |
Servidor responsável em abono de permanência |
Baixa |
Baixa |
Sistema de Patrimônios |
Controle de patrimônios da FUNDACENTRO |
SQL Server 2016 |
Classic ASP/VB6 |
VB6 |
Possibilidade de mudança para sistema do governo |
Média |
Baixa |
Sistema de Protocolo |
Gestão de protocolos da FUNDACENTRO |
SQL Server 2005 |
Classic ASP/VB6 |
VB6 |
Descontinuado - ativo apenas para consulta |
Baixa |
Baixa |
SEI - Sistema Eletrônico de Informações (v3.1.3) |
Sistema Eletrônico Nacional da FUNDACENTRO (Sistema Oficial do PEN – Processo Eletrônico Nacional) para atendimento ao DECRETO Nº 8.539, DE 8 DE OUTUBRO DE 2015 |
MySQL |
PHP |
3 |
- |
Alta |
Alta |
Sobrecarga |
Estimativas de Sobrecarga Térmica (IBUTG) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Alta |
Alta |
Solicitação a CEd |
Solicitação de Certificados de Cursos Antigos (1973 a 1986) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
- |
Baixa |
Baixa |
Solicitação de Manutenção Predial |
Solicitação de reparos do CTN |
SQL Server 2016 |
dotNet |
2.0 |
Pode ser substituído por sistema da empresa contratada |
Baixa |
Baixa |
SST Fácil |
Gestão de conteúdo do app mobile SST Fácil |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
- |
Baixa |
Média |
Veículo (NOVO) |
Controle de frota da FUNDACENTRO (CTN e UDs) |
SQL Server 2016 |
dotNet |
4.0 |
Possibilidades de mudança para sistema do governo - TaxiGov |
Baixa |
Baixa |
Moodle |
Sistema de Educação à Distância |
MySQL |
PHP |
5.3 |
Pode ser substituído pela plataforma ENAP |
Médio |
Médio |
Referências Bibliográficas
BRASIL. Portal do SISP. SISP. 2020. Disponível em http://www.sisp.gov.br/faq_governancati/one-faq?faq_id=13941590. Acesso em: 09/07/2020.
BRASIL. Resolução 03 de 2019. UFU. 2019. Disponível em http://www.cgti.ufu.br/sites/cgti.ufu.br/files/Resolucao-03-2019-ConselhoDiretor-PDTIC-2019-2020.pdf. Acesso em: 09/07/2020.
Referência: Processo nº 47648.000997/2020-16 | SEI nº 0067365 |